Home > Destaque > Livro sobre feminismo dos anos 90 é lançado no festival Garotas à Frente

Livro sobre feminismo dos anos 90 é lançado no festival Garotas à Frente

14 de abril de 2019, por Jane Galaxie
Eventos
Riot Grrrl

Festival Garotas à Frente, que acontece sábado (20), no Fabrique Club, terá Pussy Riot como atração principal e lançamento de livro sobre o movimento Riot Grrrls.

Escrito pela jornalista Sara Marcus, ela própria parte da brigada de riot grrrls que se espalhou pelos EUA nos anos 90, o livro Garotas à Frente: Como realmente aconteceu a revolução Riot Grrl conta, com riqueza de pesquisa e entrevistas, a história do movimento criado por Kathleen Hannah e Tobi Vail, do Bikini Kill, durante a terceira onda do feminismo, batizada de “revolução ao estilo das garotas” ou Riot Grrrl.

Estão lá também outras bandas como o Bratmobile, o Heavens to Betsy, o embrião do Sleater Kinney, a relação das Bikini Kill com o Nirvana, a admiração do Ian MacKaye por elas, além de trazer um recorte das algumas dezenas de milhares de zines que circularam pelos EUA nos anos 90.

Livro Garotas à FrenteO livro é sincero, e além de relatar uma trajetória de sucesso se aprofunda nas dificuldades encontradas pelas meninas, as discordâncias internas e eventualmente, em como o Girl Power foi cooptado pela mídia e pela indústria, ao mesmo tempo amplificando e abalando o ethos original.

O relato dinâmico de um movimento criado por garotas com paciência zero para o sexismo e nenhuma intenção de manter o silêncio.

“Garotas à frente não é apenas um documento histórico do movimento Riot Grrrl, que deu início à cena punk feminista e DIY, mas também uma inspiração tremenda para uma nova geração de garotas rebeldes e empoderadas.”
— Vanity Fair

 

Sobre a autora
Sara Marcus é uma escritora e musicista que vive no Brooklyn, em Nova York. Seus textos figuram em publicações como Slate, Time Out New York, The Advocate, The Philadelphia Inquirer e Heeb, na qual ela foi editora de política por cinco anos. Sara possui o título de MFA (Master of Fine Arts) pela Columbia University.

Serviço
Pussy Riot no festival Garotas à Frente
Evento: https://www.facebook.com/events/285488125446518/
Data: 20 de abril de 2019
Horário: a partir das 16 horas
Local: Fabrique Club
Endereço: Rua Barra Funda, 1071 (Barra Funda – SP)
Ingressos online: R$ 80,00 (1º lote – promocional e estudante), R$ 100,00 (2º lote – promocional e estudante)
https://pixelticket.com.br/eventos/3119/festival-garotas-a-frente-pussy-riot
Censura: 12 anos

Matérias Relacionadas
Coletivo Pussy Riot é principal atração do festival Garotas à Frente
Bikini Kill
Coletânea brasileira homenageia disco de estreia das riot grrrls Bikini Kill
Kathleen Hanna
Kathleen Hanna: Há mais de 20 anos cantora já iniciava canções de protesto
Conheça as famosas gangues formadas por garotas, mostrando ser um sexo nada frágil

Deixe um comentário

17 + onze =