Home > Destaque > Saídas Fotográficas Retrô e Ensaios Coletivos Pin-Up: Vale a pena participar?

Saídas Fotográficas Retrô e Ensaios Coletivos Pin-Up: Vale a pena participar?

9 de setembro de 2022, por Mirella Fonzar
Moda
Pin-up Miss De-Lovely

Que existem diversas produtoras especializadas em fotografia retrô no Brasil, isso a gente já falou por aqui algumas vezes. Mas, apesar de ser uma experiência incrível, sabemos que nem toda Pin-Up dispõe de grana para bancar ensaios profissionais exclusivos com certa frequência. Sendo assim, existem outras possibilidades para quem quer fazer foto retrô de forma mais acessível. É o caso dos ensaios coletivos e das saídas fotográficas.

Você já ouviu falar em saída fotográfica retrô ou ensaio coletivo Pin-Up? 

Apesar de ser algo ainda pouco difundido na cena vintage brasileira, essas modalidades vêm conquistando cada vez mais adeptos. Ao contrário dos ensaios exclusivos, onde existe apenas 1 fotógrafo, numa saída ou ensaio coletivo são diversos profissionais se revezando para clicar diferentes modelos.

Tive a experiência de participar algumas vezes do projeto Classic Me Up, criado por Lady Orchid Royale. No primeiro encontro, fiquei atrás das câmeras, cuidando da produção de uma das modelos numa mansão histórica próxima à Avenida Paulista. Já nos outros, participei como modelo e fui clicada num antiquário no Pacaembu, num sítio em Arujá e, recentemente, na Casa de Tereza Pillar, na Mooca.

Pin-up Miss De-Lovely
Pin-up Miss De-Lovely na Casa Tereza de Pillar (Foto: Sillvana Nascimento)

Cada ensaio geralmente tem um tema para combinar com a locação escolhida e a única regra é que as modelos sigam o conceito sugerido. Com a Classic Me Up, participei de ensaios Old Hollywood, Tiki / Tropical e Boudoir – este último, inclusive, em duas locações/momentos diferentes. O resultado desta minha última participação, você pode conferir nas fotos ao longo desta matéria. 

Em todas as experiências o resultado das fotos foi bem bacana. Neste caso, a dinâmica funciona da seguinte maneira: a produtora negocia uma locação privada, de acordo com um tema específico, e, então, fecha a participação de 6 fotógrafos e 6 modelos. Cada participante (modelo e fotógrafo) paga um valor colaborativo para fazer com que a saída fotográfica aconteça. 

Pin-up Miss De-Lovely
Pin-up Miss De-Lovely na Casa Tereza de Pillar (Foto: Dario Almeida)

O tempo que cada garota tem disponível com cada fotógrafo é limitado a cerca de 30 minutos a 40 minutos. Durante esse tempo, a modelo pode ou não trocar de figurino e toda produção fica por sua conta. Ao final, cada fotógrafo entregará 6 fotos editadas para cada garota, que pode, inclusive, adquirir imagens extras por valores também acessíveis, caso goste do trabalho. 

Pin-up Miss De-Lovely
Pin-up Miss De-Lovely na Casa Tereza de Pillar (Foto: Dario Almeida)

Por que participar de um ensaio fotográfico coletivo?

Ideal para quem já tem uma certa experiência em produção ou quem quer arriscar organizar tudo por conta própria, participar de um ensaio fotográfico coletivo pode ser uma boa maneira de movimentar as redes sociais com conteúdos inéditos a um custo relativamente baixo, fazer novas amizades, treinar poses e produções, além de conhecer locações inusitadas e o trabalho de diferentes fotógrafos.

Pin-up Miss De-Lovely
Pin-up Miss De-Lovely na Casa Tereza de Pillar (Foto: Reinaldo Calçade)

No caso dos fotógrafos, amadores ou profissionais, essa modalidade também pode representar diversos benefícios e desafios. Ao passo que ganham experiência clicando diferentes perfis de mulheres – com corpos, personalidades e estilos diferentes -, eles têm a possibilidade de mostrar um pouco do seu trabalho e fazer networking para futuras produções. 

No caso do Classic Me Up, marcas também são bem-vindas a apoiar o projeto, disponibilizando figurinos para as modelos, como é o caso da All Right Mama e da Lovely Vintage, que já fizeram parcerias em ensaios passados. Por outro lado, o projeto também disponibiliza geralmente uma beauty artist no local, para quem quiser (e puder) contratar seus serviços. 

Pin-up Miss De-Lovely
Pin-up Miss De-Lovely na Casa Tereza de Pillar (Foto: Reinaldo Calçade)

O conceito de saídas fotográficas

Além dos ensaios coletivos do Classic Me Up, o conceito das saídas fotográficas é algo já bastante difundido no meio da fotografia e costumava acontecer na cena retrô com mais frequência no começo dos anos 2010, como conta Daise Alves, editora do Universo Retrô e criadora do antigo blog Menteflutuante. Ela, que participou de algumas saídas com a temática retrô, explica como o processo funciona neste outro caso:

Pin-up Miss De-Lovely
Pin-up Miss De-Lovely na Casa Tereza de Pillar (Foto: Artistic Photo Cowboy)

“Geralmente um grupo de fotógrafos escolhe um local público para visitar, juntos, e clicar.  Essas saídas podem ter ou não a participação de modelos, assim como serem gratuitas ou pagas. Os encontros são geralmente marcados por meio de coletivos, grupos de redes sociais ou cursos e universidades, então, se você tem interesse em participar, vale ficar atento”, explica.

“Meus primeiros ensaios fotográficos Pin-Up foram durante saídas fotográficas retrô. O primeiro rolou no Beco do Batman, na Vila Madalena, enquanto o outro foi no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e tinha o tema ‘Piquenique’. Fiquei sabendo sobre ambos, na época, por meio de grupos no Facebook. Foi uma experiência bacana, acabei conhecendo outras Pin-Ups e fotógrafos”, conta Daise.

Pin-up Miss De-Lovely
Pin-up Miss De-Lovely na Casa Tereza de Pillar (Foto: Wagner Alves)

Seja para economizar uns bons reais, fazer novas amizades, adquirir experiência, produzir conteúdo para as redes ou simplesmente fotografar ou ser fotografada, participar de ensaios coletivos é uma experiência que vale muito a pena. Se interessou? Anote na agenda: O próximo encontro do Classic Me Up acontece em outubro num trem tipo Maria Fumaça em São Paulo. Fique de olho no Instagram do projeto para novas atualizações: /classic_me_up

Pin-up Miss De-Lovely
Pin-up Miss De-Lovely na Casa Tereza de Pillar (Foto: Wagner Alves)

Matérias Relacionadas
Dany Bunny
Dani Van Rogers: Coelhinha da Playboy dos anos 60 é tema do Pin-Up do Mês de março
Miss Nikkie Doll
Miss Nikkie Doll é a Pin-Up do Mês com ensaio fotográfico em monumentos históricos das ruas de Goiânia (GO)
10 Barbies pin-ups para você conhecer e colecionar
Lady von Page
6 performances de pin-ups inspiradas na arte burlesca para conferir no Santa Catarina Custom Show

Deixe um comentário