Home > Destaque > Entrevista com Juks Jive, DJ da Festa Rocket e idealizador da rádio Topetes e Brilhantina

Entrevista com Juks Jive, DJ da Festa Rocket e idealizador da rádio Topetes e Brilhantina

10 de agosto de 2015, por Mirella Fonzar
Música
Dj Juks Jive

Idealizador da primeira web rádio totalmente focada nos anos 50, o DJ Juks Jives, da Topetes e Brilhantina, também carrega o título de primeiro brasileiro a discotecar no Viva Las Vegas Rockabilly Festival, em 2015, nos Estados Unidos. Com o objetivo de divulgar a cena cinquentista no Brasil, reunindo cada vez mais adeptos a este movimento, ele e sua esposa, Patrícia Queiróz, fundaram também a Rockabilly Magazine.

Agora, numa parceria inédita com o Universo Retrô, o DJ encara mais um desafio; será responsável pela discotecagem da primeira edição da Festa Rocket, que comemora o lançamento do site numa noite anos 50 e 60, na próxima sexta-feira (14), no Rockerama Club, em São Paulo. Completando o line-up: uma reunião especial de Space Comets, mais as bandas Rock In Black e Os Pumas. Aproveitando a novidade, fomos bater um papo para conhecer um pouco mais sobre a carreira de Juks Jive. Confira!

Universo Retrô – Você foi o primeiro brasileiro a discotecar no Viva Las Vegas Rockabilly Festival. Como aconteceu o convite? 

DJ Juks Jives – Sim, com muita honra. Em 2014, tive a oportunidade de conhecer o festival de perto; não fazia ideia de como era grande a cena de rockabilly no mundo. Voltando ao Brasil, fiquei pensando muito no tamanho do evento. Então, minha esposa Patricia Queiroz, pensando em tudo que eu falava, teve a feliz ideia de criar uma revista do gênero no Brasil. A partir daí, surgiram os contatos com o organizador e idealizador do VLV. Nós sugerimos uma matéria de capa, contando sobre o Festival e suas atrações.

Eu tomei a iniciativa de tentar conseguir um lugar no cast dos Djs do VLV 2015. Passado alguns dias, já sem expectativa de resposta por parte de Tom Ingram, veio a resposta. Ele dizia que seu cast  já estava fechado, mas estava abrindo um convite para que eu fizesse parte também do festival. Imagine minha alegria, pois aqui no Brasil não tive muitas oportunidades e nem mostrar meu trabalho, meu conhecimento. Foi a realização de um sonho de mais de 20 anos, pois, para minha surpresa, me apresentei por duas vezes na edição de 2015.

Dj Juks Jive discotecando no Viva Las Vegas Rockabilly Festival 2015

Dj Juks Jive discotecando no Viva Las Vegas 2015 (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – Como foi colocar os gringos para dançar? Eles são muito diferentes do público brasileiro?

DJ Juks Jives – Foi um tanto inusitado, pois eles são muito diferentes dos brasileiros. Tive que mudar meu set list para agradar os gringos, mas foi a maior experiência que me aconteceu como DJ. Aqui no Brasil, eu já sei como conduzir a pista de dança, mas no Viva Las Vegas tive que superar as barreiras. Foi uma experiência em tanto poder também conduzir uma situação com pessoas diferentes.

Universo Retrô – Pode nos falar um pouco sobre a Rádio Topetes e Brilhantina? Há quando tempo ela existe? Como surgiu a ideia de ter uma rádio destinada aos anos 50? 

DJ Juks Jive – Partiu da Revista Rockabilly Magazine. Tivemos a princípio a ideia de criar um podcast para complementar a revista. Por influências de rádios de outros países, tive a ideia de criar a Topetes e Brilhantina, pioneira no estilo anos 50 no Brasil. A rádio esta no ar a menos de 3 meses, como média de ouvintes bastante expressiva por mês; alcançando também Estados Unidos e Europa.

Universo Retrô – Quem são os DJs da rádio? Qual a expectativa ainda para este ano em relação a novos programas?

