Home > Cinema & TV > No Dia do OVNI, listamos as melhores invasões alienígenas da história do cinema

No Dia do OVNI, listamos as melhores invasões alienígenas da história do cinema

24 de junho de 2016, por Jacqueline Viana
Cinema & TV

Cena do filme “O Dia Em Que a Terra Parou” (Foto: Reprodução)

Extra! Extra! Extra! Interrompemos sua navegação na internet para anunciar um acontecimento extraordinário. Inúmeros objetos voadores não identificados, conhecidos como OVNIS, foram vistos sobrevoando o céu brasileiro na manhã desta sexta-feira (24). Especialistas acreditam se tratar de espaçonaves alienígenas. Ainda não se sabe se os extraterrestres vieram em paz, mas por ora as autoridades pedem que a população não entre em pânico!

Calma, amigos! Vocês não erraram de página e foram parar em um site de notícias policiais anunciando uma invasão marciana em live blogging. Esse aqui ainda é o bom e velho Universo Retrô. É que a pessoa que vos escreve não poderia deixar de aproveitar a data que celebra o Dia Mundial do OVNI sem imitar o fantástico cineasta Orson Welles e sua antológica narração do livro A Guerra dos Mundos, feita pelo rádio em 1938 (se você nunca ouviu falar desse fato histórico sensacional, pode saber mais clicando aqui).

Infelizmente nós aqui do UR não somos Orson Welles, mas também somos tão fanáticos por filmes como ele. Por isso, resolvemos fazer uma seleção de longas com invasões e combates entre humanos e alienígenas para vocês curtirem (ou se assustarem, dependendo do seu ponto de vista) em casa. Vamos lá?

Alien, O Oitavo Passageiro (Alien, 1979)
Direção: Ridley Scott
Elenco: Sigourney Weaver, John Hurt

Os tripulantes da espaçonave Nostromo recebe um pedido de ajuda vindo de um planeta inexplorado. Sem encontrar sobreviventes, eles preparam a viagem de volta à Terra mas logo descobrem carregar consigo uma nova espécie alienígena mortal. Porque assistir: Um clássico do terror e da ficção científica. O clima de paranoia e claustrofobia que se instala entre os sete tripulantes ainda se sustenta quase trinta e cinco anos depois do seu lançamento. E tem também a Sigourney Weaver fazendo a heroína mais badass da história do cinema.

E.T. – O Exstraterrestre (E.T. – The Extraterrestrial, 1982)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore

O solitário menino Eliott faz amizade com um alienígena perdido na Terra e precisa ajudar o ET a voltar para casa antes que ele seja capturado por agentes do governo. Porque assistir: Se vocês ainda não assistiram esse filme, caros leitores, precisam corrigir essa falha na sua educação moral e cinematográfica agora mesmo. Não foi o primeiro nem o último projeto do Spielberg com alienígenas, mas é com certeza o mais delicado, envolvente e honesto. E tem cenas fantásticas, como a da fuga de bicicleta.

A Guerra dos Mundos (War of The Worlds, 1953)
Direção: Byron Haskin
Elenco: Gene Barry, Ann Robinson

A adaptação mais famosa do clássico de ficção científica do escritor britânico H.G. Wells. Porque assistir: Esqueçam a versão espalhafatosa do Steven Spielberg estrelada por Tom Cruise e Dakota Fanning. Ainda que vagamente baseado no livro que o inspirou, o longa dos anos 50 tem tudo aquilo que fez dessa a década de ouro da ficção científica no cinema: analogias à Guerra Fria, muitas explosões e discussões filosóficas. Tudo com bastante technicolor e (d)efeitos especiais muito evoluídos para a época.

O Dia Em Que a Terra Parou (The Day The Earth Stood Still, 1951)
Direção: Robert Wise
Elenco: Michael Rennie, Patricia Neil

O alienígena Klaatu aterrissa na capital americana com um ultimato aos líderes mundiais: eles precisam acabar com as guerras e a corrida armamentista que pode causar não apenas a destruição da Terra, mas de vários outros planetas. Porque assistir: Assim como a versão de “A Guerra dos Mundos” de 1953, o filme também faz uma analogia aos perigos da Guerra Fria e ao pavor generalizado que corria a todo vapor na época. A diferença que faz desse longa um favorito entre vários cinéfilos e a sacada de fazer dos terráqueos os verdadeiros predadores, e não os alienígenas.

