Home > Destaque > Chaves – A Exposição chega com muitas curiosidades e segredos no MIS em janeiro

Chaves – A Exposição chega com muitas curiosidades e segredos no MIS em janeiro

22 de dezembro de 2023, por Leila Benedetti
Eventos
Chaves - A Exposição

Enquanto os mineiros tem um bar/restaurante, os paulistanos recebem no MIS Experience uma exposição toda dedicada ao Chaves. Este evento não apenas é uma celebração pelos 40 anos da estreia da série no Brasil, como também oferece ao público a oportunidade de desvendar as curiosidades e os segredos mais bem guardados da famosa Vila

De acordo com o site oficial, a série Chaves (e obviamente a sua “irmã”, Chapolin) será exposta pela primeira vez com itens originais, além de muita imersão e interação, em 26 salas que somam mil metros quadrados. Além disso, muitos dos cenários icônicos da produção de Roberto Bolaños serão recriados da forma o mais fiel possível para o público reviver, nem que seja por alguns minutos, os acontecimentos dos episódios ou até mesmo dar seus cliques para suas redes sociais. 

Chaves – A Exposição entrará em cartaz a partir do dia 5 de janeiro e os ingressos já podem ser adquiridos no site da Total Ticket

Chaves - A Exposição
(Chaves e Chapolin ganham exposição com acervo original pela primeira vez no Brasil. | Foto: Divulgação/MIS Experience)

A estreia de Chaves e Chapolin no Brasil

Lançadas com sucesso no México no início dos anos 70, Chaves e Chapolin foram ao ar pela primeira vez na televisão brasileira em agosto de 1984 por meio de uma parceria entre as emissoras SBT e a internacional Televisa. Ambas as séries são bem inocentes, tem piadas repetitivas, efeitos especiais e direção de arte duvidosos, além de que já era uma produção considerada antiga, da década passada, mas caíram no gosto do público brasileiro e se tornaram marca registrada e curinga do canal de Silvio Santos

A estreia de Chaves se deu no dia 24 daquele mês e ano como um quadro no programa infantil TV Powww!, cuja principal atração era um game interativo onde as crianças ligavam e participavam gritando “powww!” para disparar um comando de um jogo eletrônico. O mesmo aconteceu com Chapolin, só que três dias antes. 

TV Powww!
(Chaves e Chapolin estrearam como um quadro do programa infantil TV Powww! | Foto: Reprodução)

Até 1991, a SBT (então chamada TVS) tinha sua própria equipe de dublagem para as produções que chegavam de fora, a MAGA. O diretor desse departamento, Marcelo Gastaldi, que, aliás, também era ator, foi quem “emprestou a voz” para os personagens principais, interpretados por Bolaños. Essas séries podem ter ido ao ar por décadas na emissora, bem como terem sido redubladas por outras equipes em certos casos. Mas as vozes da MAGA foram eternizadas naquelas produções, revoltando seus fãs quando percebem que seus personagens favoritos não estão com suas “vozes originais”. 

O sucesso de Chaves e Chapolin foi tanto que as séries deixaram de ser um mero quadro do TV Powww! e ganharam seus próprios horários. Ambas chegaram a ganhar o horário nobre da emissora, que é a das 20h, mas se estabeleceram mesmo no horário de almoço, entre o meio-dia e 13h, faixa esta em que permaneceram desde o final dos anos 80 até meados dos anos 2000. Entretanto, em qualquer horário que fossem exibidos, os índices de audiência do SBT sempre subiam horrores. 

Marcelo Gastaldi
(Marcelo Gastaldi, a “voz oficial” de Chaves e Chapolin no Brasil. | Foto: Acervo/SBT)

Já nos anos 90, as séries passaram a vender produtos licenciados no Brasil, como um disco de trilha sonora e revistas em quadrinhos. Lojas de camisetas alternativas, como as de rock, também passaram a vender peças vermelhas com o coração amarelo do Chapolin. Enquanto isso, nos anos 2000 as séries começaram a ser afetadas pelas mudanças no SBT. Com isso, tanto Chaves como, principalmente, Chapolin passaram a ter idas e voltas na grade de programação.

As séries só voltaram a ter valor no SBT a partir de 2011, quando, por uma bela coincidência, as produções da franquia de Chespirito foram adquiridas pela Turner, que reprisou todas as séries, indo mais além de Chaves e Chapolin, com suas aberturas originais e episódios inéditos no Cartoon Network e Boomerang. A emissora de Silvio Santos conseguiu resgatar os “episódios perdidos”, que eram exibidos até entre o fim dos anos 80 e início dos 90, e os colocou de volta no ar.

Em 2020, os fãs de Chaves e Chapolin começaram a se sentir definitivamente órfãos de ambas as séries, pois a Televisa entrou em um desentendimento com o Grupo Chespirito, que detém os direitos das séries e é atualmente administrado pelo filho de Roberto Bolaños. Essa briga fez com que as produções fossem retiradas completamente do ar em todo o mundo.   

Serviço

Chaves – A Exposição

Local: MIS Experience – Rua Cenno Sbrighi, 250, Água Branca, São Paulo/SP
Data: 5 a 31 de janeiro de 2024, de terça a domingo à partir das 10h
Duração: 60 minutos
Classificação Livre

Matérias Relacionadas
La Chicharra
La Chicharra, a série obscura de Chespirito esquecida pelo público
Sem Querer Querendo
Sem Querer Querendo: confira as primeiras imagens da série biográfica de Bolaños
Sô Madruga Bar e Restaurante
Sô Madruga: conheça o bar e restaurante inspirado no universo do Chaves
Miguelito
Miguelito, a cópia brasileira trash e descarada de Chaves que virou lost media

Deixe um comentário