Home > Destaque > Editora do UR posa para ensaio gestante e dá dicas de como realizar fotos retrô na gravidez

Editora do UR posa para ensaio gestante e dá dicas de como realizar fotos retrô na gravidez

4 de dezembro de 2020, por Mirella Fonzar
Lifestyle
Ensaio grávida vintage

A fotografia é uma ótima forma de registrar momentos especiais de nossas vidas, por isso, não poderia ficar de fora do cronograma de nós, mamães, realizar um belo ensaio gestante para a espera do bebê – ou no meu caso, dos bebês (sou mãe de dois recém-nascidos gêmeos e um menino de 2 aninhos).

Para quem ainda acha que esse estilo de fotografia é algo engessado, estou aqui para provar que é possível fugir do lugar comum, mostrando um pouco dos ensaios que fiz em ambas as gestações. Ao contrário do que se imagina, essa pode ser uma oportunidade de ressaltarmos nossos gostos pessoais, estilos e como gostaríamos de recordar este período especial no futuro.

É possível adaptar o ensaio gestante para qualquer temática, inclusive, realizar fotos retrô na gravidez. Para as gestantes adeptas ao estilo Pin-Up, muitas são as possibilidades de temáticas, que vão das mais românticas e fofinhas às mais ousadas e empoderadoras. A seguir, trago alguns exemplos práticos e dicas para programar o ensaio dos sonhos.

Foto Pin-Up Grávida com estilo rococó
(Foto: Tainá Lossehelin)

A temática que mais combina com você

Antes de mais nada, analise bem seus gostos e o sentimento por trás do momento que está vivendo. Há mulheres que encaram a gestação de forma mais romântica do que outras. Essa pode ser a deixa para um ensaio gestante mais fofinho ou lúdico, por exemplo. Ao contrário daquelas que veem o período como algo mais empoderador e podem se descobrir poderosas em fotografias que ressaltam o corpo feminino, como o caso do boudoir.

Tudo é válido, desde que ressalte sua essência e registre de forma verdadeira este importante período. Vale usar a criatividade e pesquisar por referências em redes como o Instagram e o Pinterest. A seguir listei as minhas temáticas favoritas e aquelas que tive a oportunidade de fotografar em ambas gestações; com o Martin em 2018 e, recentemente, com os gêmeos, em 2020.

Ensaio materno com estética vintage
(Foto: Tainá Lossehelin)

Boudoir

Empoderamento é a palavra de ordem para um ensaio boudoir. Essa temática mais ousada na gestação nos mostra que nós, mulheres, podemos sim ser sensuais, mesmo carregando um filho no ventre. Esse tipo de fotografia é ideal para quem quer ressaltar as curvas deste período, utilizando roupas íntimas, como penhoares, camisolas, etc.

Optei por esta temática no último ensaio que fiz com a fotógrafa Tainá Losehëllin, por ressaltar mais o momento que estou vivendo. A produção ficou por conta de Daise Alves, enquanto Isabela Mantovani cuidou de cabelo e maquiagem.

Fotografia de grávida
(Foto: Tainá Lossehelin)

Rococó

Como sabemos, a fotografia retrô hoje é muito inspirada nas fotos vintage do século XX, em especial na figura das Pin-ups. Entretanto, os aspectos anteriores a este período também podem servir de referência para trazer ares do passado para os trabalhos fotográficos. É o caso da fotógrafa Tainá Lossëhelin, que desenvolveu o próprio estilo fotográfico inspirado nos traços do Rococó.

Aproveitamos o romantismo característico desta temática e a trouxemos para o universo gestante. O resultado ficou incrível! Mais um vez a produção ficou por conta de Daise Alves, enquanto Isabela Mantovani cuidou de cabelo e maquiagem. As fotos foram feitas na minha casa.

Ensaio de grávida no estilo rococó
(Foto: Tainá Lossehelin)

Família

Caso você já tenha outros filhos, é muito bacana que eles apareçam no ensaio fotográfico da gravidez. Um clique que vale a pena tentar fazer é do irmãozinho beijando ou pegando na barriga da mãe, trazendo o significado de que a família em breve irá crescer.

