Home > Design > Yamaha é mais nova marca que adere a volta dos discos de vinil

Yamaha é mais nova marca que adere a volta dos discos de vinil

16 de outubro de 2018, por Leila Benedetti
Design
Móvel de sala retrô

Desde 2009 que os toca discos e, óbvio, os vinis estão voltando ao mercado e cada vez mais retomando o seu auge. Depois de surgirem marcas focadas na junção do retrô com a tecnologia atual, como Crosley e Echo Vintage, e de marcas como Sony, Pioneer e Panasonic aderirem à volta dos “bolachões”, mas com design e recursos mais modernos, chegou a vez da Yamaha.

Poucos sabem, mas, além de fabricar motos e instrumentos musicais, a marca também está no ramo do áudio e vídeo doméstico e, inclusive, já lançou vitrolas entre os anos 60 e 80. Logo quando chegou a popularização dos CDs, ela passou a fabricar apenas receivers e, posteriormente, equipamentos de home theater, além de amplificadores de som bluetooth.

Agora, mais precisamente neste mês de setembro, a própria lançou seus três primeiros modelos de toca-discos no mercado depois de 30 anos. Todos, assim como as três consagradas citadas acima, com design moderno, som impecável e com recursos tecnológicos de ponta, sendo um deles o wireless, o que faz esta se diferenciar de outras marcas.

Confira 3 os novos toca-discos da Yamaha

TT-S303

O primeiro a ser lançado foi o TT-S303. Sua rotação funciona por meio de belt-drive e seu preço é mais acessível que os outros modelos, mas mesmo assim é salgado, custando 450 dólares.

Yamaha TT-S303
(Yamaha TT-S303, o modelo mais básico e mais acessível da marca, apesar do preço elevado. |Foto: Divulgação/Yamaha)

MusicCast VINYL 500

Em seguida, foi lançado o MusicCast VINYL 500, em que o design é o mesmo, porém é um pouco mais avançado que o anterior. Além da possibilidade de conectá-lo a um amplificador convencional por meio de cabos, este modelo permite também que seja conectado a amplificadores wireless.

Munido com as tecnologias wi-fi, Bluetooth e AirPlay da Apple, o toca-discos vem acompanhado de um app próprio para tablets e smartphones, onde o usuário pode controlar algumas de suas funcionalidades. Este custa 700 dólares.

Toca-disco Yamaha
(Yamaha MusicCast VINYL 500 que permite se conectar via wireless a um amplificador com o mesmo recurso, e ainda vem com um app para controlar algumas de suas funcionalidades. |Foto: Divulgação/Yamaha)

GT-5000

E o mais novo é o GT-5000, cujo a sua principal característica é o seu gabinete pesado e robusto. Somente o seu prato pesa 5 quilos, mas apesar do peso e tamanho, o toca-discos mantém a elegância com o acabamento “Black Piano”.

A sua rotação funciona por meio de um belt-drive customizado que promete reduzir interferências no som e seu preço é o mais elevado entre os três por ser mais resistente aos testes de tempo. Por ser um lançamento muito recente, a Yamaha ainda não divulgou o preço deste último modelo em seu site oficial.

Yamaha GT-5000
(Yamaha GT-5000 e seu design robusto, pesando 25 quilos no total. É o toca-discos mais caro da marca. |Foto: Divulgação/Yamaha)

Os toca-discos da Yamaha ainda não chegaram ao Brasil. O modelo TT-S303 e o MusicCast VINYL foram lançados nos Estados Unidos e o GT-5000 no Reino Unido.

Matérias Relacionadas
Vox Continental
Vox Continental: a Hammond não era o único órgão rock’n’roll nos anos 60
Clareia Trevas - The Baggios
Clareia Trevas: The Baggios lança clipe de novo single e faixa de futuro álbum
Yamaha Red Dragonfly
Yamaha celebra 50 anos no Brasil com réplica de Red Dragonfly, sua primeira moto
Prós e contras da CTX Harmony; veja se vale a pena adquirir a vitrola

Deixe um comentário