Home > Destaque > Nos 60 anos da morte de Carmen Miranda, projeto do SESI-SP relembra sua trajetória

Nos 60 anos da morte de Carmen Miranda, projeto do SESI-SP relembra sua trajetória

19 de agosto de 2015, por Jane Galaxie
Eventos

Sessenta anos após sua morte, Carmen Miranda (1909-1955) ainda é um dos ícones mais aclamados do século XX, sendo seu talento e legado reconhecidos no mundo inteiro. Prestando uma homenagem à Pequena Notável, a sexta edição do InteligênciaPontoCom em 2015 traz uma palestra-show com o pesquisador e escritor da biografia Carmen (2005), Ruy Castro, e a cantora Greice Ive, no dia 26 de agosto, às 20 horas, no Teatro do SESI-SP.

O bate-papo é uma oportunidade para conhecer mais detalhes sobre a brilhante e curta trajetória da atriz e intérprete Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida como Carmen Miranda. Ao longo de seus 20 anos de carreira, a “moça das frutas na cabeça” gravou mais de 300 canções – 279 no Brasil e mais 34 nos Estados Unidos. Vista por muitos como uma mulher à frente de seu tempo, foi a primeira sul-americana a ter uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Teve uma projeção internacional que nenhum outro brasileiro alcançou.

Carmen Miranda

Carmen Miranda (Foto: Reprodução)

Até hoje, suas músicas são presença marcada em bailes de carnaval e povoam grande parte do que constitui o imaginário popular brasileiro. É com esse embalo que a cantora convidada Greice Ive, acompanhada do guitarrista João Castilho, relembrará grandes clássicos como O Que É que a Baiana Tem?, Balancê, Na batucada da vida, E o mundo não se acabou, South American Way, Disseram que Voltei Americanizada, Chica Chica Boom Chic, entre outros.

As reservas antecipadas para o evento já podem ser realizadas pelo site do SESI. Os ingressos remanescentes serão distribuídos no dia do evento, a partir das 13 horas (horário de abertura da bilheteria). Para quem não puder comparecer, também será realizada transmissão ao vivo.

Em dez edições ao longo do ano, o InteligênciaPontoCom procura aproximar do público os principais criadores e pensadores das artes e da cultura no cenário nacional. Seus convidados são nomes expressivos da literatura, da música, do cinema, do teatro, da dança, das artes visuais, do pensamento e da comunicação que falam sobre seus trabalhos e suas descobertas, num bate-papo descontraído com o público.

OS PARTICIPANTES

Cantora Ive

Ive (Foto: Reprodução)

Greice Ive

A cantora e compositora nascida em Brasília e radicada no Rio de Janeiro, Greice Ive (1982), começou a cantar aos cinco anos de idade. Pupila do trompetista Márcio Montarroyos, Ive tem dois álbuns lançados: Ao Som de Greice Ive e Sem Moldura. Em 2013, fez uma pequena turnê pela Ásia, passando por Hong Kong, Macau e Cingapura.

Ruy Castro

Jornalista de formação, o escritor e pesquisador mineiro Ruy Castro (1948), é reconhecido pela produção de importantes biografias como O Anjo Pornográfico, sobre a vida de Nelson Rodrigues (1912-1980); Estrela Solitária, sobre Garrincha (1933-1983); e Carmen, sobre Carmen Miranda (1909-1955). Seus escritos sobre a cantora lhe renderam dois prêmios Jabuti em 2006 nas categorias Biografia e Livro do Ano.

 

 

SERVIÇO

Carmen Miranda no InteligênciaPontoCom
Local: Teatro do SESI-SP | av. Paulista, 1.313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Quando: 26 de agosto (quarta-feira), 20h
Duração: 110 minutos
Capacidade: 456 lugares
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita – reservas antecipadas pelo site. Os ingressos remanescentes são distribuídos no dia do evento, a partir das 13h.
Transmissão ao vivo –  www.sesisp.org.br/transmissao-online | Eventohttps://www.facebook.com/events/1623539624551485/

 

Matérias Relacionadas
Sapato Anos 40
Breve história dos sapatos: os anos 1940
Carmen Miranda
Carmen Miranda – uma pin-up brasileira em terras americanas
Carnaval
O carnaval brasileiro no tempo das marchinhas
A jornalista brasileira que conviveu com Marilyn Monroe, Elvis Presley e Carmen Miranda

Deixe um comentário

um × 5 =