Home > Destaque > Carnaval de rua em São Paulo quer resgatar a folia de antigamente; conheça nossa lista de blocos

Carnaval de rua em São Paulo quer resgatar a folia de antigamente; conheça nossa lista de blocos

28 de janeiro de 2016, por Mirella Fonzar
Lifestyle

O Carnaval desse ano vai acontecer de sexta-feira, 5 de fevereiro, até a quarta-feira de cinzas, dia 10. Para quem visita ou mora na capital paulista, vale lembrar que um movimento interessante vem acontecendo neste período nos últimos anos: os blocos de rua, que resgatam a alegria e a magia do Carnaval de antigamente, com marchinhas, fantasias e outras folias.

Durante muito tempo, a comemoração em São Paulo limitava-se aos desfiles no sambódromo, clubes tradicionais e casas noturnas espalhadas pela cidade. Assim, a cultura dos bloquinhos acabou esquecida no passado. Mas, nos últimos dez anos, esse cenário mudou. Eles se espalharam e têm tomado conta da cidade, crescendo em número a cada ano.

Segundo dados do Viajanet, para 2016, estima-se que 2 milhões de pessoas sairão às ruas da capital a fim de curtir o feriado. O folião que ficar na cidade, pode encontrar festas para todos os gostos; com repertório que vai do jazz e rock ao samba e as tradicionais marchinhas. A seguir, selecionamos dicas de como curtir ao máximo o Carnaval paulista e algumas das melhores opções de blocos como antigamente!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

No Carnaval de rua de São Paulo você encontra blocos de todo tipo, dos tradicionais aos supernovos, mas que também podem ser inspirados pelo passado. Ao contrário do que aconteceu em 2015, quando foram organizados em alguns bairros, neste ano estarão por toda a cidade. A programação começa desde antes do feriado e continua em todos os dias de folia.

Dos 400 blocos esperados para tomar conta das ruas alguns dos mais esperados são: Nóis Trupica Mais Não Cai, com ensaio no dia 31/01 e banda tradicional de marchinhas, na Vila Madalena; bloco afro Ilú Obá De Min, no dia 05/02, que faz cortejo com canto/batuques aos orixás e samba enredo há 11 anos, na República; e o bloco Nu Vuco Vuco, no dia 13/02, com um repertório diverso de sambas e marchinhas, na Lapa.

Acadêmicos do Baixo Augusta

Acadêmicos do Baixo Augusta (Foto: Reprodução)

Entre os blocos com programação inusitada está o Faísca, no dia 29/01, na Liberdade, o Unidos do Swing, no dia 08/01, na Praça Roosevelt, e o Acadêmicos do Baixo Augusta, no dia 31/01, na Consolação. O primeiro fará uma homenagem a Grande Otelo, mas também virá com um “alerta” público para a questão da geração de energia no País. O Unidos do Swing, como o próprio nome já diz, traz em seu repertório muito jazz para a alegria dos dançarinos de lindy hop, enquanto o Acadêmicos homenageia David Bowie.

Ainda, o Bloco 13 D+, criado por um grupo de moradores e comerciantes do tradicional bairro do Bixiga, promete trazer o espírito do rock’n roll para o Carnaval. No dia 06/02, na Praça Treze de Maio, rola o CarnaVelhas, projeto carnavalesco da banda Velhas Virgens, que transformou todo o seu repertório em marchinhas de carnaval. Na mesma onda está o Bloco 77 – Originais do Punk, que desfila nos dias 06 e 08/02, na Vila Madalena. Como o nome sugere, o bloco traz sucessos do punk rock nacional em versão de marchinhas.

Vista sua fantasia, escolha um bloco e divirta-se!

Matérias Relacionadas
Lojão dos Shortinhos
“Lojão dos Shortinhos”: loja esportiva viraliza por vender calções dos anos 80 no carnaval do CE
Ritaleena
8 blocos de carnaval em São Paulo que homenageiam nomes da música brasileira
Entrudo
Entrudo: conheça a antiga tradição carnavalesca que foi proibida no país
Black Divine
Black Divine: Miss Pool Party é a Pin-Up do Mês do Universo Retrô em editorial carnavalesco

Deixe um comentário