Home > Design > Confira entrevista com a designer retrô responsável pelo Calendário de Pin-Ups do UR

Confira entrevista com a designer retrô responsável pelo Calendário de Pin-Ups do UR

10 de dezembro de 2015, por Mirella Fonzar
Design

Miss Janeiro, Mona Liza estreia o ano inspirada no Dia do Mágico, em janeiro (Foto: Reprodução) 

No último sábado, 5 de dezembro, o Universo Retrô, em parceria com Be a Bombshell e Sundae Inc, lançou seu Calendário de Pin-Ups 2016, no qual parte da renda será destinada ao Lar das Mãezinhas. A publicação, que já pode ser adquirida online ou nos pontos de venda cadastrados (saiba como, clicando aqui), teve seu layout idealizado pela designer Ariadne Rodrigues, também responsável pela identidade visual do site, além de blogueira do De Volta Ao Retrô.

Com tiragem limitada, o projeto apresenta conteúdo fotográfico exclusivo, com fotos clicadas por Marcello Garcia. Como as imagens das 12 modelos, que representam os meses do ano, são bem distintas umas das outras e trazem uma explosão de cores, Ariadne explica que teve que optar por uma diagramação mais clean para que o trabalho final não ficasse poluído. “Com fotografias tão ricas em cores nada melhor do que tons mais neutros para equilibrar o material”, acredita a designer.

Miss Outubro, Dracurella, durante a Expo Vintage

Miss Outubro, Dracurella, durante a Expo Vintage (Foto: Reprodução)

Diferente de outras publicações do gênero, que geralmente trazem modelo e datas na mesma página, a ideia da designer era que as fotos fossem o grande destaque do calendário. Portanto, optou por dividir em duas páginas; a de cima apenas com a foto da modelo e sua assinatura, e a página inferior com o mês, as datas e os logotipos necessários. “Procurávamos por uma composição neutra, que conversasse com todas as fotografias, modelos e lugares diferentes. Então, elaborei um layout bem clean com cores que remetiam à marca do Universo Retrô, o verde água, o creme e o azul marinho”, explica Ariadne.

Cada mês, que conta com uma das 12 modelos que vivem o retrô, representando as respectivas datas comemorativas brasileiras, foi estilizado com uma tipografia manuscrita bem anos 50, que nos remete ao mesmo tempo a esse universo das Pin-Ups. “É interessante notar que, quando esse tipo de fonte é combinada a outra sem serifa, confere a peça um estilo retrô moderno. A ideia das margens ao redor das fotografias também garantiu equilíbrio e delicadeza ao calendário”, completa a designer que acabou optando pelo formato quadrado (18cm X 18cm), com espiral e furo para fixar a peça na parede.

Ariadne revela ainda que, no projeto inicial a composição das fotos estava prevista para ocupar a página inteira. Entretanto, na hora da diagramação, algumas imagens nessa disposição cortavam alguma parte da modelo ou o espiral afetava a imagem. Então, para resolver o problema, ela teve de reduzir as imagens e ao redor dela inserir a margem. “Apesar de não estar previsto, o resultado foi satisfatório e valorizou tanto as fotografias quanto o calendário em si”, acredita a designer responsável por diagramar as 26 páginas da publicação, impressa em papel couché fosco.

Páginas internas e capa do calendário (Foto: Divulgação)

Páginas internas e capa do calendário (Foto: Divulgação)

Mineira, Ariadne Rodrigues mora e trabalha em Belo Horizonte. Por isso, ainda não chegou a ver o calendário impresso. “Estou esperando ansiosa meu exemplar chegar. Eu fiquei muito lisonjeada de participar desse projeto, foi a primeira vez que elaborei um calendário e tive uma ótima experiência com esse tipo de peça. Fiquei muito emocionada ao ver meu trabalho impresso, ainda que por foto, acho que quanto eu estiver com meu exemplar em mãos dou um surto (risos)”, brinca.

Com produção artística de Marilia Skraba, beleza de Silvia Brito (assistência: Juliane Palesel, Jessica Monge e Amanda Lucci) e produção executiva de Mirella Fonzar e Daise Alves, o calendário contou com as modelos Mona Liza (Janeiro), Aurora D’Vine (Fefereiro), Madame Rose ‘N Roll (Março), FabiCherry (Abril), Cherry Rat (Maio), Sarah Amethyst (Junho), Mari Kato (Julho), Marilia Skraba (Agosto), Gladis Vivane (Setembro), Dracurella (Outubro), Nanne Ahadi (Novembro) e Bruna Gilda (Dezembro). As fotos foram tiradas no Circus Hair, da Pamplona, no Vintage Boutique Brechó e Bar, no Belém, e no CIA 66, em Moema.

Gladis Vivane

Miss Setembro, Gladis Vivane posou em homenagem ao Dia da Secretária, num ensaio à la Mad Men (Foto: Reprodução)

Matérias Relacionadas
Dracurella
Estrelado por Dracurella, editorial pin-up de Halloween tem inspiração em ‘A Noiva de Frankenstein’
Frigobar Retrô da Brastemp
Brastemp amplia portfólio do Frigobar Retrô com quatro novas cores
Henrique San: Ilustrador brasileiro explora a estética dos anos 50 e 60 e ganha destaque no Brasil e no exterior
Dia da Secretária é homenageado no Calendário do Universo Retrô; veja editorial completo

Deixe um comentário

cinco × um =