Home > Cinema & TV > A evolução da televisão no decorrer da história: Da TV mecânica até a TV QLED

A evolução da televisão no decorrer da história: Da TV mecânica até a TV QLED

20 de junho de 2017, por Jane Galaxie
Cinema & TV
TV antiga

Assistir TV é, sem dúvida, um dos simples prazeres da vida. É um jeito tradicional de relaxar no final de semana e de se reunir com os amigos para curtir um grande jogo. Nunca antes tinha sido tão prazeroso ver filmes, séries e programas de televisão em casa em uma TV Ultra HD. Mas a televisão como conhecemos hoje em dia não foi sempre assim. Evidentemente, houve muitos avanços desde o surgimento da sua versão em preto e branco ou da primeira transmissão a cores.

Década de 1920 – Televisão mecânica: Ninguém pode afirmar com certeza quem inventou a televisão. É certo que foi o resultado dos esforços incansáveis de várias pessoas, que se estenderam por várias décadas em diferentes continentes. Em geral, é aceito que as imagens iniciais foram produzidas na década de 20 e que alguns dos primeiros aparelhos foram fabricados nos anos 30. A qualidade da imagem e o tamanho da tela eram bastante limitados; as telas não tinham mais de 3cm de largura e ofereciam imagens desfocadas com tons entre avermelhado e alaranjado.

TV anos 20

(Foto: Divulgação)

Ano de 1927 – Televisão Eletrônica: Foi com o surgimento da versão eletrônica que a TV começou realmente a mostrar o seu potencial como futuro no centro da sala de estar. Usando tubos de raios catódicos para mostrar imagens, a primeira demonstração bem-sucedida da televisão eletrônica foi uma simples linha, e aconteceu em 1927, realizada pelo jovem inventor Philo Taylor Farnsworth, de 21 anos. Sem dúvida, quando pensamos nas imagens incrivelmente realistas que vemos hoje nas telas de ponto quântico, é inegável o impressionante avanço alcançado ao longo dos anos.

TV 1927

(Foto: Divulgação)

Primeiro programa de televisão: Claro que a televisão como conhecemos hoje não teria existido sem todos os programas que ainda dominam as conversas. Foi assim com o filme The Queen’s Messenger (O Mensageiro da Rainha), a primeira obra dramática que foi ao ar e que foi transmitida pela televisão em 1928, deu o que falar na época. Tudo isso antes da chegada da TV Ultrafina e a TV Ultra HD, as telas de ponto quântico, e claro, da televisão convencional em cores. As telas de TV da época eram tão pequenas que não era possível ver mais do que a mão ou o rosto ao mesmo tempo.

Programa de TV

(Foto: Divulgação)

Primeiro evento esportivo ao vivo: Em 1936, Berlim foi anfitriã dos Jogos Olímpicos de Verão e esse também foi o primeiro evento esportivo a ser transmitido pela TV. Os atletas da Vila Olímpica e cerca de 150 mil pessoas assistiram um total de 72 horas de cobertura em salões especiais para os telespectadores, chamados “Repartições Públicas de Televisão”, localizados em Berlim e Potsdam. Os Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, foram os primeiros a serem transmitidos ao vivo para toda a Europa. Já os jogos de Tóquio, em 1964, foram, pela primeira vez, assistidos por uma audiência mundial.

Transmissão Olimpíadas

(Foto: Divulgação)

Televisão a cores: Os primeiros testes com cores começaram um ano depois da primeira demonstração bem-sucedida da televisão eletrônica. O inventor escocês John Baird, uma década depois dos primeiros testes, conseguiu com sucesso fazer a primeira transmissão a cores do mundo. Porém, a transmissão da TV a cores não avançou até meados da década de 50, quando os primeiros aparelhos foram lançados, e ainda assim demorou mais de duas décadas para que a TV colorida chegasse até as pessoas no mundo todo. E esses novos aparelhos a cores eram muitos pesados. As TVs com tela fina, como são hoje, ainda não tinham aparecido.

