Home > Destaque > Pin-Up do Mês: Mahara Alberttoni é clicada em seu novo salão de beleza estilo anos 50

Pin-Up do Mês: Mahara Alberttoni é clicada em seu novo salão de beleza estilo anos 50

12 de maio de 2021, por Daise Alves
Moda
Ensaio Pin-Up

No mês que é celebrado o Dia do Trabalhador, a Pin-Up do Mês Mahara Alberttoni decidiu trazer a essência do seu trabalho como cabelereira para o editorial publicado no site.

Clicado pela fotógrafa Mel Gabardo, o ensaio foi realizado em seu novo salão de beleza em Curitiba (PR), que leva seu nome, e que possui toda a estética anos 50, com móveis vintage e retrô e cores suaves, como as usadas na década.

O editorial ainda contou com a participação especial das cadelinhas Standard Poodle Queen e Hope, que deram um charme a parte para as fotografias.

Veja e entrevista com a Pin-Up do Mês Mahara Alberttoni:

(Foto: Mel Gabardo)

Universo Retrô – Quando você iniciou seu gosto pela estética vintage, ainda não era algo tão forte aqui no Brasil. Quais eram suas inspirações na época e de onde vinham suas referências?

Mahara Alberttoni – Não me lembro ao certo quando comecei a gostar desse estilo, acho que foi algo que foi crescendo dentro de mim aos poucos, mas com certeza foi pela música. Um amigo que era DJ do cenário alternativo aqui de Curitiba uma vez me falou: “Este tipo de som que você sempre me pede para tocar é Rockabilly, você sabia?”.

Depois daquilo fui atrás do estilo, conhecer um pouco mais. Procurei encontrar referências também, mas nossos recursos e acesso eram bem mais limitados. Então, acredito, que o começo foi com as clássicas Marilyn Monroe, Grace Kelly e Greta Garbo.

Eu trabalhava com teatro, então sempre procurava muito sobre atrizes. Lembro de uma vez, dessa época, que meu diretor George Sada falou: “Mahara, vou abrir o acervo, lá tenho muitos vestidos dos anos quarenta e cinquenta, vi que você se identifica muito com essa época, escolhe o que quer para você lá!”. Naquele dia parecia que estava no melhor dos mundos!

Ensaio Pin-Up de Mahara Alberttoni em seu salão de beleza com estética anos 50.
(Foto: Mel Gabardo)

Universo Retrô – Trabalhar com cabelo foi antes de se aproximar com estética vintage, depois ou foi uma escolha que caminhou junto?

Mahara Alberttoni – Trabalhar com cabelo profissionalmente veio depois, antes já trabalhava com maquiagem e cabelo, mas para teatro. Depois fui para o Design Gráfico. Mas, minha avó era cabeleireira , então cresci dentro do salão de beleza, era auxiliar dela.

Minha avó me ensinou a ser a profissional que sou hoje e me deu muita força quando decidi largar uma carreira e me assumir como cabeleireira profissionalmente.

Ensaio Pin-Up de Mahara Alberttoni em seu salão de beleza com estética anos 50.
(Foto: Mel Gabardo)

Universo Retrô – Quais os maiores desafios para quem quer viver de estética vintage hoje no Brasil?

Mahara Alberttoni – Acho muito complicado viver somente do vintage no Brasil, principalmente se tratando de prestação de serviço e não de um produto. O público está pulverizado pelo país, acredito que no caso da minha profissão você pode trabalhar com o vintage também, mas precisa ampliar seu case de técnicas e serviços ofertados, isso, é claro, se você for “ viver” disso. 

Ensaio Pin-Up estilo anos 50 com Poodle
(Foto: Mel Gabardo)

Universo Retrô – Qual o maior desafio para quem está iniciando nesse estilo e tem dificuldade de fazer principalmente penteados vintage?

Mahara Alberttoni – O segredo do penteado é treino, treino e mais treino. Quanto mais praticar, melhor ficará. Se pensarmos que as mulheres antigamente, enrolavam seus cabelos antes de dormir e na manhã seguinte faziam o penteado. E isso, acontecia desde muito jovens, pelo menos 3 vezes na semana.

Para começar, o legal é iniciar com referências com cabelos de comprimentos e texturas parecidos com o seu. Procurar iniciar pelos mais simples e depois ir aumentando o grau de dificuldade.

Ensaio Pin-Up de Mahara Alberttoni com Cachorro estilo anos 50
(Foto: Mel Gabardo)

Universo Retrô – Como você tem percebido a evolução das garotas adeptas ao estilo pin-up no Brasil e suas habilidades em fazer penteados vintage?

Mahara Alberttoni – As meninas estão cada vez mais arrasando. É lindo ir em festivais e eventos e ver toda a produção. Acredito que a pulverização da internet possibilitou uma busca mais refinada de técnicas e referências. 

