Home > Destaque > Dafna Bar-el: Pin-Up israelense fala em entrevista para o Universo Retrô

Dafna Bar-el: Pin-Up israelense fala em entrevista para o Universo Retrô

29 de janeiro de 2021, por Daise Alves
Moda
Dafna Bar-el

Dafna Bar-el é uma pin-up israelense de 32 anos. Conhecida por muitas pin-ups brasileiras pelo seu cabelo rosa e por fazer belíssimos penteados vintage, tem grande conexão com o Brasil e com a América Latina.

Filha de pais uruguaios, Dafna têm um irmão que mora no Brasil e já visitou o país diversas vezes. Além disso, foi jurada no concurso Miss Pin-Up Quarentena, promovido pela Marília Skraba do Be a Bombshell, em formato online, no início da pandemia, o que a deixou ainda com mais contato com as garotas do país.

Na entrevista a seguir, Dafna fala sobre como se conectou com a cultura vintage, sua ligação com as pin-ups brasileiras, seus projetos pessoais e o que pensa sobre a comunidade vintage. Confira:

Dafna no estilo Old Hollywood
(Foto: The Elderwood)

Universo Retrô: Quando você se interessou pela estética vintage?

Dafna Bar-el: Eu me conectei com diferentes subculturas desde o colégio, ouvindo rock, punk e metal em diferentes períodos da minha vida. Eu ia no Myspace e seguia as modelos Pin-Up sem nem saber o nome do estilo delas, até mostrava as fotos para a minha cabeleireira para que ela fizesse em mim a franja “bettie bangs”.

Aos 18 anos, aprendi pela primeira vez que pin-up e rockabilly são uma subcultura e que outras pessoas gostavam dela. Imediatamente, descobri pessoas em minha cidade que gostavam do estilo e nos tornamos amigos. Costumávamos dar festas de rockabilly e até shows burlescos em Tel Aviv e houve um breve momento em que realmente havia uma cena começando aqui.

Por muitos anos, eu costumava usar principalmente roupas de reprodução porque elas eram mais acessíveis para mim, mas nos últimos anos, depois de visitar os EUA para férias mais longas, comecei a encontrar peças vintage de verdade e passei a colecioná-las.

Dafina com estilo inspirado nos anos 50
(Foto: Divulgação)

Universo Retrô: Você já esteve no Brasil. O que você achou do nosso país? Você viu alguma coisa sobre cultura vintage por aqui?

Dafna Bar-el: Sim! Na verdade, já fui muitas vezes, desde quando era adolescente que fui para um acampamento de verão. Desde então, tenho visitado a cada dois anos mais ou menos, porque meu irmão se mudou para São Paulo há cerca de 15 anos.

Tenho dois sobrinhos brasileiros lindos, então costumo sair com eles principalmente quando os visito. Mas, amo muito o Brasil e o povo brasileiro. E a língua portuguesa, é claro! Eu posso até entender algumas palavras porque tive que me comunicar com meus sobrinhos em português. Eu não fui a um show de rockabilly ou algo parecido no Brasil, infelizmente, mas eu já fui em alguns shows incríveis de drag!

Dafna Bar-el Marilyn Monroe’s hot pink niagara dress
(Foto: Divulgação)

Universo Retrô: Você tem muitos seguidores brasileiros ou conhece muitas pin-ups brasileiras?

Dafna Bar-el: Acho que tenho bastante, até porque o Brasil é um país muito grande e tem muitos entusiastas do estilo Pin-up. Eu também fui jurada no início da pandemia do concurso de pin-ups online de Marília Skraba, do Be a Bombsheel, então eu devo ter ganhado alguns novos seguidores brasileiros com isso também.

Eu também sigo e me comunico com algumas pin-ups brasileiras incríveis, como @murderqueen, @gabi.halstead, @missblackdivine e @dressedtokillyou.

Estilo pin-up cheesecake
(Foto: Divulgação)

Universo Retrô: O que fez você se mudar para Israel? Como é a cultura vintage aí?

Dafna Bar-el: Eu nasci em Israel, depois que meus pais imigraram para cá na década de 1980 do Uruguai. Eu moro em Tel Aviv nos últimos 12-13 anos. Tel Aviv é uma cidade muito legal e tem muita vida noturna, gente jovem e subcultura.

Não há muita cena vintage aqui, infelizmente, e a maioria das lojas vintage aqui têm principalmente roupas dos anos 70-80. Mas gosto muito de viajar e é onde posso ver o tipo de show ao vivo que gosto e também comprar roupas retrô e vintage (antes da pandemia, é claro!).

