Não é à toa que os Estados Unidos da América – berço das modelos pin-up rendeu-se ao charme da mulher brasileira. Este fato deve-se a ela: Maria do Carmo Miranda da Cunha, a nossa pequena notável, Carmen Miranda.
Carmen, com toda a sua brasilidade, encantou Hollywood, na época palco de divas como Marilyn Monroe e Rita Hayworth. Linda e exuberante, Carmen cantava, dançava e caminhava no palco o tempo todo com uma graça e energia que lhe renderam o apelido de “Pequena Notável”, isso pela sua baixa estatura e seu espírito inquieto.
Suas famosas sandálias de plataforma de 10, 15 e até 18 cm de altura era uma de suas marcas registradas, já que a musa era de pequena estatura: 1,53 m de altura. Os balangandãs tornaram-se um ícone de Hollywood. O chamado “Miranda Look”, outra característica marcante da artista, eram os seus extravagantes turbantes, os quais remetiam à brasilidade eminentemente tropical, composto sempre por frutas como o abacaxi e a banana. Embora suas roupas fizessem alusão mais para a “rumba caribenha”, foi como baiana que Carmen e seus trajes ficaram consagrados.
Mas além de sua aparência extravagante Carmen se consolidou definitivamente como uma grande artista graças a sua graciosidade e temperamento forte. Como uma verdadeira pin-up, Carmen conhecia a força que tem toda a mulher que está à frente de seu tempo, chegando a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos.
Carmen tinha uma brejeirice encantadora, com seus olhinhos revirados e seu sempre semblante de sorriso aberto tinha um jeito sensual, debochado e alegre que imediatamente encantou a então elite americana. Em menos de seis meses em solo americano Carmen foi convidada a deixar suas marcas na Calçada da Fama na Hollywood Boulevard.
Até hoje sua marca está ao lado dos grandes astros e das divas do cinema de todos os tempos. A Pequena Notável tornou-se um mito da música, cinema e show business de renome internacional. Essa linda pin-up ainda é a personalidade brasileira mais conhecida no exterior.
No livro, “Carmen – Uma Biografia”, da Companhia das Letras, 2005, do autor Ruy Castro é possível saber mais sobre a vida da artista.