DJ Juks Jive – Temos a honra de ter em nosso cast Djs do Brasil e dos Estados Unidos, como Billy Joe Rocker e Ricieri Cash, do Big River Festival, ambos do Sul; Desiree Arruda e Dj Wagnão Wms, da Radiobilly; DJ James Riley, da Radiobilly; BIG D, do Doo Wop Vault; Dj Rodrigo Navarro e Felipe Lima, do Rockerama, entre outros. Dentro de alguns dias, anunciaremos novos programas e novos DJs  para o cast da Topetes e Brilhantina – fiquei sabendo que tem novidade do Universo Retrô envolvida (risos).

Universo Retrô – Como tem sido a resposta do público em relação à rádio?

DJ Juks Jive – A resposta do público foi maior do que imaginávamos, foi muito além de nossas expectativas através de e-mails e mensagens nas redes sociais, demostrando a satisfação de poder contar com uma rádio deste estilo partindo do Brasil.

Universo Retrô – Como você encherga a cena brasileira de rockabilly e rock ‘n roll 50’s atual? Existe espaço para todos?

DJ Juks Jive – Eu acredito que sim, pois temos muita gente boa e entendida que faz a cena ser forte no Brasil. Para minha surpresa eu tive contato com pessoas de alguns estados brasileiros, fora do eixo Rio-SP, que também conhecem bastante e vivem a cena Rockabilly. A minha proposta com a Rádio é exatamente difundir ainda mais a cena, através da musica, dos costumes e da história dos anos 50.

DJ Juks Jive e sua esposa Patrícia Queiroz

DJ Juks Jive e sua esposa Patrícia Queiroz (Foto: Arquivo Pessoal)

Universo Retrô – O que não pode faltar na discotecagem do DJ Juks Jive?

DJ Juks Jive – Não pode faltar o bom e velho Rockabilly, Jive, Boogie Woogie, R&B e o Doo Wop minha especialidade.

Universo Retrô – Onde podemos encontrá-lo além da internet? Costuma discotecar na região de São Paulo?

DJ Juks Jive – Eu tenho uma história dentro da cena cinquentista desde meados dos anos 80, como expectador indo em várias festas em São Paulo e outros Estados. Minha carreira como Dj foi em uma festa muito tradicional  no interior de São Paulo, o Baile da Maria Cebola em Indaiatuba –SP, na década de 90, e também alguns bares em cidades como Jundiai e Campinas. Mas, em São Paulo, só tive espaço depois que me apresentei em Las Vegas; devo isso ao amigo e Promoter Felipe Lima, que foi quem abriu espaço para que eu pudesse divulgar meu trabalho também nesta região.

Universo Retrô – Qual a expectativa para a festa Rocket e o lançamento do Universo Retrô? O que podemos esperar musicalmente de você, DJ, no dia do evento?

DJ Juks Jive – Foi para minha surpresa e honra poder fazer parte deste evento, estou criando um set list do jeito que a Universo Retrô merece, com muita coisa boa e dançante. Podem esperar uma discotecagem ao nível de Viva Las Vegas e RadioBilly.

Saiba mais sobre o evento:

SERVIÇO

FESTA ROCKET
Lançamento do site Universo Retrô

Local: Rockerama Club Bela Vista; Rua Rui Barbosa, 401 – São Paulo (SP)
Data: Sexta-feira, 14 de agosto
Horário: A partir das 20h (primeira banda tocará às 23h)
Entrada: R$ 15 (Aniversariante do mês tem entrada VIP, ao apresentar o RG)
DJ Juks Jives (Rádio Topetes e Brilhantina)
Bandas – Space Comets, Os Pumas, Rock In Black
Evento facebook: http://on.fb.me/1SQajPG
Realização: Universo Retrô
Apoio: Plectro, Rádio Topetes e Brilhantina, Hello Vargas Filmes, Vudu e Rockerama Club.

Matérias Relacionadas
Panasonic recria rádios portáteis dos anos 1980 e 1990 na linha Urban Audio
Rádio Putzgrila: web rádio tem programa dedicado ao Rockabilly
BBC terá rádio com temática fifties em homenagem especial à música pop
Série “Minha Rua” fala sobre a cultura das serenatas no RJ

Deixe um comentário

5 × 5 =