No meu caso, como o meu filho mais velho ainda é muito pequeno (2 anos e 4 meses) não conseguimos a pose e, na realidade, foi uma luta fazê-lo participar do ensaio ao meu lado e do meu marido. No começo estava animado, mas depois de alguns minutos já estava impaciente para posar. Portanto, leve em consideração que imprevistos acontecem quando lidamos com crianças!

Ensaio de grávida em família
(Foto: Tainá Lossehelin)

Criativo

Não poupe criatividade na escolha da temática. Afinal, não é porque está grávida que a mulher deve se restringir apenas a temas comuns. Prova disso foi o ensaio que fiz para o Universo Retrô no início da gestação, que trazia um pouco da cultura cigana, e ao final revelava a barriguinha de 4 meses.

Assim como as fotos acima, essas foram feitas pela Tainá Lossëhelin num estúdio montado na sala da minha casa, com produção de Daise Alves. Com eu ainda estava numa fase bem disposta, eu mesma fiz o cabelo e a maquiagem e organizei o figurino.

Foto de cigana gestante
(Foto: Tainá Lossehelin)

Cheesecake

Como o próprio nome sugere, as Pin-Ups cheesecake são doces, meigas e ingênuas. Essa temática é perfeita para quem busca inspiração nas ilustrações antigas, como as de Gil Elvgreen. Geralmente em tons pastel, este estilo traz uma atmosfera delicada e romântica à fotografia.

Num ensaio fofíssimo durante a minha primeira gestação, as meninas do Pin-Up Maker (Juliana Boiger e Emily Atarian) conseguiram traduzir a ternura que envolve a maternidade e a doce espera pelo bebê. Num cenário com varal, roupinhas e urso, apareço vestindo um penhoar azul bebê.

Ensaio Gestante de Pin-Up
(Foto: The Pin-Up Maker)

Rock ‘n Roll

Outra possibilidade de temática que acabei investindo foi o Rock ‘n Roll. Novamente com produção do The Pin-Up Maker, fotografei para minha primeira gestação com meu marido. As fotos conseguiram retratar muito bem o nosso lifestyle do jeitinho que eu queria.

Jaqueta de couro, tattoos, rock ‘n roll e um barrigão de 8 meses. Produzido por Juliana Boiger, com fotografia e edição de Emily Attarian e Guilherme Peixoto, em 2018.

Ensaio gestante pin-up rockabilly
(Foto: The Pin-Up Maker)

Lúdico

Não dá pra falar de gestação sem lembrar que existe uma criança dentro da barriga, né? Por isso, vale também aproveitar para ressaltar este lado mais divertido e lúdico da maternidade na hora de escolher a temática do ensaio.

Ainda produzido pelo The Pin-Up Maker, fiz um ensaio inspirado em um editorial da Bettie Page para a revista She, na década de 1950. Nas fotos, apareço coberta por balões coloridos, que aos poucos vão estourando e revelando o barrigão. O ensaio rendeu a minha participação como “Pin-Up do Mês” e foi publicado em julho no Universo Retrô.

Ensaio de gestante com temática de balões
(Foto: The Pin-Up Maker)

Em casal

Em um momento mais romântico do ensaio, vale chamar seu companheiro para participar. Cliques dos dois se beijando, abraçando, tocando a barriga ou trocando olhares são super bem-vindos. Em ambas gestações fiz questão de ter o meu marido comigo neste momento especial e guardo nossos cliques com muito carinho. O primeiro que fizemos foi mais voltado ao rock n roll, algo mais urbano, enquanto o último teve uma pegada mais rural.

Ensaio de gestante com temática rock and roll
(Foto: The Pin-Up Maker)

Solo

Apesar de ser interessante reunir a família em cliques desta produção, é importante lembrar que este é um momento particularmente seu e você não só pode, como deve, ser protagonista deste ensaio. Aproveite para brilhar e exibir o barrigão, pois, cá entre nós, não é fácil carregar um bebê por 9 meses! Você merece um ensaio bem lindo!

Pin-Up Camponesa
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Dicas para fazer fotos retrô na gravidez

A produção de um ensaio gestante retrô

Você tanto pode criar o seu próprio ensaio em parceria com um fotógrafo de sua confiança e cuidar da sua própria produção, como pode contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço, deixando tudo por conta deles (figurino, maquiagem, temática, etc).

