A família australina Keena acredita que nasceram na época errada. Com roupas retrô e decoração na casa também ao estilo antigo, eles comem, respiram e vivem como se estivessem nos anos 50. Pixie Keenan, 47 anos e a mãe da família, veste um vestido floral, tem o cabelo rosa como algodão doce e para finalizar o look capricha no famoso olho de gatinho. “Toda a minha família usa roupas dos anos 50 e também adoram o estilo”, diz ela.
O filho dela, Gade de 11 anos, geralmente usa calça jeans, camisa bisley e All-Star Converse. “As camisas bisley eram muito populares na década de 1950 e está ficando um pouco mais difícil de encontrar, mas eu tenho uma verdadeira coleção”, afirma o garoto. O marido, 37 anos, usa o estilo parecido com Elvis Presley, inclusive com costeletas. Além disso, ele também é vocalista da banda No Brakes.
“Minha filha, Nasya, 24 anos, usa roupas vintage ocasionalmente, ela prefere mesmo as reproduções. Ela fica fantástica com roupas anos 50. Já eu adoro saias grandes e os antigos sutiãs, porque eles deixam você com a forma perfeita. Eu também gosto de fascinators e chapéus”, afirma a mãe Pixie.
A paixão da mãe pela década começou quando os pais dela a levaram para ver o show de Elvis em Las Vegas. “Eu era muito nova, mas fui criada com a música de Elvis”, afirma. “Quando eu vi ele ao vivo, literalmente, ele parecia o próprio Deus, porque ele tinha uma voz realmente angelical.”
A cozinha da família é cheia de utensílios da época, todos em perfeito estado. Na sala também possuem TV e telefone antigo. “O mobiliário naquela época tinha muita qualidade e, de fato, a maioria das minhas compras ainda estão em boas condições. As coisas antigamente eram feitas para durar – Considerando que nos dias de hoje, somos uma geração descartável onde as coisas só duram um ano ou mais e depois, você tem que jogá-los fora’.
“Nós também temos um salão de beleza dos anos 1950 e um cocktail bar – os itens têm um valor sentimental para mim e eu posso dizer onde e quando conquistei cada um deles. Eles se tornaram parte de toda minha família”. O salão de beleza de Pixie é inspirado nos anos 50, Boogie Bop Dame, nele ela ensina sobre o comportamento, cabelo e maquiagem da época depois de ter aprendido sozinha sobre os estilos mais autênticos. “Eu ensino as mulheres como se apresentar, como manter-se e sentar-se corretamente”, diz ela.
“Eu acho que as pessoas tinham muito mais respeito pelos outros naquela época e tinha bons valores à moda antiga – onde as pessoas andavam na rua e cumprimentavam uns aos outros e senhores eram senhores – eles abriram a porta do carro e puxavam a cadeira”, afirma Pixie. “E isso para mim que é o que realmente importante e é algo que eu ainda estou ensinando para meus filhos”, completa.
Pixie também dirige seu próprio estúdio de fotos vintage, onde ela dá a seus clientes uma reforma anos 50 da cabeça aos pés. Seus clientes vão desde as mulheres de todas as idades, homens e até festas de 14 anos de idade. “É uma experiência voltar no tempo, muitas mulheres que vêm e são fotografadas por mim não têm auto-confiança, porque elas não têm feito algo especial em suas vidas“, disse Pixie.
“O que eu faço é transformá-las com cabelo e maquiagem e então elas podem ver o quão realmente são bonitas. A maioria dessas mulheres, não reconhecem como elas são bonitas. Então eu as visto com um lindo vestido para que elas sintam-se bem consigo mesmas. Então, quando eu ligo a câmera, eles não podem acreditar que são elas. Na verdade, muitas mulheres choram porque elas não acreditam que a mulher naquela fotografia são elas.”
Quando a família se reúne, eles ocasionalmente visitam o drive-in local Skyline, e jantam em um autêntico restaurante dos anos de 1950. “Não há nada melhor do que ir para o drive-in com a família – você vai para o jantar e você tem cachorro-quente – é um estilo muito americano e você se senta em seu carro e assiste ao filme com a sua família – É muito divertido” diz Pixie.
Quando perguntado sobre sua coleção favorita, Pixie não poderia decidir entre sua coleção Barbie e suas roupas de banho. “O meu favorito é provavelmente a minha coleção de banho de 1950. Eu tenho alguns realmente impressionantes e eu acho que eles são simplesmente divinos.”
Pixie, disse que, embora seu estilo de vida não seja tomar chá todos os dias, ela é grata por sua família partilhar dos mesmos interesses e paixão pela época que ela ama. “Não é todo mundo que aceita meu estilo de vida, mas tudo bem – cada um faz suas próprias escolhas. Eu acredito que todos devem ser capazes de fazer o que querem e vestir-se da maneira que quiser – desde que não machuque o outro”, afirma.
“Não há nada de errado em ser diferente – é importante ser diferente, nem todo mundo precisa ser o mesmo. Não há nada de errado em ser um indivíduo e compartilhar seu amor pelo o que quer que seja. As pessoas que pisam fora da caixa e têm confiança suficiente, realmente precisam ser aplaudidas”, finaliza.
IMPORTANTE: Material originalmente publicada no site britânico Daily Mail em 2014.