Home > Destaque > Yopa: Que fim levou a famosa e nostálgica marca de sorvetes dos anos 90?

Yopa: Que fim levou a famosa e nostálgica marca de sorvetes dos anos 90?

16 de dezembro de 2023, por Leila Benedetti
Lifestyle
Yopa

Os anos 90 podem ter sido bem polêmicos, mas em termos de marketing, principalmente quando voltado para o público jovem, eram bem criativos. Uma das marcas que usaram e abusaram bem da sua criatividade e nos deixam saudades (além de combinar com esse clima de verão típico de fim e início de ano) é a de sorvetes da Yopa, que foi muito famosa nos anos 90, mas que, de repente, sumiu do mapa logo depois da virada do milênio.

Enquanto as concorrentes apostavam em uma variedade de sabores e em embalagens chamativas, porém usando o mesmo molde para todos os picolés, a Yopa não se limitava apenas na arte da embalagem, mas sim inovava nos formatos diferenciados dos sorvetes e em personagens licenciados. Quem não se lembra do icônico Comics, que tinha a silhueta do Mickey desenhada em um picolé redondo? Ou então do Exagelado, que era enorme? Ou então daquele de chocolate em forma de donut que era o preferido da redatora, mas que hoje ela esqueceu o nome e não consegue encontrar de jeito nenhum no Google?

Sorvetes da Yopa
(Os sorvetes Comics, Exagelado e aquele que a redatora achava ser apenas um delírio dela até encontrar essa revistinha. | Foto: Reprodução)

Não se sabe sua época de origem, mas sabe-se que a Yopa surgiu na Alemanha e, originalmente, era chamada de Jopa. Em 1960, a Nestlé comprou a marca e passou a expandir as vendas dos sorvetes para a Suíça, França, Espanha, Argentina, Chile e México. A Yopa só veio aqui para o Brasil em 1972, se tornando a pioneira do país em lançar picolés diferenciados, como os de formato de avião, de cones e os decorados com granulado, por exemplo.

Conforme foi se consolidando aqui no país, a Yopa também passou a produzir sorvetes de pote, assim fortalecendo sua presença no mercado. Inclusive, a marca lançou revistas e livros de receitas que usavam sorvete como ingrediente voltados para o consumidor doméstico, bem como para restaurantes e lanchonetes. Já no seu auge nos anos 90, entrou em uma parceria com a também famosa Gelato (que, aliás, copiava a Yopa com os sorvetes de formatos variados), parceria esta que durou até 1994, quando a Yopa comprou integralmente a Gelato e se tornou a principal concorrente da Kibon. 

A Yopa superou logo nos anos 70 lançando picolé de…QUINDIM!

A trajetória da Yopa se encerra nos anos 2000, quando uma pesquisa de mercado mostrou que, aos olhos dos consumidores, o nome da Nestlé exibia mais força e eficiência que o da Yopa. Com o resultado desta pesquisa, a Nestlé passou a assinar as embalagens dos sorvetes como Sorvetes Nestlé, desaparecendo a marca da Yopa no mercado brasileiro.  

Além do nome Yopa, a Sorvetes Nestlé também se desfez dos sorvetes icônicos de formatos diferenciados e com marcas licenciadas. De acordo com o que mostra seu site oficial, atualmente a fabricante produz apenas sorvetes inspirados em seus outros produtos, como os bombons da Garoto e o Leite Moça, no formato padrão de picolé e, em sua maioria, em potes para sobremesa. 

O choque foi grande ao ver este comercial pela primeira vez, foi para você também?  

Matérias Relacionadas
Calça Corsário
Calça Corsário, a queridinha da virada do milênio, volta a ser tendência em 2024
X-Men '97
X-Men ‘97: Marvel e Hasbro lançam comercial de brinquedos com a cara dos anos 90
Coração Anos 90: The Parking Lots
Coração Anos 90: The Parking Lots lança single nostálgico em ritmo folk e country
Renascer
Renascer: mais uma novela clássica dos anos 90 ganha remake na Globo

Deixe um comentário