A Vudu!, uma das mais longevas marcas de moda e decoração retrô no Brasil, completa 10 anos e está cheia de surpresas para seus consumidores. A marca, que surgiu com uma proposta simples em 2008, tem acompanhado as mudanças no cenário e vem crescendo desde então.
Há uma década em ação, a Vudu! surgiu com a proposta de criar uma marca com produtos inspirados em tatuagens old school, rock and roll e temática vintage, que dificilmente são encontrados em lojas mais populares. Hoje, encontramos desde camisetas, até acessórios para cabelo e quadros decorativos.
Como em 10 anos muita coisa muda, não poderia ter sido diferente para a Vudu!. O público, adepto ao estilo vintage e retrô, só tem crescido, e segundo Ana Flávia Dias, uma das proprietárias da marca, que falou com o Universo Retrô, isso é ótimo, pois significa que mais pessoas estão interessadas no estilo retrô e rockabilly.
Além disso, Ana Flávia completa, “Há 10 anos os potenciais clientes da Vudu! eram as pessoas que já estavam inseridas nesse meio; hoje qualquer pessoa pode vir a ser um cliente e não ser necessariamente adepta ao estilo.”
Isso mostra também o quanto a marca tem estado atenta a essas mudanças e utilizam principalmente a internet como ferramenta para entender os seus consumidores, afirma Ana Flávia, que acredita que a internet reflete muito bem o que as pessoas vivem e gostam.
Com mais de 60 mil seguidores na página do Facebook e mais de 8 mil no Instagram, a marca é muito querida por seus consumidores, que só encontram a marca virtualmente, já que por ser uma equipe reduzida, os proprietários optaram por atuar apenas com e-commerce.
“Como somos em poucos decidimos nos focar exclusivamente na loja virtual. Mas no começo da Vudu e até 2015 fizemos alguns bazares sim, o último foi num evento no Sesc.”, diz Ana Flávia ao falar sobre a opção em atender seus clientes apenas online.
Mesmo com o cenário da moda retrô cada vez mais em ascensão e muitas marcas surgirem nesses últimos 10 anos, muitos reclamam da dificuldade em obter sucesso nos negócios trabalhando com o público retrô, o que faz muitas marcas desistirem do negócio. O que parece não ser a realidade da Vudu, que se mantém firme e forte nesses anos.
Quando questionada sobre o segredo do sucesso para a marca sobreviver tantos anos, Ana Flávia é bem clara, “Depende do que se considera sucesso. Se é ganhar muito dinheiro no segmento retrô, provavelmente não vai rolar. Isso não significa que não nos consideramos uma marca de sucesso. Se passamos a ideia que a Vudu é uma marca bem sucedida, então atingimos nosso objetivo: poder trabalhar com o que gostamos. Nossa visão de sucesso é essa, a realização e felicidade de trabalhar com o que gostamos.”
Com produtos inspirados no estilo vintage e retrô, rock and roll, tatuagens, customização e horror psycho, a marca consegue atingir diferentes públicos dentro do mercado retrô, e trabalham todas essas temáticas de forma bem equilibrada.
Para quem estiver interessado em adquirir produtos da marca, desde o começo do ano a Vudu! está convidando clientes e seguidores para participar de sorteios e grandes promoções. E a intenção é continuar a celebração o ano todo (já que a gente não lembra o mês exato que a Vudu começou (haha), finaliza.
Sou cliente há anos e a marca só melhora com o tempo, recomendo muito.