TV a Cores 1938

(Foto: Divulgação)

Primeiro homem na lua: Enquanto a televisão a cores abria caminho pelo mundo todo, a história era escrita no espaço. Em 20 de julho de 1969, a nave Apolo 11 chegou à lua. O acontecimento foi transmitido ao vivo para todo o planeta. E enquanto 20% da humanidade observava sem fôlego na Terra, Neil Armstrong deixava a primeira pegada humana na superfície lunar e imortalizava a frase: “Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

Homem na Lua

(Foto: Divulgação)

A Primeira TV Samsung: Em 1970, foi criada a Samsung Electronics, que vendia exclusivamente aparelhos eletrodomésticos. Durante esse mesmo ano, com apenas 45 funcionários, a Samsung desenvolveu seu primeiro aparelho de televisão: um modelo em preto e branco, de 12 polegadas, chamado P-3202. E não passou muito tempo até conquistar o lugar de líder inabalável do mercado mundial de televisores. Em 1976, a Samsung vendeu mais de um milhão de unidades somente na Coreia. E, em apenas dois anos, alcançou a marca de 4 milhões, tornando-se a maior fabricante de aparelhos em preto e branco do mundo.

TV anos 70

(Foto: Divulgação)

Televisão Digital: O maior passo dado na evolução tecnológica desde a TV a cores foi a sua versão digital. Não existia até então uma qualidade de imagem comparável. A televisão digital era simplesmente a melhor. E com a escolha do MPEG-2 como o padrão mundial, o cenário estava pronto e a Samsung estava preparada. Começando com a produção em massa da primeira televisão digital do mundo em 1998, a empresa seguiu adiante com o lançamento da icônica Bordeaux em 2006. Depois da TV LED fina em 2009, 2010 foi o ano da televisão inteligente (Smart TV). O aparelho de TV não era somente belo, mas também tinha cérebro. Em 2013, a Samsung causou uma grande sensação com a televisão de tela curva.

Tv 1998

(Foto: Divulgação)

Televisão Samsung SUHD: E assim chegamos à era da TV Ultra HD, ultrafina, como a TV Samsung SUHD com capacidade de HDR (grande alcance dinâmico) 1000. Baseada na tecnologia de pontos quânticos, a TV SUHD produz até 64 vezes mais variações de cores que os aparelhos convencionais com painel de 8 bits – entregando um painel de 10 bits. Toda esta tecnologia resulta em cores mais realistas em áreas mais claras e mais detalhes nas áreas escuras.

TV digital

(Foto: Divulgação)

2017 – Televisão Samsung QLED: Apenas um ano após o grande lançamento da SUHD, a Samsung lança uma nova categoria de TVs. A QLED TV é capaz de reproduzir 100% do volume de cor disponível em cada cena. Isso significa plena exibição de todas as cores disponíveis sob qualquer nível de brilho. A tecnologia de pontos quânticos da Samsung foi aprimorada, permitindo que a QLED TV apresente a imagem mais realista já vista em uma TV contando, inclusive, com excepcional nível de brilho e contraste, que proporciona ao consumidor uma maior sensação de profundidade nas imagens, independente de muita ou pouca iluminação no ambiente. A QLED TV ainda apresenta soluções únicas e inovadoras que vão redefinir a maneira de assistir, posicionar e instalar uma TV. Essencialmente, é um novo patamar de estilo e um novo mundo com todas as suas cores e detalhes, na sua casa.

TV Samsung QLED

(Foto: Divulgação)

A televisão tem sido fundamental para oferecer momentos inesquecíveis e intensos às pessoas do mundo todo, proporcionando ao telespectador assistir eventos importantes da história, política, no campo esportivo e muito mais. E com o avanço que nunca se detém na tecnologia televisiva, agora existem os aparelhos com a tela de pontos quânticos QLED, que oferece uma qualidade de imagem magnificamente realista. Imagine como teria sido incrível testemunhar por essa tela de pontos quânticos o primeiro passo dado na lua por Neil Armstrong. Quem sabe o próximo grande momento possa ser o primeiro passo em Marte.

Matérias Relacionadas
45 anos de Chaves: Curiosidades sobre os 7 melhores episódios da série
10 Seriados que marcaram os anos 1990

Deixe um comentário

três × um =