Home > Destaque > Dia da Secretária é homenageado no Calendário do Universo Retrô; veja editorial completo

Dia da Secretária é homenageado no Calendário do Universo Retrô; veja editorial completo

12 de setembro de 2016, por Daise Alves
Moda

Setembro é conhecido por ser o mês em que se inicia a Primavera, mas é também nesse período que é celebrado o Dia da Secretária, profissão essa que ganhou força com as guerras mundiais. Como muitos homens precisavam ir à guerra, a mão-de-obra feminina fez-se necessária em fábricas e escritórios. No Brasil, a profissão tem seu auge principalmente nos anos 50.

Para homenagear a data no Calendário de Pin-Ups 2016 do Universo Retrô, que é comemorada no dia 30 de setembro, a jornalista Gladis Vivane, também blogueira do Salto Agulha, emprestou todo o seu charme para fazer esse editorial inspirado na série Mad Men. Nas fotos, ela representa a “Elegante Senhorita”, a secretária vintage.

Gladis

Gladis Vivane para o Calendário 2016 do Universo Retrô (Foto: Marcello Garcia)

No figurino ela usa uma saia com estampa vichy, clássica da época, e top cruzado da Sundae Inc, peça típica das pin-ups. O cabelo também é super vintage, e ao penteado foi inserido o snoody, famosas redinhas que eram usadas pelas mulheres da época.

Esse é o primeiro de 4 ensaios realizado na Boutique Vintage, brechó e bar localizado na região do Belém em São Paulo. A modelo foi fotografada em um ambiente que remete a um típico escritório dos anos 50 com móveis antiguinhos que estão no próprio local. A decoração ainda contou com máquina de escrever e telefone à moda antiga. O tom marrom dos móveis também nos leva a uma viagem no tempo.

Veja abaixo e entrevista e editorial completo com a nossa musa do mês:

Universo Retrô – Dentro do estilo retrô, você segue mais a linha Lady Like. Quais são suas referências para compor seu estilo?

Gladis Vivane – Minha maior referência nesse sentido acho que é a minha avó. Só vim perceber isso depois de adulta, mas eu comecei a me interessar pelo estilo que curto até hoje quando eu era bem pequena e admirava o closet da minha avó. É engraçado que ela sempre usou o mesmo tipo de roupa. As saias mídi pregueadas, as calças de cintura alta… As roupas que ela usava na minha infância e que eu amava, ela usa até hoje. Detalhe: com o mesmo manequim! Uma coisa muito distante da minha realidade (risos). Mas o estilo me influenciou e inspirou pra sempre!

gladis-1

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Seu estilo é repleto de roupas coloridas, estampadas, vichy, listras e póa e até reforça que podemos fazer essas misturinhas sem medo. Mas, qual desses detalhes te definem mais?

Gladis Vivane – Acho que o respeito à minha própria silhueta é o que mais me define. Nunca me senti confortável com modismos como as calças de cintura super baixa, saruel, essas coisas que descontroem a silhueta. Gosto de conforto, de não precisar puxar a calça pra sentar, de não estar incomodada com a roupa. Sempre procuro roupas que respeitem as curvas do meu corpo, que me sirvam e não que eu precise me encaixar nelas. Acho que isso é que mais me define.

glads-2

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Você é fã de saias midí. Você acredita que esse tipo de roupa valoriza mais o corpo feminino?

Gladis Vivane – Não sei se valorizar seria a palavra certa. Acho que é uma peça fácil, equilibra o visual e, apesar de muita gente ter medo de usar, funciona bem pra qualquer estilo!

glads3

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Além desse visual, você também tem caprichado na sua casa com o projeto “Casa do Pinterest”. Quais são os toques retrô que você está colocando na sua casa?

Gladis Vivane – Muitos detalhes com estampa de bolinhas (minha obsessão) e algumas peças que garimpo por aí como vitrola, penteadeira, porcelanas coloridas…

glads4

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Você veio de Natal, quando estava por lá você já alimentava seu gostinho pela cultura retrô? Como é essa cena por lá?

Gladis Vivane – Sim, já amava tudo que era relacionado à cultura retrô. Na época era mais difícil encontrar coisas legais e não existiam tantas lojas online. Hoje tem muito mais opções na cidade e a cena vem crescendo também graças às bandas que seguem essa temática.

glads5

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Com a Revolução Industrial, e após as duas guerras mundiais, aumentou a falta de mão-de-obra masculina, e cresceu a presença da figura feminina atuando na área. No Brasil, a mulher surge como secretária na década de 50. Como foi representar essa profissão clássica no calendário do Universo Retrô no melhor estilo Mad Man?

Gladis Vivane: Eu curti o tema porque a principal referência era uma série que eu adoro! Sou apaixonada pelo figurino e pela fotografia de MadMen, então foi fácil viajar nessa temática.

glads6

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – A cena retrô tem crescido bastante. Marcas têm investido no marketing de nostalgia e cada dia que passa surgem novos simpatizantes dessa cultura. Como jornalista, como você enxerga essa cena hoje?

Gladis Vivane – Quando é marketing verdadeiro, com propósito, acho muito legal. Se está na essência da marca, se tem a ver com o produto, se faz parte do branding, acho o máximo! Só acho triste quando uma marca que não tem nada ver com esse lifestyle retrô força uma barra descaracterizando ícones como as pin-ups, por exemplo. Rola uma confusão, ninguém entende a mensagem, não é verdadeiro e acaba não convencendo.

glads8

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Além de jornalista, você também é dona do blog Salto Agulha, o qual mostra bastante seu estilo. Como ele é percebido pelas suas leitoras, elas se identificam e se inspiram para seguir esse estilo retrô lady like também?

Gladis Vivane – Acho que muita gente chega ao meu blog atraída por esse estilo. Eu uso muitas peças com carinha de retrô mas de uma maneira bem natural, sem me “fantasiar” demais, hehe. Então acho que rola uma identificação do tipo “olha, eu não preciso de muito trabalho pra montar esse look”. Muitas meninas me falam também que é difícil encontrar o tipo de roupa que costumo usar. É uma coisa que eu nem sinto mais porque já me acostumei e desenvolvi um olho clínico pra achar essas peças em qualquer lugar (risos).

Elas comentam muito dos looks lá no blog, me marcam em fotos de peças que elas acham “a minha cara”, me indicam lojas legais no Brasil e no mundo todo… É uma troca bem bacana. Tenho leitoras que estão comigo desde 2008, quando eu comecei a escrever e blogar nem era o que é hoje. Isso é impagável!

glads9

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Como uma amante de viagens, quais lugares retrô você nos indica para visitar?

Gladis Vivane – Ah os brechós de Buenos Aires! Nunca fiz achados tão incríveis quanto os que fiz lá <3 A Farmácia de Santa Maria Novella em Florença é um dos lugares mais incríveis do mundo! É considerada a perfumaria mais antiga da Europa e os frascos de perfume retrô são verdadeiras relíquias. No geral, os centros das cidades são os melhores lugares para quem ama esse universo vintage, então em qualquer viagem a primeira coisa que faço é desbravar o centrão imaginando estar ali algumas décadas atrás =)

Matérias Relacionadas
Em prédio dos anos 40, salão de beleza e espaço cultural faz sucesso em Natal (RN)
Diva Jazz
Editorial de novembro do Universo Retrô é inspirado nas divas do jazz
De telefonista a despertador humano, conheça 11 profissões antigas que não existem mais
Pin-Up Marilia Skaraba
Representando o Dia do Soldado, Marilia Skraba é destaque de agosto no calendário do UR; veja editorial e entrevista

Deixe um comentário

15 − treze =