Home > Design > Tacos de Madeira: confira os prós, contras e como manter o revestimento

Tacos de Madeira: confira os prós, contras e como manter o revestimento

9 de outubro de 2020, por Leila Benedetti
Design
Tacos de Madeira

Eis que você se muda para um apartamento antigo e se depara com um lindo chão revestido com tacos de madeira esbanjando elegância na sala. Seus olhos brilham e sua criatividade vai a mil ao imaginar toda a decoração retrô/vintage que irá combinar com o clássico revestimento. Mas será que vale a pena mantê-lo?

O Universo Retrô preparou os prós e os contras de se ter o piso revestido com tacos de madeira em casa, que apesar dar o charme dos anos 50, 60 e 70 ao ambiente, exige um cuidado a mais, confira: 

Os prós dos tacos de madeira

1 – Para começar, a madeira sempre foi o “pretinho básico” da decoração

O material está presente no chão, na parede, no teto, nos móveis, portas e janelas, independente se o ambiente segue o estilo mais clássico ou mais moderno. Ele combina e dá charme em tudo e está até mesmo em eletrônicos e placas para interruptores e tomadas. 

Madeira
(A madeira sempre foi o “pretinho básico” da decoração. | Foto: Divulgação/J. Douglas Design)

2 – Tamanhos, tipos de madeira e formas de aplicação variadas

Não são apenas aqueles tacos escuros que fazem “zig zag” no chão existentes no mundo. Há toda uma variedade para você escolher além do tradicional, como os Tacos Palito para ambientes menores, Legneto, Versailles

Já os tipos de madeira, como Ipê, Jatobá, entre outros, permitem personalizar seu chão com suas variedades de cores. Ainda sobre personalização, também é possível aplicar em vários desenhos: damas, versailles, escama de peixe

Tacos de Madeira
(Sua variação de tamanho, tipos de madeira e formas de aplicação permite criar ambientes personalizados. | Foto: Divulgação/Aplicadora Master)

3 –  Conforto térmico e acústico

A madeira em si consegue manter a temperatura do ambiente e, de quebra, abafa os ruídos do cômodo. Você acaba não sofrendo com as mudanças climáticas mais bruscas e é ideal para quem é músico e precisa ensaiar em casa, por exemplo. 

Conforto Térmico e Acústico
(Já pode escutar seus vinis em volume alto sem se preocupar com os vizinhos. | Foto: Divulgação/INÁ Arquitetura/Pinterest)

4 – Vida Longa

Se o taco tiver a qualidade padrão ABNT, ele pode durar até mais que 50 anos e quanto menor é o seu tamanho, como o Taco Palito, por exemplo, maior é sua durabilidade. 

Tacos de Madeira
(Dependendo da qualidade, os tacos de madeira podem durar mais de 50 anos. | Foto: Reprodução)

Há também alguns contras

1 – Custo

Este tópico é para aqueles que não tiveram a sorte de se mudar para um imóvel que já tenha esses tacos instalados. Por ser feito de madeira maciça, o revestimento costuma ter um custo maior. Além disso, aplicar pode ser muito caro também, já que leva um bom tempo de trabalho. 

Tacos de Madeira
(Tacos de madeira exigem um custo alto, tanto por causa de seu material como pela sua aplicação. | Foto: Casa de Valentina)

2 – Requer muita manutenção

Manter os tacos de madeira como novos exige muito trabalho, tanto por fora como em sua parte inferior. Além de sempre envernizar ou encerar e tomar muito cuidado para não riscar ou manchar, o revestimento é muito propenso a umidade e até mesmo a pulgas. 

Portanto, é preciso limpar o chão sempre com um pano umedecido de água com detergente neutro e enxugar com outro pano seco logo em seguida. E ainda prestar muita atenção para não deixar cair água no piso, além de tomar cuidado com vazamentos no ambiente e tacos soltos, que podem juntar poeira e atrair as pragas. 

Enceradeira Arno antiga
(É preciso muita dedicação para manter os tacos de madeira. | Foto: Reprodução/Arno/Propagandas Históricas)

E então? Gostaria de ter tacos de madeira em casa? Já tem? Acha que dá aquele charme no ambiente? Comente.

Matérias Relacionadas
Pin Up's Party
Cure o Mundo com o Rock: Pin Up’s Party realiza evento rockabilly beneficente
Mônica no Airbnb
Mônica no Airbnb: personagem dos quadrinhos cede sua casa para hospedagem
O Garoto, de Charlie Chaplin
Cine Concerto: redatora do UR foi assistir Charlie Chaplin em evento e conta como foi
Luminárias Orientais
Luminárias orientais, um dos itens queridinhos do design Mid Century

Deixe um comentário