Home > Destaque > Vantagens e desvantagens de se morar em um apartamento antigo

Vantagens e desvantagens de se morar em um apartamento antigo

1 de outubro de 2020, por Jane Galaxie
Lifestyle
apartamento antigo

Com tantos edifícios novinhos sendo levantados diariamente em grandes cidades vem a dúvida: vale a pena morar em um apartamento antigo?

A busca por um apartamento para comprar no Rio de Janeiro, São Paulo ou qualquer outra grande cidade brasileira acaba sempre tocando em alguns lugares comuns. No caso da capital fluminense, morar perto da praia ou distante dela? Já em Sampa, escolher entre o badalado centro ou regiões mais residenciais? São diversos os fatores que exigem atenção ao efetuar uma busca de um imóvel para morar.

Mais recentemente, com o desenvolvimento de tantos empreendimentos imobiliários novos espalhados por todos os bairros dessas grandes metrópoles, surge uma nova dúvida na hora de escolher: um apartamento antigo em um prédio cheio de história ou um condomínio novinho em folha? Confira nossas dicas antes de fazer a sua decisão!

Apartamentos antigos possuem cômodos maiores

Não só os cômodos dos apartamentos antigos são maiores, mas sua metragem como um todo. É preciso entender que esses imóveis foram construídos em um período onde não haviam tantas pessoas habitando as cidades e com uma cultura de vida familiar completamente diferente da que se tem hoje em dia.

Logo, não é difícil encontrar entre essas unidades salas grandes, perfeitas para receber visitas e investir na decoração que quiser, dormitórios com suíte espaçosa e closets, além de vastos depósitos que podem ser revertidos em cômodos alternativos como salas de televisão ou home offices.

Apartamento Retrô
O apartamento onde a editora Mirella Fonzar morava foi construído na década de 1960 e decorado com referências do passado (Foto: Ronaldo Passianot)

A localização privilegiada de imóveis antigos

Um prédio com certa idade, digamos um 40, 50 anos, viu o bairro crescer em volta dele. Opções de entretenimento, rede completa de serviços, fácil acesso ao transporte público e muitas outras comodidades de bairros já estabelecidos.

Em contrapartida, os imóveis novos geralmente são erguidos em regiões ainda em ascensão. Ou seja, com ruas e avenidas esperando para serem povoadas por pessoas e estabelecimentos e por consequência, uma razoável dificuldade em encontrar serviços simples como padarias, supermercados e farmácias.

Preço reduzido é outro fator importante na escolha do imóvel

Se comparado ao metro quadrado ofertado em imóveis mais novos ou recém-lançados, é possível encontrar uma grande diferença no custo total do imóvel. Isso se deve ao fato de que a oferta de apartamentos antigos é muito maior que a de novos e em muitas vezes eles necessitam de alguma reforma.

A competitividade e a necessidade de investimento em reparos e melhorias trazem preços mais justos para quem está procurando um novo lar!

Não é necessária uma casa antiga para uma decoração retrô. A casa da estilista Juliana Lourenço em Londrina, por exemplo, traz referências do passado com toques modernos (Foto: Divulgação)

Valor baixo de imóveis usados é uma faca de dois gumes

É preciso observar com muito carinho os aspectos estruturais de um apartamento antigo. Muitas vezes um valor reduzido é bastante atraente em um primeiro momento, mas ele pode se transformar em uma ilusão a longo prazo.

Isso se deve ao fato de que apartamentos mais antigos quase sempre necessitam de uma atenção especial no que diz respeito às reformas. Faça as contas, tenha uma ideia do orçamento deste projeto de revitalização e coloque na balança se o investimento vale a pena para você.

Ausência das conveniências modernas dos novos prédios

Imóveis antigos possuem o charme, o espaço e o tempo de uma outra época. Da mesma forma, não apresentam as comodidades de condomínios mais modernos como uma área de lazer para as crianças, academia 24 horas, churrasqueira, piscina, entre outros.

Além disso, os prédios mais antigos podem contar com uma segurança mais obsoleta e sem a presença de uma equipe especializada, câmeras de vigilância e muros altos que protegem o bem-estar e a tranquilidade dos moradores.

apartamento antigo
A Pin-Up e produtora Marilia Skraba é adepta aos móveis e imóveis antigos e sempre acaba dando sua cara no local onde vive (Foto: Divulgação)

Infraestrutura predial carente e ultrapassada

Um outro ponto negativo de prédios antigos surge no cuidado com sua infraestrutura. A fragilidade denunciada pela ação do tempo faz com que reformas externas em áreas comuns e fachadas aconteçam com muito mais frequência que em condomínios novos.

O viés dessa característica, além do transtorno de conviver com obras prediais, se dá pela elevação da taxa de condomínio devido aos custos dessas reformas.

Mais importante que escolher um imóvel pela sua idade, uma boa pesquisa se faz com base nas necessidades de sua família. Localização, tamanho, itens de conveniência, segurança, tudo deve ser pensado com o objetivo de aumentar a qualidade de vida daqueles que você mais ama. Sucesso em sua jornada!

Matérias Relacionadas
Tacos de Madeira
Tacos de Madeira: confira os prós, contras e como manter o revestimento
Casa retrô de Mirella Fonzar
Como trazer o aconchego da decoração retrô para sua casa
Natal Housewife
Leitoras do Universo Retrô: Ensaio de Natal em cozinha vintage azul- Parte 2

Deixe um comentário