Home > Destaque > No Dia do Sorvete, nada melhor do que os clássicos gelados para refrescar; confira receitas

No Dia do Sorvete, nada melhor do que os clássicos gelados para refrescar; confira receitas

23 de setembro de 2015, por Ana Marisa Fonzar
Lifestyle
sorvetes

Coincidindo com a chegada da primavera, em 23 de setembro também é comemorado no Brasil o Dia do Sorvete. A data foi instituída em 2002, pela ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes), com o objetivo de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, já que é nessa época que começa a aumentar o consumo de sorvete no país.

Os termômetros subindo, muitas flores coloridas e perfumadas, dias mais ensolarados, roupas leves, alegria… e algo geladinho para saborear. Ninguém pode negar que é uma combinação perfeita! O Universo Retrô selecionou algumas receitas com sorvete que já são clássicos nas gelaterias e, ao que parece, nunca vão cair de moda. Gelados com caldas quentinhas, biscoitos crocantes, batidos com frutas, cobertos com chantilly, enfim, misturas há muito tempo preferidas, faça chuva ou faça sol.

Sundae

Entre as muitas histórias sobre a invenção do Sundae, a que se tornou mais popular foi que parte da comunidade protestante condenava o consumo, aos domingos, de Ice Cream Soda (uma bebida feita com sorvete e club soda). Criou-se então, um substituto para ser preparado neste dia, o Sundae, receita que não abria mão do sorvete, apenas mudava a forma de preparação.

O primeiro registro sobre a criação da sobremesa data de 3 de abril de 1892, por John M. Scotte e Chester Platt, em uma sorveteria de Ithaca, Nova Iorque. À partir daí, surgiram inúmeras versões, mas todas têm como base bolas de sorvete cobertas com calda e castanhas moídas. Vamos conferir essa receita e mais outras três delícias?

Sundae de morango

Sundae de morango (Foto: DepositPhotos)

Receita de Sundae de Morango

Ingredientes:

3 bolas de sorvete de morango
Calda de morango
Creme chantilly
Morangos frescos
1 biscoito tipo tubete
Castanha moída (pode ser de cajú, amendoim, etc)

Modo de Preparar: No fundo e nas bordas de uma taça própria para sundae, coloque a calda de morango. Em seguida, acrescente o sorvete e regue com mais calda. Cubra com chantilly e morangos frescos picados, coloque do lado o tubete e decore a gosto com confeitos.

Banana Split

Classificada como um tipo de Sundae, a Banana Split, ícone nas 50’s American Diners, tem como base banana e sorvete, e é servida numa travessa em forma de barco, inconfundível. Publicações apontam que foi criada na pequena cidade de Latrobe, em 1904, pelo farmacêutico aprendiz David Strickler.

Ele gostava de inventar receitas de Sundae no seu horário de refeição, na farmácia onde trabalhava. Certa vez, usou as bananas que tinha para sobremesa, cortou-as ao meio (split = dividir), cobriu com sorvete e calda de frutas, e estava pronta a receita que ele jamais imaginou que entraria para a história.

Banana Split

Banana Split (Foto: DepositPhotos)

Receita de Banana Split tradicional

Ingredientes:

1 banana nanica cortada na horizontal
1 bola de sorvete de morango
1 bola de sorvete de chocolate
1 bola de sorvete de creme
Marshmallow
Caldas de caramelo, chocolate e morango
Castanha moída (pode ser cajú, pistache, nozes, etc)
Creme de chantilly
Bolachas tubetes e cerejas para decorar

Modo de Preparar: Coloque a banana cortada nas laterais de uma travessa própria para Banana Split. Arrume no meio, lado a lado, as bolas de sorvete. Cubra com marshmallow e um pouco de cada calda. Decore com chantilly, farofa de castanha, enfeite com os tubetes e uma cereja com cabinho.

Milk Shake

O Milk Shake, bebida gelada à base de sorvete e leite batidos (dai seu nome: milk – leite e shake – batido), foi criada no final do século 19, mas se tornou popular na década de 1930, nas malt shops, pontos de encontro de estudantes da época. Por ser uma bebida muito gelada, difícil de segurar na mão, é ideal servi-la em um copo grosso e pesado, com um canudinho grosso, marca registrada dos milk-shakes.

Milkshakes

Milkshakes (Foto: Reprodução)

Receita de Milk Shake de Ovomaltine

Ingredientes:

4 colheres (sopa) bem cheias de Ovomaltine
100 ml (meio copo) de leite integral bem gelado
4 bolas de sorvete de creme
Calda pronta de chocolate para sorvete (opcional)
1 canudinho largo

Modo de Preparar: Bata o sorvete com o leite no liquidificador até adquirir uma consistência cremosa (1 minuto). Acrescente o ovomaltine e bata levemente para que os flocos não se dissolvam. Jogue nas laterais do copo a calda de chocolate. Coloque o milk shake e salpique com um pouco de Ovomaltine por cima. Sirva imediatamente com o canudinho.

Vaca Preta

A divertida Vaca Preta, bebida refrescante à base de sorvete com coca-cola, ganhou um nome que faz referência ao leite, um dos componentes do sorvete (que vem da vaca) e à coloração escura do refrigerante (preta).

A bebida ficou conhecida no Brasil, na década de 1960, por ser a preferida da personagem Luluzinha, das histórias da Turma do Bolinha. Se tornou tão conhecida quanto a personagem e, entre os anos 60 e 70, era muito popular nos cardápios das lanchonetes e sorveterias.

Vaca Preta

Vaca Preta (Foto: Reprodução)

Receita de Vaca Preta dos anos 60

Ingredientes:

3 bolas de sorvete de creme (sabor usado na receita original), ou 3 bolas de sorvete de flocos
200 ml de coca-cola

Modo de Preparar: Num copo de milk shake, colocar o sorvete e acrescentar o refrigenrante aos poucos, tomando com um canudinho grosso. Se preferir, uma mistura mais homogênea, bater os dois ingredientes num mixer e servir rapidamente, também com canudinho. É só se deliciar!

Matérias Relacionadas
Yopa
Yopa: Que fim levou a famosa e nostálgica marca de sorvetes dos anos 90?
Sorvete de Flamingo
Empresa aposta em sorvete temático de Flamingo em edição limitada
Johnny Rockets
Batata Doce Frita é uma das novidades do cardápio do Johnny Rockets; confira
sorvete
3° Festival de Sorvetes traz sabores clássicos e novas tendências a São Paulo

Deixe um comentário