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of The Third Kind, 1977)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Richard Dreyfuss, François Truffaut

Roy é um pai de família que pressente a chegada de alienígenas e fica completamente obcecado pela busca do local de chegada da espaçonave extraterrestre. Além dele várias outras pessoas de várias cidades diferentes apresentam o mesmo comportamento. Porque assistir: O filme pode parecer lento demais para quem curte ação e histórias mais ágeis, mas é com certeza um dos mais bonitos já produzidos sobre o tema. Impossível não se apaixonar pela busca incessante dos personagens pelo local de encontro dos alienígenas. Além disso, o filme possui tomadas espetaculares que fazem até a pessoa menos sensível chorar de emoção. Principalmente a última cena, que mostra o contato imediato de fato. Desafio vocês a tirarem a musiquinha de cinco notas da cabeça depois de assistir o longa.

Marte Ataca! (Mars Attacks! , 1996)
Direção: Tim Burton
Elenco: Jack Nicholson, Sarah Jessica Parker

A Terra é invadida por marcianos tão cruéis quanto bem-humorados. Porque assistir: Esse filme é para aqueles que sentem falta da época em que Tim Burton fazia histórias com visual arrojado e ainda assim divertidas. O longa conta com um elenco estelar fazendo piada de si mesmo (Glenn Close sendo morta por um lustre é uma das melhores cenas!) e faz uma grande homenagem parodiando todos os clichês dos clássicos dos anos 50. Além disso, é inspirado em um álbum de figurinhas. Sério, quantos filmes por aí podem dizer que são inspirados em figurinhas?

Independence Day (1996)
Direção: Roland Emmerich
Elenco: Bill Pullman, Will Smith

A Terra é invadida por alienígenas no dia do aniversário da Independência dos Estados Unidos. Porque assistir: Lançado quase ao mesmo tempo que Marte Ataca, o filme tem um fiapinho de história, mas pretende ser levado mais “a sério”. Roland Emmerich , que também dirigiu “O Dia Depois de Amanhã”, sabe produzir cenas de catástrofe como ninguém e muita gente foi ao cinema só para ver a icônica cena da Casa Branca sendo destruída numa data tão importante para os americanos quanto o dia da independência.

Distrito 9 (District 9)
Diretor: Neill Blomkamp
Elenco: Neil Blomkamp, Terri Tatchell

Vivendo em condições precárias e degradantes, raça extraterrestre contida em um gueto na Terra encontra um aliado em um agente do governo. Porque assistir: Quem disse que a África do Sul não sabe fazer cinema? Esse thriller eletrizante é um dos melhores filmes sobre alienígenas produzidos nos últimos tempos e um dos raros casos de ficção científica indicada ao Oscar de melhor filme. Além dos efeitos especiais impressionantes, o longa faz analogia a um tema muito sensível entre os sul-africanos, o apartheid. A história do título, inclusive, é inspirada em um gueto real destruído para a construção de um condomínio na Cidade do Cabo.

MIB: Homens de Preto (Men In Black, 1997)
Diretor: Barry Sonnenfield
Elenco: Tommy Lee Jones, Will Smith

Detetive da polícia de Nova York entra para uma organização secreta que controla as relações entre humanos e alienígenas no planeta Terra. Porque assistir: Junto com Independence Day, foi o filme responsável por turbinar a carreira de Will Smith na telona. Tommy Lee Jones também está em sua melhor forma como o veterano que não brinca em serviço. De Elvis até o Michael Jackson, passando pelas baratas assassinas, a zoeira não acaba para esse filme.

Arquivo X: O Filme (The X-Files: Fight The Future, 1998)
Diretor: Rob Bowman
Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson

Os agentes do FBI Mulder e Scully enfrentam uma conspiração com agentes vira-casaca do governo que auxiliam seres alienígenas em um plano de recolonização do planeta Terra. Porque assistir: Arquivo X estreou em 1993 e foi a responsável pelo grande retorno das séries sobrenaturais e de ficção científica à TV. Fenômeno pop nos anos 90, a série emplacou dois filmes – o que está nessa lista estreou quando ela ainda estava no ar.

Matérias Relacionadas
Cinema clássicos
Desafio Universo Retrô: Você assistiu 25 de 100 filmes clássicos
Personagens de filmes de terror inspiram a moda Horror Retrô
Novo filme de terror tem a câmera Polaroid como tema principal
Aprenda a preparar Quiche Lorraine, receita que protagoniza cena do filme “Ladrão de Casaca” (1955)

Deixe um comentário

quinze + 3 =