Home > Destaque > Profissional da beleza, Silvia Brito, dá dicas de como fazer maquiagem pin-up e investir na profissão

Profissional da beleza, Silvia Brito, dá dicas de como fazer maquiagem pin-up e investir na profissão

25 de novembro de 2015, por Daise Alves
Moda
Maquiadora

Quando o assunto é estética pin-up, roupas, cabelo e maquiagem são as primeiras preocupações de uma garota que quer seguir o estilo. Para ajudar às amantes dos passado a compor melhor esse visual, a beauty artist Silvia Brito dá algumas dicas para quem quer investir nessa imagem, caprichando no cabelo e maquiagem, além de contar como iniciou sua carreira no universo da beleza e orientar aquelas que querem entrar nessa profissão.

Silvia foi responsável por toda a beleza das Pin-ups do Calendário 2016 do Universo Retrô, integrando a equipe do Be a Bombshell,  projeto responsável pela produção artística do projeto, com assistência de Jéssica Monge, Amanda Lucci e Juliana Palesel. O calendário beneficente terá parte da verba revertida para a instituição de idosas Lar das Mãezinhas e será lançado no próximo dia 05 de dezembro na Expo Vintage, maior feira do setor, que acontecerá no Club Homs.

Maquiadora formada em 2010 no curso de maquiagem social do Senac, Silvia está sempre em busca de atualizações. Em 2014 intensificou seus estudos e cursou Maquiagem Artística pela Kryolan Argentina, na Capital Buenos Aires. De volta a São Paulo, agora na escola Madre – Conhecimento Criativo fez um novo curso de Penteados. Em 2015 se forma pelo curso de PHD em Penteados de Noivas por Paulo Persil, no salão Blend. Confira nosso bate-papo com ela!

Silvia Brito Maquiadora

Silvia Brito em ação em um de seus trabalhos de maquiagem (Foto: Reprodução)

Universo Retrô – Como iniciou seu interesse por maquiagem e beleza?

Silvia – Quando criança observava minha mãe se maquiar e gostava de arrumar as maquiagens dela, brincava de maquiar e pentear minha avó, tinha também uma boneca Barbie de “salão de beleza” e penteava as amigas. Já mais velha, minha prima me viciou em tutoriais de maquiagem no YouTube e um belo dia assistindo a um programa de TV havia uma maquiadora linda, fofa e estilosa (Vanessa Rozan) e pensei “Quero me especializar nisso!”, então fiz vários cursos profissionais e comecei a trabalhar aos poucos na área, que hoje amo.

Universo Retrô – Quem são suas maiores inspirações quando o assunto é maquiagem?

Silvia – O primeiro livro que tive sobre o assunto foi do querido Duda Molinos, recentemente fiz um curso incrível com ele, então fiquei ainda mais fã. Camila Irala é uma maquiadora que me inspira pelo trabalho e estilo, quando o assunto é maquiagem e penteados Pin-Up, então, ela arrasa. “Cai” nesse mundo graças à ela também (risos). Pat McGrath, Theo Carias, Lisa Eldridge, Roshar, Mychelle Pavão e outros profissionais maravilhosos também são minhas inspirações.

Silvia Brito e Duda Molinos

Os maquiadores Silvia Brito e Duda Molinos (Foto: Arquivo Pessoal)

Universo Retrô – Com quais produtos de beleza você mais gosta de trabalhar?

Silvia – Não tem uma marca em específico, gosto de produtos que me dão resultado bom e durabilidade. Para pele gosto de bons produtos, vario de Maybelline à Mac, e batons gosto também das marcas nacionais como Vult e Dailus.

Universo Retrô – Que tipo de trabalho você costuma fazer? 

Silvia – Trabalho com editoriais, revistas e-commerce e eventos. Estou fazendo muitos casamentos, tenho gostado bastante e me especializado mais.

Silvia Brito

Silvia fazendo cabelo e maquiagem da noiva (Foto: Ale Marques)

Universo Retrô – Como deve ser a maquiagem típica da Pin-Up Girl? O que não pode faltar?

