Home > Destaque > Saiba tudo o que rolou no Penteadeira Vintage em Curitiba

Saiba tudo o que rolou no Penteadeira Vintage em Curitiba

11 de março de 2019, por Jane Galaxie
Moda

No último dia 3 de março, o Universo Retrô desembarcou em Curitiba para um evento destinado à moda e beleza vintage. Dessa vez, com patrocínio da marca de cosméticos Vital Care e produção de Mahara Alberttoni e Karine Almeida – Rocket Clothing, realizamos a primeira edição da Penteadeira Vintage, no Estúdio Mahara Alberttoni.

Mahara Alberttoni ensinando o Poodle Hair na modelo Dracurella (Foto: Gil Nascimento)

O encontro destinado aos adeptos e curiosos do estilo retrô contou com workshop de penteados vintage ministrado pela hairstylist expert no assunto, Mahara Alberttoni; oficina de customização e aplicação de acessórios de cabelo, com a estilista Karine Almeida, e o já tradicional Retrô Talks, do Universo Retrô, mediado pelas editoras Mirella Fonzar e Daise Alves.

Alunas praticando diante do espelho (Foto: Gil Nascimento)

Com duração de um dia, o curso mediado por Mahara Alberttoni ensinou o passo a passo de três penteados clássicos famosos: Victory Rolls, Topete Carmen Miranda e Poodle Hair. Com apoio de modelos convidadas – Murder Queen, Paola Cristine e Dracurella -, a hairstylist apresentou técnicas de preparação dos cabelos e contou um pouco da história por trás dos penteados nas décadas de 1940 e 1950.

Resultado final dos penteados elaborados por Mahara Alberttoni nas modelos Dracurella, Paola Cristine e Murder Queen, respectivamente. Acessórios de cabelo, por Karine Almeida (Foto: Mel Gabardo)

Ao final, a hairstylist convidou seus alunos a praticarem em si mesmos ou em outra pessoa algum dos penteados ensinados no dia, levando em conta o tamanho e textura de cada cabelo.

Alunas praticando diante do espelho (Foto: Gil Nascimento)

“O interessante é que, além de ensinar como se faz um penteado, Mahara leva em consideração as singularidades de cada pessoa. Por exemplo, para as meninas de cabelo crespo, ela indica usar a textura natural do cabelo para atingir o resultado final, diferente das meninas de cabelos lisos que, antes de mais nada, precisaram criar uma estrutura para encorpar o penteado”, explica Daise Alves.

Alunas com o cabelo finalizado (Foto: Gil Nascimento)

O curso contou com a participação de 14 mulheres, a maioria já adepta ao estilo retrô, e 1 homem, adepto à arte Drag. Além de aprenderem a elaborar o penteado vintage perfeito com a ajuda de Mahara, os alunos do curso puderam conferir dicas de acessórios de cabelo para o look retrô, com a estilista Karine Almeida (Rocket Clothing). Karine ensinou a correta colocação do lenço, mostrou como customizar redinhas e, por fim, ensinou a construir um arranjo floral para arrematar os looks.

Karine Almeida na oficina de adereços retrô ensinando a aplicação do lenço (Foto: Gil Nascimento)

O tradicional debate do Universo Retrô também ganhou espaço no Penteadeira Vintage. Em sua quinta edição, o Retrô Talks foi mediado pelas editoras do portal e contou com a participação de Miss Gennie (Curitiba – PR), uma das precursoras do estilo Pin-Up no Brasil; Juliana Lourenço (Londrina – PR), estilista e adepta ao estilo 60’s americana; e Amanda Kirsche (Curitiba – PR), consultora de estilo e entusiasta do horror vintage.

Convidadas durante o Retrô Talks; Juliana Lourenço, Amanda Kirshe e Miss Gennie, da esquerda para a direita (Foto: Gil Nascimento)

Com a temática “Como adaptar o estilo retrô à sua personalidade?”, o bate-papo leve e descontraído abordou as diferentes possibilidades dentro da moda retrô, como o estilo Pin-Up, o estilo boho 70’s, o horror vintage, o rockabilly e assim por diante. Ao final, o debate foi aberto para perguntas e participação da plateia.

Durante o retrô talks (Foto: Gil Nascimento)

Os participantes do evento ainda contaram com um coquetel elaborado pela chef Daniela Póvoa, de Joinville – SC, inspirado nos petiscos dos anos 1950, com doces e salgados que fizeram sucesso na época, acompanhando espumantes servidos durante todo o dia.

(Foto: Gil Nascimento)

Além de aprender a preparar o penteado perfeito e desfrutar de uma verdadeira volta ao passado no salão de Mahara Alberttoni, que fica localizado em uma casa com decoração inspirada no “Mid-Century Modern”, os alunos levaram para casa mimos da marca de cosméticos Vital Care e acessórios de cabelo da Rocket Clothing.

Resultado final dos penteados de algumas participantes (Foto: Gil Nascimento)

Matérias Relacionadas
Com patrocínio da Vital Care, Universo Retrô realiza workshop de penteados vintage em Curitiba
Pinterest: Os 10 penteados com inspiração vintage mais pinados no Brasil
Franjas com cortes inspirados nos anos 60, 70 e 80 estão em alta
Tendência de moda traz de volta as clássicas bandanas; saiba como usá-las

Deixe um comentário

4 + dezoito =