Este dia 21 de maio é uma data importante no universo da soul music, pois é quando o histórico álbum de Marvin Gaye, What’s Going On, completa 50 anos de lançamento. Lançado em 1971 pela Motown, o disco ditou uma nova tendência no gênero, trazendo letras que refletem sobre os problemas sociais e a Guerra do Vietnã.
Sua repercussão foi tanta que, em 2020, a revista americana Rolling Stone colocou a obra de Marvin Gaye em primeiro lugar em sua lista de “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos”, substituindo o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles, além de fazer parte da lista dos “200 Álbuns Definitivos no Rock’n Roll Hall of Fame”.
A história de What’s Going On
Um ano antes do lançamento de What’s Going On, em 1970, Marvin Gaye havia rompido a parceria musical que tinha com a cantora Tammi Terrell e estava desanimado com sua carreira. Não era à toa, os EUA estavam passando por transformações sociais e suas músicas não condiziam mais com aquela realidade. Além disso, o músico estava em constante atrito com a direção da Motown naquele momento por causa de suas ambições artísticas.
Então, como fruto de seu cansaço com seu trabalho e de seus problemas com a gravadora, nasceu, em 1971, o álbum. Este disco mudou o rumo da black music americana, tanto em sua sonoridade como em suas letras. Além do tom de protesto, a sonoridade do disco recebeu pitadas de jazz e da música clássica, dando uma nova fase à carreira do músico.
Inicialmente, a Motown se recusou a gravar o single de What’s Going On, alegando que a música não tinha apelo comercial. Marvin pressionou a gravadora, exigindo que, caso não mudassem de ideia, o cantor romperia o contrato com eles. O single foi lançado e fez um grande sucesso comercial, e a gravadora decidiu transformar o single em álbum.
Algumas faixas do disco, incluindo a faixa-título, entraram para o Top 10 Pop Hits e a lista R&B da Billboard. Aliás, analisando o disco inteiro, maior parte das faixas se unem em uma só história. Seu enredo é narrado em primeira pessoa por um veterano da Guerra do Vietnã, que está voltando para casa após a batalha.
O sucesso de What’s Going On não só deu a Marvin Gaye o total controle sobre sua carreira como também ajudou outros artistas da Motown a assumir o controle de seus próprios projetos, o que foi o caso de Stevie Wonder. Confira o álbum na íntegra: