Home > Destaque > 2023 se encerra como um dos anos mais bem sucedidos para a cena ‘a-billy’ nacional; confira retrospectiva e saiba o que esperar para 2024

2023 se encerra como um dos anos mais bem sucedidos para a cena ‘a-billy’ nacional; confira retrospectiva e saiba o que esperar para 2024

8 de janeiro de 2024, por Mirella Fonzar
Música

Se em 2022 falava-se no retorno à vida normal pós-pandemia, incluindo a volta dos eventos musicais, com certeza 2023 ficou marcado como um dos anos mais bem sucedidos para a cena “a-billy” nacional, ou seja, para tudo o que envolve rockabilly, rock ‘n roll 50’s, psychobilly, hillbilly, e seus agregados, como o surf music, o R&B, o blues, o ska, o punk rock e afins.   

Repleto de atrações internacionais e bandas nacionais mais ativas do que nunca, 2023 trouxe uma vasta opção de eventos do underground, incluindo festas temáticas, festivais e shows memoráveis, como nunca antes no Brasil. Os organizadores de eventos apostaram grande na programação deste ano que passou e a expectativa para 2024 é que essa onda festiva continue a todo vapor.

Fechando 2023 já com novidades para 2024

Bettie and The Rurals no Gaz Burning Bar
Bettie and The Rurals no Gaz Burning Bar em dezembro de 2023 (Foto: Diorandi Nagao | Reprodução)

Exemplo disso é que para fechar o ano de 2023, no fim de dezembro aconteceram dois shows internacionais de rockabilly em São Paulo, com organizadores distintos; no sábado, 16, e no domingo, 17, respectivamente. Enquanto a Rockers in Brazil trouxe Charlie Hightone direto da Espanha para o Rockabilly Christmas, na Água Rasa, o Gaz Burning Bar trouxe a banda Bettie and The Rurals do Chile, para sua festa de encerramento e lançamento de seu calendário de Pin-Ups.

Charlie Hightone e The Rockin Hunters no Rockabilly Christmas Rockers In Brazil em dezembro
Charlie Hightone e The Rockin Hunters no Rockabilly Christmas da Rockers In Brazil em dezembro (Foto: Diorandi Nagao | Reprodução)

Durante o Rockabilly Christmas, a produtora Rockers, liderada por Monica Boop, também aproveitou para lançar seu calendário de Pin-Ups deste ano e anunciar as atrações do seu próximo grande evento. O Rock This Town Festival 2024 será realizado nos dias 16, 17 e 18 de agosto e contará com a banda britânica Matchbox, um clássico Teddy Boy dos anos 1970/1980, e a banda de rockabilly The Spuniboys, da França, que, apesar dos rostos jovens, seguem na estrada desde 2006.

Assista abaixo a um dos clipes de maior sucesso da banda The Spuniboys:

Curitiba-a-billy para começar 2024 com tudo

O ano de 2024 também começa com grande expectativa para eventos “A-Billy” em Curitiba. Para abrir o ano, no dia 20 de janeiro rola a segunda edição da Pool Party Rocket ‘n Rodder, que este ano aposta em atrações de fora do Paraná, como a banda Crazy Legs e o DJ Wagnão, de São Paulo, para animar o evento à beira da piscina. A festa, que começou como uma comemoração para os aniversários dos amigos e rockers, Miss Rocket (Karine Almeida), Jean Moraes e Victor Rodder, já está com o primeiro lote de ingressos esgotado.

DJ Wagnão na primeira edição da Rocket 'n Rodder em 2023
DJ Wagnão discotecando em vinil na primeira edição da Rocket ‘n Rodder em 2023 (Foto: Almscars Fotografia | Reprodução)

Ainda em Curitiba, durante o Carnaval, acontece o tradicional Psycho Carnival, entre os dias 8 a 12 de fevereiro. Essa é a 23° edição do maior festival de Psychobilly da América Latina, que este ano aposta em clássicos como os dinamarqueses do Nekromantix e o que há de mais recente na cena Psychobilly da América do Sul, como Jinetes Fantasmas e Ghost Bastards, da Argentina, e Voodoo Zombies, do Chile. 

Tampa do Caixão no Psycho Carnival de 2017
Tampa do Caixão no Psycho Carnival de 2017. A banda de Joinville faz parte também do line-up de 2024 do festival curitibano (Foto: CWB Live | Reprodução)

Após um hiato de 2 anos por conta da pandemia de COVID-19, o Psycho Carnival foi retomado em 2023 e ficou bastante marcado pela mistura entre gêneros musicais. Além das tradicionais bandas de psychobilly e rockabilly, o evento iniciou uma maior aproximação do punk rock, algo que podemos perceber também nesta próxima edição, com nomes clássicos como Cólera e Relespública, entre outros confirmados.

Ouça abaixo ao sucesso Subcultural Girl da banda Nekromantix:

A força do Gaz Burning no underground

Mas, engana-se quem acha que essa mistura entre rockabilly/psychobilly com punk rock ou outras vertentes só acontece em Curitiba. O Gaz Burning Bar, um dos mais populares redutos “A-Billy” de São Paulo, apostou em diversos eventos para unir ambas audiências em 2023 e segue seu calendário para 2024 com uma programação bastante variada voltada para diversos subgêneros do rock ‘n roll, a partir do dia 5 de janeiro. 

Banda de Punk-a-billy 13 Bats no carnaval de 2023 no Gaz Burning
Banda de Punk-a-billy 13 Bats da Espanha, no carnaval de 2023 no Gaz Burning (Foto: Diorandi Nagao | Reprodução)

Abrindo os trabalhos do Gaz, no dia 14 de janeiro acontece a primeira GazBilly do ano, festa periódica organizada por Patty Boop que aposta em bandas de rockabilly. O evento abre sua programação com duas bandas que vêm ganhando bastante destaque na cena paulista, Pedrito and The Rockin Hunters e Leo Rocker and The Old Boys. Para fechar o mês, outras duas bandas que elevam o surf music nacional à potência máxima, Mullet Monster Mafia, de Piracicaba, e Jubarte Ataca, de Natal, em evento programado para o dia 27.  

Banda Pedrito & The Rockin Hunters em apresentação no Gaz Burning Bar
Banda Pedrito & The Rockin Hunters em apresentação no Gaz Burning Bar, local onde voltam a se apresentar no próximo dia 14 de janeiro (Foto: Diorandi Nagao | Reprodução)

O Gaz Burning Bar realmente não poupa esforços para apoiar a cena local e trazer bandas de fora. Com música ao vivo rolando de quinta a domingo, o bar comandado por Rodrigo Veri fez história em 2023 e conquistou definitivamente seu espaço de importância para o underground. A casa, que foi inaugurada em 2021 e caiu no gosto dos paulistanos por ser localizada em uma área aberta, em uma rua sem saída, ao lado da estação Água Branca, é o local que faltava na cidade de São Paulo depois do isolamento social.

Assista abaixo ao show de The Mullet Monster Mafia, que em breve se apreseta no Gaz Burning Bar:

Novos festivais ganhando força

O know-how de Veri, inclusive, foi o que o impulsionou, ao lado de parceiros, para criar um novo festival de música em 2023, o Sungrass, que aconteceu em novembro do ano passado em Piracaia, interior de São Paulo. Às margens da represa Jaguari, numa área de camping, rolou a primeira edição do festival de country, blues, folk, rockabilly e bluegrass. Ainda não foi divulgada a segunda edição, mas torcemos que ele se repita em 2024. 

Banda The Bessies Blues no Sungrass Festival 2023
Banda The Bessies Blues no Sungrass Festival 2023 (Foto: Reprodução | Instagram)

É fato, 2023 saiu realmente na frente quando o assunto foram os festivais. E um dos eventos de maior destaque aconteceu em agosto: a segunda edição do Rock This Town Festival, em São Paulo capital. Com entrada gratuita, o festival organizado pela Rockers In Brazil, com apoio da Vereadora Edir Salles, contou com uma vasta programação voltada para a cultura dos anos 1950, incluindo shows do cantor americano de R&B, Les Greene, e da banda Teddy Boy, Furious, da Alemanha, concursos de dança e de Pin-Ups, bazar retrô, etc.

Les Greene e orquestra Soul Booggie no segundo Rock This Town Festival Brazil
Les Greene e orquestra Soul Booggie no segundo Rock This Town Festival Brazil (Foto: Jeruza B. Quadros)

No ano passado, a Rockers in Brazil também iniciou uma parceria com a Prefeitura de Ribeirão Pires, realizando, em junho, uma edição pocket do Rock This Town, na cidade localizada na região metropolitana de São Paulo. Com diversas atrações nacionais de rockabilly gratuitas e feira retrô, o evento já está confirmado para se repetir novamente neste ano.

Rock This Town Ribeirão Pires teve apresentação de Henry Paul Trio
Rock This Town Ribeirão Pires teve apresentação de Henry Paul Trio (Foto: Diorandi Nagao | Reprodução)

Outros festivais também marcaram 2023, como a primeira edição do “Segundo Campeonato Mineiro de Surfe”, em São Paulo capital. Com 9 bandas de 6 diferentes estados do Brasil, o festival organizado pela Reverb Brasil Records é um irmão mais novo do “Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe”, que foi criado em 2000 em Belo Horizonte e é considerado o festival de surf music mais longevo do mundo e o mais importante da América Latina, e este ano chegará a sua 20* edição. 

Banda Las Mucuras de Manaus em show na primeira edição do "Segundo Campeonato Mineiro de Surfe" em São Paulo
Banda Las Mucuras de Manaus em show na primeira edição do “Segundo Campeonato Mineiro de Surfe” em São Paulo (Foto: Gusto Nishida | Reprodução)

O nome é curioso, mas o termo “Primeiro” refere-se ao pioneirismo da iniciativa no Brasil e, ao contrário do que se imagina, não existem competições no festival. A força da marca é tanta que lhe rendeu um Grammy Award na categoria “Best Example of Using the Virus to your Advantage” (Melhor exemplo de como usar o vírus a seu favor), durante a pandemia. Ainda não sabemos se a edição paulistana se repetirá ou informações sobre a próxima edição do festival mineiro.

Assista abaixo ao show da banda baiana Retrofoguetes, no Segundo Campeonato Mineiro de Surfe:

A cultura custom como impulsionadora da cena “A-Billy”

Ainda no quesito longevidade, outro evento bastante tradicional que já tem data para acontecer é o Santa Catarina Custom Show. Com a sua 12º edição programada para os dias 12, 13 e 14 de julho em Balneário Camboriú, Santa Catarina, o evento, que é considerado um dos maiores da Kultura Kustom brasileira, além da extensa programação voltada para os carros antigos e customizados, colecionadores e Pin-Ups, costuma atrair milhares de visitantes anualmente por conta da programação musical que mistura blues, rockabilly, hillbilly, surf music e afins.

O guitarrista de blues Maurice John Vaughn (Chicago/EUA) no Santa Catarina Custom Show 2023 (Foto: Thais Duffeck | Divulgação SC Custom Show)

Essa mistura entre Kultura Kustom e a cena “a-billy” é garantia de sucesso também no Lucky Friends Rodeo Motorcycle, que acontece em outubro em Sorocaba, interior de São Paulo. O Rodeo é um evento de Flat Track organizado pela Lucky Friends desde 2016 e traz em seu DNA uma forte programação musical voltada para o rock alternativo. Em 2023, trouxe atrações internacionais de peso como Hillbilly Moon Explosion (Suiça), The Toasters (EUA) e Angry Zeta (Argentina), entre outros. Ainda não há informações sobre a programação para 2024. 

Hillbilly Moon Explosion (Suiça) em apresentação no Lucky Friends Rodeo Motorcycle (Foto: Tiago Rossi | Reprodução Instagram)

Outros encontros e eventos voltados para a Cultura Custom e o rock ‘n roll também aconteceram ao longo de 2023 e são esperados para 2024 em todo o território nacional. É o caso do Rural Pride Kustom Kulture, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, em agosto, e do Curitiba Custom Day, na capital paranaense, em novembro.

Banda Zona Western no Rural Pride 2023
Banda Zona Western e Pin-Ups no Rural Pride 2023 (Foto: Divulgação | Rural Pride)

2023 e sua vasta opções de festas

Além dos festivais citados acima, muitos foram os eventos e festas realizadas em 2023 que fizeram do ano que passou um marco para a cena ‘a-billy’, especialmente em São Paulo capital. Os fãs do Rockabilly Teddy Boy, por exemplo, puderam curtir shows memoráveis de bandas alemãs como Foggy Mountain Rockers e Black Raven, realizados pela Barbearia Nápoles no Ton Ton Jazz e no Rockwheels, em março e novembro, respectivamente.

Show da banda alemã Black Raven no Rockwheels
Show da banda alemã Black Raven no Rockwheels (Foto: Diorandi Nagao | Reprodução)

Quem curte dançar também não faltaram opções, como as periódicas festas dançantes de rockabilly Bar com Rockabilly, no Garagem 55, a queridinha ‘Quinta Vintage’ do Benedictus Music Bar, e a tradicional Pin-Ups Party, que em 2024 completa 20 anos em atividade e desde 2022 realiza eventos no antigo The Clock Rock Bar, em Perdizes, entre tantas outras. 

A Pinups Party é uma das mais tradicionais festas dançantes de rockabilly de São Paulo
A Pinups Party é uma das mais tradicionais festas dançantes de rockabilly de São Paulo (Foto: Diorandi Nagao | Reprodução)

O ano que se passou também marcou a volta de bandas icônicas como Crazy Legs, Henry Paul Trio e WanTeds, que há algum tempo estavam paradas; novos projetos surgindo e renovando a cena, como Pedrito and The Rockin Hunters e Big Deal; e bandas lançando sons autorais nas plataformas, como Red Lights Gang, Los Clandestinos, Gab Halstead, Spitfire Demons e Asteroides Trio. Só para citar alguns nomes.

