Então seu canal pago favorito, cujo foco eram produções clássicas do século XX, é repaginado por questões comerciais ou vendido para igrejas, te deixando “órfão”. Seus problemas acabaram, pois agora você pode assinar a Oldflix!
No ar desde 2016, a plataforma de streaming tem como foco séries, filmes e desenhos clássicos dos mais variados gêneros e produtoras. Apesar do nome, ela não tem ligação com a Netflix, mas sim à TV União, emissora do empresário Manoel Ramalho, do Rio Grande do Sul.
Seu catálogo já é bastante extenso, com mais de mil títulos que vão de Charlie Chaplin, dos anos 20, passando pelos filmes da Shirley Temple, dos anos 30 e 40, os musicais do Elvis e as sitcoms dos anos 50 e 60, chegando até os animes dos anos 90, como Cavaleiros do Zodíaco. A Oldflix lança cinco títulos por semana e ainda afirma que tem mais de 4 mil na fila esperando ser licenciado, digitalizado e, finalmente, lançado.
Mesmo com dois anos de existência, a Oldflix ainda é uma plataforma pequena, porém se desenvolvendo para que fique no mesmo patamar que a Netflix. A lentidão de seu progresso foi por conta de uma polêmica gerada logo quando foi fundada, a plataforma havia sido acusada de usar o player do Vimeo para reproduzir os títulos ao invés de um próprio, o que a obrigou a ficar fora do ar por mais ou menos um ano.
A justificativa da empresa foi que a plataforma ainda estava em fase de testes e seu player próprio ainda estava em desenvolvimento, além de que não esperava que ganharia tanta repercussão em apenas um mês. “Em dois dias, o Oldflix ficou maior que a minha empresa de 22 anos”, afirma Ramalho. Mas no fim ficou tudo resolvido, o site voltou ao ar com sua própria plataforma. Além de assistir pelo computador, o serviço também oferece acesso através de seu app, disponível no Google Play e na Apple Store, e pelo Chromecast.
Similar a Netflix, para acessar o serviço é preciso se cadastrar no site e escolher o cartão de crédito ou boleto como forma de pagamento. O serviço custa R$12,90 por mês e, para os que escolherem pagar via cartão de crédito, tem direito aos primeiros sete dias grátis.
Interessante,pois uma TV,que além da parabólica,pega na TV a cabo,passava filmes e séries antigas,agora,só passa programas religiosos e de jogos.Chateada.A TV Diário,do Ceará,passa filmes antigos na sua programação.Sinto falta dos filmes dos anos 90,que não passa nem na TV a cabo ou raramente são exibidos,como O Paciente Inglês,que foi exibido uns anos atrás,na TV fechada e nesse ano,estava sendo exibido,na madrugada de sábado para domingo,na Band.
Acho que eu sei de qual canal que passa jogos e programas religiosos você está falando, haha. Eu também fiquei decepcionada quando ela foi vendida, pois era a única que tinha várias das minhas séries clássicas favoritas em horário nobre, também havia outras emissoras que passavam naquela época, mas apenas de madrugada. Sobre as séries dos anos 90, a Netflix também tem, porém apenas aquelas vistas na Sessão da Tarde.
Eis que surge outra alternativa para os fanáticos por filmes e séries clássicas, uma vez que o cenário em geral, só tem piorado nesse sentido. O Brasil, infelizmente, é um país sem memória, em que predomina o gosto por “novidades”. Muita gente considera filmes com mais de seis meses, “velhos”. Amava o Retro Channel, canal argentino, que exibia filmes e séries clássicas, tendo inclusive uma sessão dedicada somente ao cinema silencioso/mudo, aos sábados pela manhã, muitíssimo apropriadamente intitulada de “Shhh”. O canal desembarcou por aqui em 2003, e era de propriedade da Claxson, empresa argentina, que distribuía outros canais por assinatura também. Um ano depois, chegou o TCM, que foi bom mesmo até 2011. Sobrou então, a Rede Brasil de Televisão, que exibia inúmeras séries vintage, mas de uns tempos para cá, passou a vender o espaço da programação para jogos e programas evangélicos. Uma pena que façam isso com quem cultua o universo clássico.
Oi Roberto, adoramos seu relato. Esperamos que consiga acessar e também tenha uma boa experiência com a plataforma :)
Amava a iniciativa da Rede Brasil de Televisão, o problema era que ela pecava na sua forma de transmissão. Ela só transmitia sinais digital e cabo na região da Baixada Santista (SP), enquanto que em demais lugares era tudo via UHF e pelo site da emissora, eu não moro na Baixada, assim como a maioria das pessoas, não tenho mais uma antena UHF no meu telhado, apenas cabo e antena wireless, e nem vejo muita graça em seguir uma série antiga que não seja em frente à TV, para mim tira um pouco essa vibe retrô, assim que der, compro um Chromecast e instalo o Odlflix por lá. Realmente, é uma pena esse descaso com os amantes de clássicos.
Obrigado, Daise Alves! Minha sugestão é que todos que amam séries antigas, sintonizem a TV aberta, no Canal 57.1, Rede 10 de Televisão, um canal que pertence à própria Rede Brasil de Televisão, mas que só exibe séries clássicas e filmes. Tiveram o bom senso de abrir mais um canal para preservar o público que gosta se seriados clássicos. Basta ter uma antena externa conectada na entrada para canais abertos dos televisores modernos, e pronto. As TVs atuais procuram a sintonia automaticamente, e o 57.1 tem excelente sinal.
<3 <3 <3
Olá, uma ótima opção é o site cinemalivre.net (R$9,90/mês) e o cinelove.com.br (gratuito)
Desde que achei esses 2 sites, eu assisto filmes da década de 20, 30, 40 e 50. Amo muito filmes antigos e esses 2 sites me salvaram.
Espero ter ajudado,
Abraços.
O Cinema Livre é maravilhoso, inclusive falamos dele aqui https://universoretro.com.br/cinema-livre-plataforma-de-streaming-traz-classicos-da-old-hollywood-para-seu-catalogo/ Já o Cine Love é novo para mim, virará pauta. Obrigada! :)