Comemorando o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, que, aliás, será neste dia 25 de julho, o espetáculo cênico musical O Samba das Moças abre uma nova temporada no Theatro Municipal de São Paulo. Seus ingressos são gratuitos, assim como podem ser adquiridos no site oficial do Theatro.
De formato híbrido, a apresentação envolve muita música nas vozes de Grazzi Brasil, Gabby Moura e Bruna de Paula interpretando canções de nomes como Alcione, Ivone Lara e Clara Nunes. Também haverá a dança das bailarinas Ágata Matos, Preta Kiran, Leilane Teles e Safira Sacramento e a participação da atriz Adriana Lessa. Além disso, será dividido em quatro blocos, sendo cada um deles abordando um tema específico – Samba Ancestral, Samba Político, Samba Amoroso e Samba é Sonho. Tudo isso permeado pelos poemas da linguista e escritora mineira Conceição Evaristo.
Previsto para acontecer às 20h, o evento terá um show de abertura, no hall do Theatro às 19h, da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, com a presença da Drª Alessandra Ribeiro, especialista em dança do Jongo. Esta dança é uma performance africana que veio para o Brasil por meio dos negros escravizados durante o período colonial e que não apenas influiu na formação da cultura popular brasileira, como também, especialmente, no samba carioca.
O Samba das Moças é uma realização da Secretaria de Cultura de São Paulo em parceria com a Fato Produções Artísticas. Sua direção geral ficou por conta de Iléa Ferraz e Jô Santana, a direção musical com Guilherme Terra, os arranjos de Simone Gonçalves, Jéssica Souza, Marcio Guimarães, Bruno Vieira e Guilherme Montanha, assim como a coreografia de Rafael Machado.
Serviço
O Samba das Moças
Data: 25 de julho de 2022 às 20h (atração de abertura às 19h)
Local: Theatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo, s/n, República, São Paulo/SP
Entrada Gratuita e Classificação Livre.