Quando comecei, infernizava minha avó, para me ensinar os penteados e cortes da época, pois não tínhamos todas essas ferramentas. Lembro de ficar horas e horas estudando apostilas, revistas e livros do acervo da minha velhinha.

Ensaio Mahara Alberttoni
(Foto: Mel Gabardo)

Universo Retrô – Qual a inspiração para o seu ensaio para o Universo Retrô?

Mahara Alberttoni – Fui convidada para representar o mês de maio, como é o mês do trabalhador, decidi fazer o ensaio em meu salão de beleza. Queria também, que o ensaio representasse quem eu sou, o amor pelo que faço e o amor pelos meus animais (infelizmente faltaram meus gatinhos, mas eles não parariam quietos nas fotos, rs).

Este ensaio representa muito de quem sou, pensei em compartilhar um pouco do prazer que tenho todos os dias ao atender minhas clientes, e contribuir para que elas enxerguem sua beleza interior, seu poder feminino, através da valorização de seu protagonismo. 

Ensaio Mahara Alberttoni com cadela Poodle em salão de beleza anos 50
(Foto: Mel Gabardo)

Universo Retrô – Agora você tem um novo endereço de Salão de Beleza em Curitiba, quem for visitá-lo, o que irá encontrar?

Mahara Alberttoni – Amo a estética vintage, portanto, acabo sendo tendenciosa até na escolha do imóvel que foi construído na década de 40. Procuramos fazer de cada sala um ambiente único, proporcionando uma experiência visual a cada atravessar de portas. 

Acredito em espaços vivos em constante evolução, com ambientes orgânicos, que se compõem todos os dias através de experiências. O estúdio, tem um “Q” de casa de bonecas dos anos 50, sem perder sua funcionalidade, portanto, constantemente vemos o moderno harmonizado com o vintage, criando uma assinatura que é única.

Nossas portas estão sempre abertas para um café (coado na hora) e um bom papo.

Ensaio Pin-Up com poodle em salão de beleza Mahara Alberttoni
(Foto: Mel Gabardo)

Universo Retrô –  Como seu trabalho tem sido afetado pela pandemia?

Mahara Alberttoni – Poxa essa dá um textão (risos). No total, ficamos 90 dias sem atender, não foi fácil, porém, buscamos recursos, ideias e inspiração, para continuar exercendo nosso propósito. Fiz delivery de tratamentos capilares, shampoos e condicionadores, spa day para as clientes fazerem em suas casas e até mesmo alguns atendimentos em domicílio. 

Quando vimos que o imóvel anterior em que estávamos, não caberia mais em nosso novo orçamento, eu e meu marido, que também é meu sócio, decidimos que era a hora de nos mudarmos. Muitos não sabem, mas morávamos no mesmo prédio do salão antigo, por isso começamos a busca de não um, mas de dois imóveis, um para moradia e o outro para o salão. 

Sempre tendo em mente que o novo espaço de trabalho precisava atender os requisitos: manter a estética vintage e manter o conforto, para nossas clientes e colaboradores.

Em novembro, embarcamos na reforma do novo espaço, e em janeiro, nos mudamos de residência e salão. As coisas ainda não voltaram ao normal, mas com muito otimismo, persistência e esperança na vacina, vamos criando novas formas seguras de trabalhar.

(Foto: Mel Gabardo)
(Foto: Mel Gabardo)

Universo Retrô – Para finalizar, qual a sua melhor lembrança relacionada a sua vivência com o estilo pin-up?

Mahara Alberttoni – Com certeza foi conhecer meu companheiro. A cena nos uniu mesmo sendo de estados diferentes. Nos conhecemos no Psycho Carnival de 2009 e ele me paquerou, porém, só fomos ficar juntos no mesmo festival, em 2011.

Com isso tudo, ganhei irmãos e amigos de outro estado, que jamais sonhei em ter. O maravilhoso de curtir um estilo tão específico, é este intercâmbio de afinidades entre pessoas.

Foto Mahara Alberttoni com Poodles
(Foto: Mel Gabardo)
Ficha Técnica

Fotos: @melgabardofotografia
Cabelo: @maharaalberttoni
Make: @rhaach_makeup
Vestido: @titiadakombi
Locação: @estudiomaharaalbertoni
Participação especial: @queen_e_hope.standardpoodle

Matérias Relacionadas
Jamilly Belladona busca inspiração nos amores da Segunda Guerra para o Pin-Up do Mês de Abril
Dany Bunny
Dani Van Rogers: Coelhinha da Playboy dos anos 60 é tema do Pin-Up do Mês de março
Miss Nikkie Doll
Miss Nikkie Doll é a Pin-Up do Mês com ensaio fotográfico em monumentos históricos das ruas de Goiânia (GO)
Pin-Up de Março se despede do verão com editorial ensolarado em Paranapiacaba – SP

Deixe um comentário