Home > Destaque > Visitar Veneza é como viajar no tempo; conheça 8 lugares da cidade do amor

Visitar Veneza é como viajar no tempo; conheça 8 lugares da cidade do amor

24 de outubro de 2019, por Jane Galaxie
Destinos

Veneza é dona de uma história milenar, em que seus anos de existência guardam uma trajetória de muita riqueza, ao mesmo tempo em que experimentou a decadência. Uma cidade que tem preservada sua arquitetura, mosaicos e pinturas, recebe muitos visitantes atraídos pelo turismo cultural. Visitá-la é viajar no tempo, já que a cidade pouco mudou nos últimos séculos.

Ela é um destino clássico, que atrai também visitantes românticos e nostálgicos. Porém, suas águas estão diminuindo aos poucos, cerca de 23 centímetros só na última década. Portanto, esse é o momento de conhecer suas belezas e todas as , antes que ela desapareça e se torne apenas uma linda lembrança.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE VENEZA

Formada por pequenas ilhas a noroeste do mar Adriático, a cidade surgiu das águas como um milagre. Suas dunas de areia da laguna de Veneza atraíram os habitantes dos municípios mais próximos, que se refugiaram por lá quando os bárbaros estavam invadindo a Europa, formando a cidade, que foi fundada em 421.

Por ter localização privilegiada, entre águas pantanosas e marismas, o município se tornou independente. No geral, está entre as cidades mais importantes da Europa e possui uma história rica. Atualmente, recebe visitantes de todos os cantos do mundo. A seguir, veja alguns dos pontos turísticos que remetem a história da cidade.

ATRAÇÕES EM VENEZA QUE REMETEM À HISTÓRIA DA CIDADE

São muitos os pontos turísticos de Veneza que remetem à história da cidade, uma cidade peculiar e única. Seus visitantes são atraídos por inúmeras possibilidades de passeios. Entre eles, é possível desbravar a história da cidade em determinados locais.

1. CENTRO HISTÓRICO DE VENEZA

Cercado por ruelas e canais, o Centro Histórico é formado por um conjunto único e fascinante. Os principais monumentos estão na , tida como sendo o coração do local. Além disso, oferece diversas lojas e bares-restaurantes para melhor receber os turistas. Entre os monumentos mais importantes está a Basílica de São marcos, remetendo ao estilo bizantino Venetian. Outros atrativos são, o Palácio Ducal, a Torre do Relógio, Campanile, o Museu Correr e as Colunas de São Teodoro e São Marcos.

Centro Histórico de Veneza

Centro Histórico de Veneza (Foto: Italy Welcome)

2. PALÁCIO DUCAL

Uma das principais atrações da cidade, o lugar é tido como joia gótica, situado na Praça de São Marcos. Tornou-se museu em 1923 e oferece grandes salões, pinturas de valor inestimável, entre outros.

Palácio Ducal

Palácio Ducal (Foto: Dicas da Itália)

3. BASÍLICA DE SÃO MARCOS

É a principal igreja da cidade e deixa seus visitantes deslumbrados com sua arquitetura bizantina. O lugar é uma verdadeira obra-prima da arte bizantina, reunindo aspectos da política de Veneza com a história artística. Sem contar que é o centro de peregrinação religiosa.

Basílica de São Marco

Basílica de São Marco (Foto: Wikipédia)

4. TORRE DO RELÓGIO

Erguida entre os anos de 1496 e 1506, a Torre do Relógio é um projeto de Maurizio Codussi. Na época a ideia é de homenagear a Nossa Senhora, tanto que é possível ver a imagem de Maria com o menino Jesus. Por ser artístico e de beleza inigualável, o lugar é um dos principais atrativos da cidade.

Torre do Relógio

Torre do Relógio (Foto: Tripadvisor)

5. PASSEIO PELOS CANAIS

Para deixar o passeio por Veneza mais completo, se faz necessário realizar um passeio pelos canais da cidade. A experiência é incrível ao ser embalado pelas ondas, percorrendo os canais e conhecendo Veneza de outro ângulo.

Canais de Veneza

Canais de Veneza (Foto: Westwing)

6. CAMPO DELLA SALUTE

Situado no extremo sul do Grande Canal, serviu como monumento de ação de graças após a peste. Seu nome “Salute” significa saúde e salvação e está entre as principais construções arquitetônicas de Veneza. A Basílica de Santa Maria della Salute possui um interior recheado de pinturas de Tintoretto e Tiziano, com um quadro bastante
famoso, o Bodas de Cana.

Campo Dela Salute

Campo Dela Sallute (Foto: Tripadvisor)

7. GALERIA DELLA ACADEMIA

Fundada em 1750, a academia teve como base um famoso pintor, Giovani Battista Piazzetta. Atualmente conta com belas telas de Bellini, Tintoretto, Giogione, Carpaccio, Veneziano, Ticiano, entre muitos outros pintores renomados. Sua coleção é rica e remete a história da cidade.

Gallerie dell'Accademia

Gallerie dell’Accademia (Foto: Melhores Destinos)

8. PONTE DEI SOSPIRI

Não tem como falar sobre a história da cidade sem mencionar a famosa ponte construída no século XVII, com estilo barroco. Ela faz passagem entre o Palácio Ducale até as Prigioni Nuove (antiga prisão), passando pelo Rio di Palazzo. Seu nome é por conta da passagem dos prisioneiros que, enquanto atravessam o rio, davam suspiros por sabem que jamais voltariam a ver o mundo exterior. Outro atrativo dessa ponte é sua lenda, sobre os casais que, ao se beijarem em uma gôndola e ao pôr do sol, sobre os sinos do Campanile di San Marco, vão ter amor eterno.

Ponde Del Sospiri

Ponde Del Sospiri (Getty Images)

Então, preparado para conhecer Veneza e viajar no tempo?

Matérias Relacionadas
Milano Fashion Week
Milano Fashion Week: última edição aponta tendências retrô para o verão de 2024
Yé Yé europeu
Yé Yé europeu: o que se ouvia nos anos 60 de Portugal, Espanha e Itália?
Itália anos 60
10 incríveis fotos coloridas do cotidiano italiano durante os anos 60
Café Amelie Poulan
Café ‘Deux Moulins’ em que foi gravado o filme de Amelie Poulan é atração para turistas em Paris

Deixe um comentário