Home > Destaque > Coletivo Pussy Riot é principal atração do festival Garotas à Frente

Coletivo Pussy Riot é principal atração do festival Garotas à Frente

13 de abril de 2019, por Jane Galaxie
Eventos

A atração principal do festival Garotas à Frente, que acontece dia 20 de abril (sábado) no Fabrique Club, em São Paulo, será o coletivo russo contrário a governos autoritários e ao sexismo: Pussy Riot, polêmico por suas intervenções que já ganharam destaque mundial, como no campo de futebol onde aconteceu a final da Copa do Mundo.

O Garotas à Frente é um festival que celebra a participação ativa das mulheres em todos os âmbitos da sociedade. O festival terá shows, exposição e workshop de produção de lambe e stêncil ministrado pelas garotas do Girls Rock Camp Brazil.

O evento leva o nome do livro que será lançado pela Powerline, Garotas à Frente, tradução do livro Girls To The Front de Sara Marcus que conta a cena riot girl americana encabeçada pelo Bikini Kill. No dia também rolará o lançamento do livro Read and Riot, da Nadya Tolokonnikova, umas das fundadoras do Pussy Riot.

Quanto as russas do Pussy Riot, sua apresentação mistura arte e letras anti-Pútin, anti-indústria farmacêutica, pró-liberdade de decisões sobre o próprio corpo, entre outros temas, cantadas furiosamente sobre bases sampleadas de músicas punk. A banda Bikini Kill, que criou e liderou o movimento Riot Grrrl nos anos 90 é, declaradamente, a grande fonte de inspiração, muito embora suas bases não estejam no repertório. O show de abertura será da banda Sapataria, de São Paulo.

Outra atração será a oficina de stencil e lambe do Girls Rock Camp Brasil, um acampamento de férias musical para meninas de 7 a 17 anos, de Sorocaba. As fantásticas Mathiza e Simone Siss vão orientar as participantes no processo criativo e produção e as obras feitas no dia serão expostas no local. A oficina é gratuita, acontece das 15 às 17 horas, e não dá acesso aos shows do festival. Todas as vagas já estão preenchidas.

SERVIÇO

Pussy Riot no festival Garotas à Frente
Evento: https://www.facebook.com/events/285488125446518/
Data: 20 de abril de 2019
Horário: a partir das 16 horas
Local: Fabrique Club
Endereço: Rua Barra Funda, 1071 (Barra Funda – SP)
Ingressos online: R$ 80,00 (1º lote – promocional e estudante), R$ 100,00 (2º lote – promocional e estudante)
https://pixelticket.com.br/eventos/3119/festival-garotas-a-frente-pussy-riot
Censura: 12 anos

Matérias Relacionadas
Riot Grrrl
Livro sobre feminismo dos anos 90 é lançado no festival Garotas à Frente
Bikini Kill
Coletânea brasileira homenageia disco de estreia das riot grrrls Bikini Kill
Kathleen Hanna
Kathleen Hanna: Há mais de 20 anos cantora já iniciava canções de protesto

Deixe um comentário

8 + 16 =