Turbante em penteado Vintage
(Foto: Reprodução)

Universo Retrô: “Estilo vintage, não valores vintage”. Você acha que a comunidade vintage tem muitas pessoas retrógradas?

Dafna Bar-el: Sim! Essa é uma frase pela qual vivo. Embora a maioria de nós seja atraída pela comunidade vintage porque achamos a estética romântica, acho que algumas pessoas conservadoras são atraídas pela cultura vintage e pela cultura rockabilly porque podem achar “valores antigos” atraentes. Mas, é importante manter essa frase em mente e nas nossas conversas para que saibam que não há lugar para isso na comunidade vintage.

Isso é algo que tem sido enfatizado apenas recentemente, então, ainda há muito trabalho a ser feito. Mas, banir marcas racistas e não permitir bandeiras confederadas em festivais de rockabilly é um bom começo.

Devemos lembrar que os direitos e privilégios que temos agora são porque os tempos mudaram e como mulher não consigo imaginar nenhuma outra mulher que realmente gostaria de voltar aos anos 1950 e morar lá. E isso, é algo que é ainda mais verdadeiro para minorias e pessoas lgbtq +.

Dafna com a camiseta "Vintage Style not vintage values"
(Dafna com a camiseta “Vintage Style not vintage values”)

Universo Retrô: Recenemente você fez um vídeo “Qual desses Pin-Up você é? Faça o quiz”. Você tem um tipo preferido?

Dafna Bar-el: Eu fiz este divertido quiz onde você pode responder algumas perguntas engraçadas e descobrir qual é o seu “tipo de pin-up”. Meu resultado foi “pin-up moderna” um pouco de mim mesma, já que adoro o estilo pin-up e vintage, mas também gosto de misturá-los.

Essa categoria é meio que o “hipster” pin-up, que pode ser vegano e “pra frente”. Mas todos os resultados do teste são positivos e acho que a maioria de nós tem um pouco de cada um.

Dafna para o Quiz "Which of these Pin-Up types are you?"
(Dafna para o Quiz “Which of these Pin-Up types are you?”)

Universo Retrô: Você criou cursos para cabelos vintage. Como está a demanda por esse tipo de curso? As meninas estão realmente interessadas em fazer cabelos inspirados no passado?

Dafna Bar-el: Até agora eu criei um curso online de pin-curling e atualmente estou trabalhando em um curso online completo de maquiagem pin-up que estou muito animada! O feedback até agora tem sido ótimo!

Além disso, acho que apenas pelas visualizações dos tutoriais do YouTube, fica aparente que a demanda por esse estilo é inacreditável, todo mundo sonha com um cabelo vintage perfeito.

Meu curso é mais específico para quem deseja alcançar este estilo sem usar qualquer calor ou mesmo rolos, e também quer um vídeo mais longo com passo a passo sobre como fazer isso, em vez de um pequeno tutorial.

Dafna Bar-el especialista em cabelos vintage
(Dafna Bar-el)

Universo Retrô: Como você tem percebido o crescimento da comunidade vintage e do estilo pin-up?

Dafna Bar-el: Realmente parece que está sempre crescendo e mais e mais pessoas estão adentrando todos os dias. Eu acho que algumas pessoas podem pensar que você tem que se comprometer com isso e usar roupas vintage e retrô todos os dias, mas não é o caso! Você pode brincar e usar este estilo sempre que quiser.

Universo Retrô: Para finalizar, deixe sua mensagem para as pin-ups brasileiras.

Dafna Bar-el: Muito obrigada por todo o apoio. Pessoalmente, não posso esperar para visitar o Brasil novamente. E estou muito feliz por poder me conectar com as pin-ups de todo o mundo, graças a esta bela comunidade online.

Estilo Old Hollywood
(Dafna com estilo mais Old Hollywood)

Instagram: @dafna_barel
Youtube: Dafna Barel
Curso Online
https://beautyschool.dafnabarel.com/
Pin-Up Quiz
https://beautyschool.dafnabarel.com/pages/quiz

Matérias Relacionadas
Dany Bunny
Dani Van Rogers: Coelhinha da Playboy dos anos 60 é tema do Pin-Up do Mês de março
Miss Nikkie Doll
Miss Nikkie Doll é a Pin-Up do Mês com ensaio fotográfico em monumentos históricos das ruas de Goiânia (GO)
10 Barbies pin-ups para você conhecer e colecionar
Lady von Page
6 performances de pin-ups inspiradas na arte burlesca para conferir no Santa Catarina Custom Show

Deixe um comentário