A Natura Musical está buscando novos projetos para patrocínio em 2022. Portanto, neste período que falta para encerrarmos 2021, a plataforma está selecionando nomes profissionais da música, bem como seus projetos, por meio de um Edital.
“O Edital Natura Musical 2021 tem foco artístico e busca por projetos musicais que representam a nossa riqueza cultural e a pluralidade do que está sendo produzido no Brasil. Pelo nosso histórico compromisso com impacto positivo, os critérios de seleção vão além da música: buscamos por iniciativas com o poder de promover a pluralidade, a inclusão e a sustentabilidade. E, principalmente, com o poder de mobilizar mais gente para as transformações que queremos ver no mundo”, explica Fernanda Paiva, da Head of Global Cultural Branding.
Aquele que se inscrever para o Edital pode apresentar seu projeto em formatos variados, seja como álbum, show, turnê, clipes, podcast, entre muitos outros. Em seguida, este projeto passará por uma avaliação aplicada por uma rede de curadores formada por profissionais ligados ao mercado musical. Os critérios a serem avaliados são baseados em relevância artística, impacto, inclusão, acesso, inovação e engajamento.
Válido apenas para residentes no Brasil, a seleção do Edital é dividida entre a Amazônia, Bahia, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul. Além disso, o Edital Natura Musical distribuirá, ao todo, R$ 5,5 milhões para os projetos candidatos, sendo R$ 1,5 milhão para a região Amazônica e R$ 1 milhão cada para Minas Gerais, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul. O valor destinado à Amazônia é um pouco maior devido ao compromisso histórico que a marca Natura tem com a região.
“A descentralização dos recursos distribuídos pelo Edital Natura Musical renova os compromissos da plataforma com a diversidade da produção cultural brasileira. De forma transversal, em todos os editais e categorias, também seguimos adotando ações afirmativas para garantir representatividade feminina, de pessoas negras, de povos originários, de pessoas LGBTQI+ e de PCD”, completa Fernanda.
As inscrições para o Edital começaram no último dia 8 e se estendem até às 17h do próximo dia 28 de setembro. Já o anúncio dos projetos selecionados será feito até o próximo mês de dezembro no site da Natura Musical.
Programa Natura Musical
Em voga há 16 anos, este programa impacta positivamente no setor cultural brasileiro. Em todos os seus anos de existência, já foram investidos mais de R$170 milhões no patrocínio de 500 projetos em diversos estados do Brasil. “Acreditamos que quando temos a ambição de tornar o mundo mais bonito, é necessário ter em perspectiva que esse é um processo de médio e longo prazo. Então, ao olhar a trajetória do Natura Musical, sabemos que estamos no caminho correto em busca de uma mudança efetiva”, conclui Fernanda.
Alguns nomes mais representativos da música já tiveram seu patrocínio por meio do programa da Natura, entre eles Linn da Quebrada, Djuena Tikuna e Emicida. Além disso, o mesmo apoia projetos emblemáticos de ícones como Elza Soares, com A Mulher do Fim do Mundo, e Jards Macalé, com Besta Fera. Ainda, em 2017, o programa inaugurou a Casa Natura Musical, que chegou a receber em seu palco mais de 200 artistas ilustres na música brasileira. Entretanto, com a pandemia, a casa passou a realizar suas atrações nas redes sociais e já soma mais de 40 shows online.
Por mencionar suas atividades virtuais, a Natura Musical também lançou, neste ano, seu primeiro podcast, Nos Encontramos na Música. A produção traz convidados para falar sobre diversidade, ancestralidade, empoderamento, comunidade, bem como a importância da cultura para um mundo melhor. Apresentado pela jornalista Sarah Oliveira, sua primeira temporada contou com nomes como Gilberto Gil, Elza Soares, Emicida, entre outros.
Apesar de ser sua principal ação de fomento no ramo da música, o Natura Musical não é a única iniciativa da marca de cosméticos. Ela já entrou em parcerias com as secretarias estaduais de cultura do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pará para ações de investimentos locais. Além disso, entre os anos de 2020 e 2021, já foram levantados R$ 3 milhões em ações afirmativas como auxílios emergenciais para os profissionais da cultura, formação e capacitação de agentes culturais e manutenção de atividades de base de instituições de formação.