Home > Destaque > BBC terá rádio com temática fifties em homenagem especial à música pop

BBC terá rádio com temática fifties em homenagem especial à música pop

12 de abril de 2016, por Paula Ibánez
Música

Como parte de uma programação dedicada à história da música popular, a emissora pública britânica BBC irá lançar na próxima quinta-feira (14) uma estação de rádio digital com a temática fifties. A Radio 2 50’s será uma das grandes atrações da primeira temporada de “My Generation”, projeto que desde o início do mês tem exibido uma série inédita de especiais sobre a evolução da música pop entre meados das décadas de 1950 até 1990.

Radio 2 50's

Segundo a BBC, a Radio 2 50’s terá duração de um ano e vai ser comandada ao vivo pelo apresentador de rádio e TV Chris Evans, famoso por seu popular show matinal na Rádio 2, o The Chris Evans Breakfast Show. Entre os destaques da programação de estreia da rádio temática estão dois grandes nomes do rockabilly, o músico Marty Wilde, sucesso do Reino Unido nos anos 50; e a contemporânea Imelda May, que se juntarão a uma equipe técnica formada por jornalistas, historiadores e ouvintes da BBC para examinar a música popular e o seu impacto sobre a sociedade inglesa durante as décadas de 1950 e 1960.

Com o documentário “Tom Jones 50’s: The Decade That Made Me”, a Radio 2 50’s levará o público a uma viagem única através da década que influenciou a lenda viva do pop, Sir Tom Jones. Nessa produção exclusiva da BBC Music Television, o célebre cantor galês, intérprete dos hits “Delilah”, “Sex Bomb” e “She’s a Lady”, relembra histórias de sua infância e adolescência na opressiva Pontypridd, uma pequena comunidade mineira do País de Gales, avessa à explosão da cultura pop.

Para a BBC, o documentário se define como um “mix de humor, reflexões e confissões” acerca da carreira de um dos maiores ícones da música popular do Reino Unido. “Tom Jones abrirá, em primeira mão, o seu acervo pessoal para nos guiar através de uma época que talvez tenha sido a mais negligenciada e mal compreendida no Reino Unido no século 20”, informou a emissora em nota divulgada no seu site oficial.

Tom Jones

Tom Jones (Foto: Reprodução)

Outro documentário que irá mexer com a memória dos espectadores é My Buddy & I, apresentado por Chris Evans e seu filho de 7 anos, Noah Evans. A dupla vai compartilhar a paixão pela música de Buddy Holly em um programa que promete unir gerações. “Começamos a escutar os clássicos de Buddy Holly em fitas cassetes durante nossas viagens de carro, desde então o Noah se tornou um grande fã”, comentou Chris Evans. “My Buddy & I” faz sua estreia na Radio 2 50’s no dia 14 de abril a partir das 13 horas (horário de Londres).

Para ouvir as playlists e acompanhar a transmissão em tempo real destes e outros programas do especial “My Generation”, basta acessar o BBC Iplayer Radio (aqui) ou obter o aplicativo da emissora pelo Google Play Store.

Matérias Relacionadas
Panasonic recria rádios portáteis dos anos 1980 e 1990 na linha Urban Audio
Rádio Putzgrila: web rádio tem programa dedicado ao Rockabilly
Série “Minha Rua” fala sobre a cultura das serenatas no RJ
Imelda May
Inspire-se no estilo da cantora irlandesa Imelda May

Deixe um comentário

dezenove + 6 =