Banda paulistana de rockabilly Crazy Legs volta à ativa 10 anos depois com formação com Caio Durazzo
Banda paulistana de rockabilly Crazy Legs volta à ativa 10 anos depois com formação com Caio Durazzo (Foto: Divulgação | Crazy Legs)

Além de brasileiros presentes no line-up de festivais internacionais, como Christine and Her Rockers, que se apresentou no Viva Las Vegas Rockabilly Weekend do ano passado, e Old Chevy, confirmado para este ano, 2023 ficou marcado por bandas com agenda movimentada dentro e fora da cena, como Seedão HD e Os Destruidores de Arquivo, Dan and His Rockers, Hurricane Brothers, Ruby Woo e Leo Rocker and The Old Boys, entre tantos outros.

Banda Old Chevy de Minas Gerais é presença confirmada este ano no Viva Las Vegas Rockabilly Weeken
Banda Old Chevy de Campinas – SP é presença confirmada este ano no Viva Las Vegas Rockabilly Weeken (Foto: Viviane Yamatogue | Reprodução)

O crescimento de uma agenda “A-Billy”

Para Celina Caldas, uma das criadoras da Agenda Rockabilly – página responsável pela divulgação do cronograma de eventos do gênero e vertentes – 2023 foi um ano muito rico e as expectativas para 2024 são altas. “Uma programação vasta de shows todo fim de semana, concursos de dança, de Pin-ups, a vinda de bandas internacionais praticamente a cada dois meses, eventos patrocinados por prefeituras, festas temáticas, assim como retorno de bandas antigas e surgimento de grupos novos renovaram muito a cena. Com certeza estamos vivendo um período muito rico.”, acredita Caldas.

Campeonato de dança no Rock This Town Festival Brazil em agosto de 2023
Campeonato de dança no Rock This Town Festival Brazil em agosto de 2023 (Foto: Jeruza B. Quadros | Reprodução)

O crescimento da página Agenda Rockabilly é um exemplo na prática desta movimentação na cena ‘a-billy’. Surgido como um grupo de Facebook em 2021, com o objetivo de facilitar a comunicação dos poucos corajosos que começavam a sair de casa para dançar em São Paulo, logo após o início da vacinação contra o COVID-19, hoje o grupo, que se estende ao whatsapp, se transformou em uma espécie de veículo de comunicação para a divulgação dos eventos que envolvam a cena ‘a-billy’. 

Frequentadores dançando na festa Pin-Ups Party, no antigo The Clock Rock Bar
Frequentadores dançando na festa Pin-Ups Party, no antigo The Clock Rock Bar (Foto: Diorandi Nagao | Reprodução)

Os desafios para a cena “A-Billy” em 2024

Como pudemos conferir ao longo dessa matéria, as expectativas para 2024 são bastante altas. Com as novas edições de festivais, a vinda de bandas internacionais e a movimentação de atrações locais, a cena ‘a-billy’ brasileira tem tudo para crescer e expandir seus horizontes para além do underground. 

No entanto, ainda é preciso compreender sua pluralidade e exercitar ainda mais a boa convivência entre tribos e diferentes grupos. Precisamos entender que há espaço para todos e quanto mais iniciativas existirem dentro da cena – seja de onde elas vierem -, maiores serão as possibilidades de fazer com que o movimento cresça no país, se mantenha vivo e ganhe o espaço e visibilidade que merece. 

Sayuri Yamamoto, baixista da banda Los Clandestinos, encantando garotinha de seu show no Gaz Burning
Sayuri Yamamoto, baixista da banda Los Clandestinos, encantando público e garotinha em no Gaz Burning (Foto: Diorandi Nagao | Reprodução)

Ao invés de tentar nomear quem faz o melhor evento ou qual banda agita mais, por exemplo, talvez seja interessante entendermos que todos fazem acontecer, cada um à sua maneira, ao seu estilo. A cena não pertence a nenhum grupo específico; ela sempre foi e continuará sendo composta por diferentes pessoas, portanto, aprender a conviver e respeitar as diferenças é fundamental.

Existem muitos desafios ao longo do caminho para que o que aconteceu em 2023 não se limite a um fenômeno isolado, mas a principal maneira de apoiar esse movimento continuar existindo é FAZENDO PARTE; seja frequentando os eventos ao longo do ano, levando pessoas de fora para conhecer, incentivando a produção musical autoral e outras iniciativas.

Através do respeito às novas, às antigas gerações, às diferenças, ao que foi e ao que vem, podemos construir, JUNTOS, uma cena (ou cenas!) muito melhor para todos os apaixonados pelas raízes do rock ‘n roll aqui no Brasil. Que 2024 seja próspero!

1 Response

Deixe um comentário