Home > Destaque > A origem do óculos gatinho: item essencial entre os acessórios das pin-ups

A origem do óculos gatinho: item essencial entre os acessórios das pin-ups

11 de março de 2017, por Daise Alves
Moda
Óculos Gatinho

O óculos de sol “gatinho” ou “Cat eye sunglasses”, é o modelo preferido entre as garotas que são adeptas ao estilo pin-up. Conhecido por ter os cantos externos pontudos, em um formato que nos remete aos olhos dos felinos e até lembra as asas de uma borboleta, ficou famoso nos anos 50 e era usado também como óculos de grau.

Óculos gatinho

Óculos gatinho anos 50 (Foto/Montagem – Reprodução/Universo Retrô)

O modelo foi adotado pelas atrizes de Hollywood, como a eterna “Bonequinha de Luxo”, Audrey Hepburn; a bombshell Marilyn Monroe e a princesa Grace Kelly. Com estilos diferentes, elas conseguiram influenciar o uso desse óculos entre as mulheres da época.

Óculos Gatinho

Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Grace Kelly usando óculos gatinho (Foto/Montagem: Reprodução – Universo Retrô)

Na publicidade, os óculos de sol dos anos 50 eram apresentados sempre como a melhor opção para proteger os olhos do sol com mais conforto. A palavra “glamour”, também era algo de destaque nos anúncios, reforçando seu conceito de acessório fashion, como algo que iria valorizar ainda mais a aparência e estilo. Nos anúncios, havia sempre pessoas alegres e sorrindo, por estarem usando o acessório da moda.

Publicidade anos 50

Publicidade de óculos de sol dos anos 50 da Polaroid e da Columbia (Foto/Montage: Reprodução/UniversoRetrô)

Atualmente, esse modelo de óculos é muito usado pelas pin-ups modernas, que consideram o modelo Cat Eye indispensável para valorizar e complementar o estilo.

Óculos Gatinho

Michele Pitt, Miss Bo e Dita Von Teese usando óculos gatinho (Foto/Montagem: Reprodução/UniversoRetrô)

As brasileiras também são adeptas ao uso desse modelo de óculos que se encaixa em todos os estilos de pin-up, como podemos ver abaixo com a modelo Aurora D’vine, usando o modelo Pin Cat da Genie Vintage com seu estilo clássico; a pin-up Flávia Fernandes, usando o mesmo modelo em um estilo tiki, bem tropical e Murder Queen – integrante do grupo Horror Queen, inspirados nas divas vintage do horror – usando também um modelo da marca nacional.

Óculos Gatinho Genie Vintage

Aurora D’vine, Flávia Fernandes e Murder Queen usando óculos gatinho da Genie Vintage (Foto/Montagem: Arquivo Pessoal/Universo Retrô)

ONDE COMPRAR

Apesar de ser um modelo clássico, nem sempre é possível encontrar esse tipo de óculos em lojas mais populares. Por isso, a Genie Vintage decidiu investir nesse mercado. A marca iniciou em 2013 como um brechó online e agora se dedica à venda de óculos e acessórios retrô, como anéis, brincos e colares.

Óculos Gatinho

Modelo de óculos ‘Pin Cat’ da Genie Vintage recebido pelo Universo Retrô (Foto: Universo Retrô)

Atualmente, a marca possui em seu catálogo de produtos diversos modelos de óculos. Além do tradicional óculos gatinho, há também o modelo redondo – mais usado nos anos 60 -, o formato oval e até formatos especiais, como os óculos em forma de coração. Os preços também são bem acessíveis, com uma média entre R$ 29,90 e R$ 59,90.

Óculos Genie Vintage

Modelos de óculos da Genie Vintage (Foto: Reprodução)

A loja ainda oferece o serviço “Óculos na Sacola”, em que o cliente pode agendar um horário, dia e local para receber a visita da loja, eles colocam todos os itens na sacola e levam até o cliente para que possa experimentar os produtos. E o melhor, não cobram nada por isso!

SERVIÇO
Genie Vintage
Site: http://www.genievintage.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/Genievintage/
Instagram: https://www.instagram.com/genievintage/

Este é um conteúdo patrocinado pela Genie Vintage, uma das empresas que apoiam o Universo Retrô a permanecer online. Mas fiquem tranquilos, só indicamos marcas e produtos em que acreditamos e este texto representa 100% a nossa opinião. Venha anunciar conosco também!

Matérias Relacionadas
Audrey Hepburn com óculos OG
Modelo de óculos usado por Audrey Hepburn e Kurt Cobain volta ao mercado
Cordinha para óculos
Eyewear Chains: Famosas ‘cordinhas para óculos’ voltam a ser tendência neste verão
Como escolher o modelo de óculos de grau retrô que mais combina com você
Turbantes: quando a moda retrô, a cultura e a religião se misturam

Deixe um comentário

três × três =