Home > Destaque > Os Monkees lançaram álbum de natal em outubro desse ano

Os Monkees lançaram álbum de natal em outubro desse ano

8 de novembro de 2018, por Leila Benedetti
Música
Os Moonkes

Depois do sucesso do álbum Good Times e de uma grande turnê pelos Estados Unidos e Europa, que firmaram o retorno dos integrantes da banda depois de vinte anos separados em 2016, os Monkees retornaram aos estúdios da Rhino Records (gravadora responsável por relançar álbuns de bandas de rock clássico em versão para colecionador) para gravar um álbum especial de natal e antecipar seu lançamento para o mês de outubro.

Intitulado Christmas Party, o álbum, que está disponível em CD nos Estados Unidos e em versão digital em outros países, incluindo o Brasil, foi produzido por Adam Schlesinger, baixista da banda Fount of Wayne, e contém músicas compostas por alguns compositores que também fizeram parte do álbum Good Times, Rivers Cuomo da banda Weezer e Andy Partridge, da XTC, além das compostas por Peter Buck da banda REM e Scott McCaughey da Minus 5. Junto com essas músicas, há também regravações de músicas antigas natalinas lançadas por Paul McCartney e pela banda inglesa Wizzard.

The Moonkes

Capa do álbum Christmas Party, que foi lançada em outubro deste ano. (Foto: Reprodução/Monkees.com)

Ainda sobre a equipe que compõe as canções do álbum, há também a participação de um romancista, Michael Chabon, que compôs as letras de uma das canções. Desta vez, o monkee Michael Nesmith não compôs nenhuma canção para o álbum, mas sua voz segue presente junto com as de Peter Tork e Micky Dolenz nas faixas.

Por falar (ou escrever) sobre as vozes dos integrantes, eles obviamente não deixaram o saudoso Davy Jones (1946 – 2012) de fora. Em meados da década de 1970, Jones lançou um LP solo com músicas natalinas, a produtora de Christmas Party extraiu os vocais de algumas dessas faixas e os combinou com músicas recém-gravadas, que estão presentes no novo álbum.

Das 13 faixas que compõem o álbum, nenhuma delas era a clássica Riu Chiu, uma cantiga tradicional natalina da Espanha que ficou muito famosa após os Monkees cantarem-a a modo à capela no final de um episódio especial de natal da série em 1967.

Os fãs se sentiram órfãos com esse fato e então, a Rhino relançou o álbum com a Riu Chiu em forma de faixa bônus e aproveitou o relançamento para adicionar, também como bônus, a música Christmas Is My Time Of The Year, que foi lançada na forma de single pelos Monkees na década de 1970.

Como já foi mencionado, o álbum já está disponível em CD no site da Amazon americana e em versão digital em demais países pela Spotify e Deezer, inclusive no Brasil. Há rumores de um lançamento futuro na versão vinil, que provavelmente será disponível apenas para os americanos.

Matérias Relacionadas
PMM Natal
Em novo ensaio, PMM se inspira nas pin-ups natalinas para promover campanha de doação; saiba como contribuir
Em prédio dos anos 40, salão de beleza e espaço cultural faz sucesso em Natal (RN)
Presentes de Natal
Dicas de presentes criativos com estética retrô para presentear nesse Natal
Natal das Pin-Ups: Como incorporar a temática natalina nos looks retrô

Deixe um comentário

cinco × um =