Eu, particularmente, gostei de ambas as experiências, mas confesso que quando há mais profissionais envolvidos é algo muito mais confortável para a gestante. Essa é uma fase fisicamente cansativa e quanto mais ajuda nas tarefas básicas de produção, melhor!

Fotografia vintage de grávida
Foto: Tainá Lossehelin

Cabelo e maquiagem perfeitos

Cabelo e maquiagem são fundamentais para um ensaio gestante retrô ainda mais perfeito. No entanto, talvez este seja um período em que você não esteja muito afim de se arrumar. É por isso que existem profissionais ou empresas que vão até sua casa ou local do ensaio e cuidam tanto do cabelo como da maquiagem retrô, o que faz você ganhar tempo de produção e se cansar muito menos.

Minhas experiências foram super positivas. Na minha primeira gravidez contei com a expertise da Juliana Boiger do Pin Up Maker, enquanto neste último ensaio quem fez meu penteado e maquiagem foi a Isabela Mantovani.

Camisola vintage em ensaio de grávida
Foto: Tainá Lossehelin

Figurino da grávida

Algo que também requer atenção são as roupas a serem utilizadas durante o ensaio fotográfico. Além de um figurino condizente com a temática escolhida, é muito importante valorizar o corpo da grávida, dando foco à barriga, mas sem deixar de lado o conforto necessário para este período.

Camisolas com lingeries confortáveis, vestidos que revelem a barrigão, roupas mais justas que destaquem a silhueta, calças ou shorts de cintura baixa com tops ou até mesmo tecidos que cubram o corpo, mas demarquem a barriga, são interessantes.

Ensaio de grávida inspirado na estética do Rococó
Foto: Tainá Lossehelin

Elementos cenográficos

Assim como a escolha do figurino é importante, leve em consideração reunir elementos que reforcem a temática da fotografia. Por exemplo, ter acessórios de bebê nas fotos, como sapatinhos, roupinhas ou brinquedos, flores e outros elementos românticos faz toda a diferença para compor uma atmosfera sonhadora. Para ficar ainda mais harmonioso, fique atento à paleta de cores da sua produção.

Ensaio de gestante com temática rococó
Foto: Tainá Lossehelin

O período ideal para agendar o ensaio gestante

Uma das primeiras dúvidas que surgem ao programar um ensaio de gestante é: qual o período da gestação as fotos devem ser feitas? O ideal é que o ensaio seja clicado quando já seja possível notar a barriga, porém esse período pode variar muito de mulher para mulher.

No meu caso, acredito que aos 7 meses poderia ter sido um bom período, pois, além da barriga já estar perceptível, esta é uma época em que temos mais disposição para posar; menos dores e maior mobilidade. Infelizmente, para mim, a dica veio tarde demais, pois em ambas gestações fui clicada bem no finalzinho e acabei sofrendo um pouco.

Ensaio grávida
Foto: Tainá Lossehelin

O lugar perfeito para as fotos; estúdio ou externa?

O lugar perfeito é aquele que se adapta à sua necessidade. Depois de pesquisar por referências e escolher a temática do ensaio, analise com qual local ela mais combinaria. Se a ideia é fazer algo mais natural, talvez clicar o barrigão em um parque cheio de árvores à ceu aberto possa ser interessante.

Mas, se a ideia é a construção de um cenário mais lúdico, com roupinhas de bebê ou outros elementos que remetam ao tema escolhido, um estúdio pode ser o local ideal. Nas minhas experiências, por conta do barrigão, preferi o conforto e praticidade das fotos em estúdio.

Cuidados com a saúde da gestante

Geralmente, ensaios fotográficos demoram e são bastante cansativos. Portanto, quando estamos grávidas é fundamental adaptar a produção ao nosso próprio ritmo. Vale organizar previamente as poses, evitando assim mudanças repetitivas de posição e a famosa dor lombar, tirar pequenas pausas para sentar e descansar, além de se alimentar bem e beber bastante água.

Ficha Técnica

Modelo: Mirella Fonzar (@miss_delovely)

Fotografia: Tainá Lossëhelin (@taina.lossehelinfotos)

Beleza: Isa Mantovani (@missbellepinup)

Produção: Daise Alves (@menteflutuante)

Deixe um comentário