Silvia Brito – A maquiagem de Pin-Up Girl tem que ter uma pele bem feita, desenhar uma sobrancelha um pouco mais expressiva, blush bem corado. Não pode faltar o delineador gatinho.

Universo Retrô – Como deve ser o cabelo da Pin-Up? 

Silvia Brito – O cabelo Pin-Up é bem estruturado. O ideal é preparar o cabelo para o penteado, com ele limpo aplicar mousse e escovar, depois fazer ondas com o baby-liss. Essa preparação dará volume e textura ao cabelo, permitindo a execução dos penteados.

Universo Retrô – Quais os produtos ideais para deixar a pele com aquele aspecto de mulher dos anos 40 e 50?

Silvia Brito – Limpar e hidratar a pele com produtos de acordo com cada tipo de pele, e usar uma base também de acordo.

Make e Hair Pin-Up

Maquiagem e Cabelo Pin-Up feitos pela maquiadora Silvia Brito para o editorial da marca Sundae Inc (Foto: Reprodução)

Universo Retrô – Tem alguma diva clássica que seja inspiração para fazer uma maquiagem pin-up?

Silvia Brito – Divas como Dita Von Teese e Marilyn Monroe são ícones referências para todas as garotas que querem seguir o estilo.

Universo Retrô – Qual dica você dá para as garotas que querem trabalhar com maquiagem?

Silvia Brito – Trabalhar com maquiagem exige estudo, amor e dedicação. Muitas vezes as garotas se iludem com o “glamour” e não vêem o trabalho que tem por trás de uma produção. Minha dica é que procurem alguém que já trabalha com isso e faça primeiro um “estágio”, depois procure um curso bacana, estude e pratique muito.

Maquiagem e Cabelo Pin-Up

Maquiagem e cabelo na pin-up FabiCherry para o Calendário 2016 do Universo Retrô feito por Silvia Brito (Foto: Reprodução)

Universo Retrô – E para as garotas que querem fazer uma maquiagem pin-up em casa, o que devem fazer?

Silvia Brito – Minha dica é: treine muito o delineador gatinho. Faça e faça novamente diversas vezes, tente com o olho fechado, com o olho aberto, comece do olho que tem mais dificuldade… cada pessoa encontra seu jeitinho. Com o delineado perfeito você pode conquistar o mundo! (risos)

Universo Retrô – Como foi participar desse projeto, maquiando garotas que já fazem parte desse universo e usam essa estética no dia a dia?

Silvia Brito – Participar do projeto foi uma delícia e também um desafio, já que tive que elaborar 12 looks de penteados junto com Marília Skraba (Produtora e idealizadora do Be a Bombshell). Eu já acompanho esse estilo faz um bom tempo e poder conviver com elas e maquiá-las foi muito bom e inspirador.

SERVIÇO
E-mail: silviabritomkp@gmail.com
Instagram: @silviamkp
Facebook: www.facebook.com/silviabritobeautyartist
Site: www.silviabrito.com

Lançamento do Calendário de Pin-Ups do Universo Retrô
Expo Vintage 2015
Data: 5 de dezembro de 2015
Horário: 15h às 22h
Local: Clube Homs | Salão Nobre
Endereço: Avenida Paulista, 735 – Próximo ao Metrô Brigadeiro – São Paulo/SP
Ingresso apenas antecipado: R$ 25 (venda, aqui)
Preço do calendário: R$ 35

Matérias Relacionadas
Natal das Pin-Ups: Como incorporar a temática natalina nos looks retrô
Oito Pin-ups Plus Size brasileiras para conhecer e se inspirar
Vintage Vandalizm
Universo Retrô entrevista Vintage Vadalizm, modelo pin-up da atualidade
Miss Rockwell
Universo Retrô entrevista Miss Rockwell De’Vil, organizadora e anfitriã do maior Concurso de Pin-Ups

Deixe um comentário

3 × quatro =