Home > Destaque > Vintage Homes: Pin-Up Marilia Skraba mostra sua casa retrô em nova série do UR

Vintage Homes: Pin-Up Marilia Skraba mostra sua casa retrô em nova série do UR

16 de setembro de 2016, por Mirella Fonzar
Lifestyle

Não basta apenas vestir-se como se estivesse em uma década passada. Para adotar um lifestyle vintage genuíno, é preciso investir também na decoração da casa retrô e levar o estilo para os pequenos detalhes. Para provar que isso é possível, o Universo Retrô lança uma nova série que promete invadir a casa de personalidades brasileiras que vivem o retrô em seu dia a dia.

Para dar início à série Vintage Homes, a Pin-Up curitibana Marilia Skraba, que também é estilista da marca retrô Sundae Inc e stylist da produtora Be a Bombshell, abriu sua casa em Santo André (SP) para um ensaio fotográfico, clicado pelo fotógrafo Marcello Garcia, com beleza de Silvia Britto. Nas fotos, uma verdadeira viagem aos anos 1950, década que a pequena residência foi construída e até hoje mantém seu estilo intacto.

Fotos: Marcello Garcia

Fotos: Marcello Garcia

Com decoração toda inspirada nas tendências da época, os ambientes trazem móveis e objetos vintage genuínos, além de peças modernas restauradas e customizadas, com orgulho, pela própria Marilia. Ela, que conquistou o 2º lugar do Miss Pin-Up, na 18º edição do Viva Las Vegas Rockabilly Weekend (o maior festival de cultura vintage do mundo), é apaixonada por decoração e, para onde for, leva sua cozinha retrô cor de rosa. Abaixo, você confere o ensaio completo e mais detalhes sobre sua casa, inspirações e estilo de vida.

Universo Retrô – Como e há quanto tempo começou seu interesse pela decoração vintage?

Marilia Skraba – Meu interesse pela decoração vintage surgiu no mesmo momento em que comecei a me interessar pela moda alternativa, quando fiz minha primeira viagem ao exterior e morei um tempo na Flórida. Eu tinha 22 anos, mas já morava sozinha desde os 14, e gostava de garimpar coisinhas para casa em lojas de departamento e decoração. Quando descobri que haviam opções de eletrodomésticos coloridos para comprar por lá, me encantei por uma batedeira KitchenAid rosa, e foi o início de uma longa paixão pelas cores e curvas da decoração vintage/retrô.

Fotos: Marcello Garcia

Fotos: Marcello Garcia

Universo Retrô – E o lifestyle, acha que uma coisa caminha junto com a outra?

Marilia Skraba – Com certeza! Na medida em que trabalho pesquisando a moda da década de 1950 e convivo com pessoas com a mesma paixão, vou descobrindo novos itens de decoração. Da mesma forma que uso a moda para me expressar, faço da decoração o mesmo artifício. Até mesmo me especializei em fazer cupcakes e cheesecakes, me inspirando em receitas dos pratos tradicionais dos anos 50, tudo acaba sendo relacionado.

Fotos: Marcello Garcia

Fotos: Marcello Garcia

Universo Retrô – Quais suas principais referências e inspirações na hora de decorar?

Marilia Skraba – Parto do princípio das cores, muitas cores, que são uma característica forte na temática decorativa dos anos 50 e 60, mas não sigo necessariamente uma referência. Vou me apaixonando por peças específicas e montando o cenário em volta delas para que tudo combine.

Fotos: Marcello Garcia

Fotos: Marcello Garcia

Universo Retrô – Sua casa atual também é antiga? Nos conte um pouco sobre o imóvel.

Marilia Skraba – Sim! Moro em uma casinha dos anos 50, em Santo Andre (SP), ainda com os tradicionais pisos de caquinho são caetano, no quintal, e uma varanda perfeita para um chá gelado no meio da tarde com as amigas Pin-Ups.

Fotos: Marcello Garcia

Fotos: Marcello Garcia

Universo Retrô – É possível misturar vintage, retrô e moderno? Ou você tem preferência por algum estilo específico?

Marilia Skraba – É possível e necessário. Para que o ambiente não fique muito datado ou pesado, costumo usar elementos sofisticados, misturados com objetos carregados de história e referências pessoais. Se os artigos decorativos tiverem algum tipo de detalhe, prefira fazer o contraponto com tonalidades neutras e outras peças mais simples. Não devemos também abrir mão do conforto e tecnologia, por exemplo, em meu quarto adaptei um colchão box com a cabeceira e pés de uma cama estilo Luis XV. Gosto também desta mistura de móveis mais rebuscados com as linhas mais retas e pés palito do estilo Mid-Century.

Fotos: Marcello Garcia

Fotos: Marcello Garcia

Universo Retrô – De onde vem os móveis da sua casa? Onde costuma comprá-los?

Marilia Skraba – Alguns móveis herdei de minha mãe, que possui o mesmo gosto por peças de época, com uma inclinação maior para o estilo barroco. Outras peças adquiri em antiquários e lojas de móveis usados. Os itens menores de decoração, na grande maioria, são americanos, pois lá a cultura do retrô é mais intensa e encontramos peças incríveis, algumas réplicas, outras garimpos vintage. A grande maioria dos móveis acabo reformando e pintando por conta, além de ser mais econômico e trazer personalidade à casa, é um grande passa-tempo.

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Universo Retrô – Qual seu ambiente preferido na casa?

Marilia Skraba – Minha cozinha cor de rosa. Rosa não é minha cor preferida, mas passou a ser o tema de minha cozinha, quando trouxe de minha viagem um liquidificador, uma batedeira e uma torradeira retrô nesse tom. Como aqui não encontrava móveis para combinar com eles, fui pintando os armários, mesa, mudando os puxadores por corações rosa de cerâmica, e trocando a cor da geladeira para que ganhasse um ar mais antigo. Primeiro ela foi rosa choque, depois lilás, menta e agora optei por azul Tiffany, para fazer par com as cadeiras de fórmica originais dos anos 50, que adquiri por uma bagatela e tive de reformar. O fogãozinho também é réplica dos modelos de esmaltados da época.

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Universo Retrô – Demorou para chegar aonde queria com a decoração?

Marilia Skraba – A casa está em constante mudança, nunca me satisfaço plenamente com um cômodo. Em cada mudança de imóvel, mudo também as cores das peças, das paredes e transformo tudo, para não cansar. Ainda pretendo garimpar mais itens originais de época, como uma geladeira, e tenho o sonho de consumo da batedeira KitchenAid. São metas a serem conquistadas aos poucos.

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Universo Retrô – Quais dicas você daria para uma pessoa que está começando a decorar uma casa vintage?

Marilia Skraba – Não tenha medo de pôr a mão na massa! Garimpe muito em lojas pequenas, que possuem tesouros escondidos e não se preocupem se não estiverem em boas condições. Basta ter um pouco de dedicação e criatividade, para restaurar as peças e deixar tudo com a sua cara!

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Matérias Relacionadas
Como compor a decoração de casa com quadros retrô
Decoração Games
7 itens para fazer uma decoração de videogames retrô na sua casa
6 dicas para decorar varandas e terraços com o estilo retrô
Natal das Pin-Ups: Como incorporar a temática natalina nos looks retrô

Deixe um comentário

sete + quinze =