Home > Destaque > Bettie Page é inspiração para o Pin-Up do Mês de agosto do Universo Retrô

Bettie Page é inspiração para o Pin-Up do Mês de agosto do Universo Retrô

2 de agosto de 2018, por Daise Alves
Moda
Bettie Page

Bettie Page é conhecida como a Rainha das Pin-Ups e também considerada “a modelo mais fotografada da história”, segundo o livro Bettie Page, de Richard Foster, publicado no Brasil pela editora Noir. Ela que apareceu em muitas revistas durante os anos 50 em poses sensuais, porém, com um sorriso sempre encantador e carismático, saiu dos holofotes ainda no final da década, permitindo a criação de muitas lendas urbanas ao redor de sua figura, como até um possível vínculo com a Ku Klux Klan.

Mas a verdade, é que Bettie Page, independente de sua história de vida – muito polêmica por sinal -; foi uma verdadeira revolução para a figurina feminina dos anos 50. Diferente das musas mainstream, como Marilyn Monroe e outras divas de Hollywood, que ganharam grande destaque da mídia na mesma época, Bettie, por mais que tivesse uma certa popularidade, sempre esteve a beira do alternativo. Seu sonho em ser atriz, nunca se concretizou como desejava.

Bettie Page

(Foto: Emily Attarian | The Pin Up Maker)

Muito deste “submundo” da vida de Bettie, está pelo fato de seus ensaios eróticos e fetichistas, em uma época em que vender fotos com garotas seminuas poderia virar caso de polícia. A prática ilegal, criou um “mercado negro”, em que Bettie, de certa forma, estava envolvida.

E é esse “lado obscuro” de Bettie Page que inspira o editorial do mês de agosto do Universo Retrô, em que eu que vos falo, protagonizo. Depois de entrevistar mais de 40 pin-ups brasileiras só aqui no site, chegou minha vez de ganhar um espaço, assim como fizemos no ano passado, em que Mirella Fonzartambém editora do site, e eu, representamos os meses de julho e agosto, respectivos meses do aniversário do site e também nossos aniversários.

Bettie Page

(Foto: Emily Attarian | The Pin Up Maker)

BETTIE PAGE E IRVING KLAW: A INSPIRAÇÃO PARA ESSE EDITORIAL

Bettie Page fez muitas fotos no decorrer de sua carreira, mas foi trabalhando com Irving Klaw, denominado o rei das pin-ups, na Movie Star News, que Bettie Page fez suas fotos mais fetichistas e com baixo orçamento. Deixando um pouco mais de lado seu aspecto foto, nos trabalhos feitos com Irving Klaw, Bettie traz seu lado mais sedutor, mas ainda assim, sempre com doçura.

A favor de uma vida saudável, Bettie não fumava e nem bebia, e no futuro, chegou a reprovar uma de suas próprias fotos no estilo mais “Bettie Pervese”, feitas por Irving Klaw, em que está com um cigarro na boca. Para ela, aquela foto estaria em desacordo com a verdadeira Bettie.

Bettie Page

Bettie Page reprovaria essa foto no futuro

Bettie Page

(Foto: Emily Attarian | The Pin Up Maker)

A EXPERIÊNCIA EM FOTOGRAFAR COMO BETTIE

Esse é um ensaio bastante significativo para mim! Além de ser o mês do meu aniversário (que inclusive é um número cabalístico), é o meu primeiro ensaio de lingerie, claro, inspirado na estética retrô; o primeiro em estúdio e também o primeiro em que sou produzida por terceiros, neste caso, o time The PinUp Maker, da dupla Juliana Boiger e Emily Attarian.

A equipe tem sido uma parceira forte do site esse ano, que também produziu Mirella em julho, no nosso primeiro editorial maternal com temática de balões, também inspirado no lado mais fofo de Bettie Page, e Paula Renata em fevereiro, a nossa Miss Pool Party, também conhecida como Miss Black Divine.

Ah, e esse é também o primeiro ensaio contemporâneo com estética pin-up publicado em preto e branco aqui no site. Não podemos deixar de destacar também a Virall Retrô, marca alternativa brasileira, responsável em criar essa peça fetichista em vinil com uma qualidade incrível.

Bettie Page

(Foto: Emily Attarian | The Pin Up Maker)

Quando me perguntam sobre uma inspiração pin-up, com certeza é difícil responder, mas posso dizer que Bettie Page é uma grande representante para mim, não só pela sua versatilidade, mas principalmente por ter esse lado de subcultura que tanto me identifico. Ela não via maldade no que fazia e se divertia com aquilo. O verdadeiro espírito de uma pin-up girl!

Fotografar como Bettie não é fácil. Só na prática a gente consegue perceber o quão difícil era fazer as fotos dela. Poses muito variadas, corpo muito curvilíneo, fotos sensuais, mas com sorriso no rosto. E claro, ver a cinturinha dela e imaginar como ela era realmente voluptuosa, apesar dos seios pequenos (que ela amava). Nesse momento a gente entendi porque ela se tornou tão especial.

Bettie Page

(Foto: Emily Attarian | The Pin Up Maker)

Esquecida por um tempo entre os anos 60 e 70 (época em que o nu tomou conta das revistas), até mesmo pela sua própria reclusão, a figura de Bettie Page volta a chamar a atenção nos anos 80, com o revival dos anos 50, que ocorreu durante a década. A imagem da rainha das pin-ups se fortalece nas subculturas e sua imagem vem se fortalecendo cada dia mais.

Inspirada nesse duo de Bettie Page, que consegue ser fofa, mesmo estando de lingerie, e sexy, mesmo estando de roupa, fiz esta homenagem para a Rainha das Pin-ups, que não inspira apenas a mim, mas a todas as amantes do estilo pin-up.

Bettie Page

(Foto: Emily Attarian | The Pin Up Maker)

Bettie Page

(Foto: Emily Attarian | The Pin Up Maker)

Bettie Page

(Foto: Emily Attarian | The Pin Up Maker)

Bettie Page

(Foto: Emily Attarian | The Pin Up Maker)

PARA SABER MAIS SOBRE BETTIE PAGE:
Livro: Bettie Page de Richard Foster publicado pela Editora Noir. Disponível na loja Bruna Pepper.
Filme: The Notorious Bettie Page de Mary Harron

FICHA TÉCNICA
Editorial: Bettie Page is my queen
Produção: The Pin-Up Maker
Modelo: Daise Alves
Beleza: Juliana Boiger
Figurino: Virall Retrô
Fotografia e edição: Emily Attarian

Matérias Relacionadas
Coberta por balões, editora do Universo Retrô posa grávida para o Pin-Up do Mês de julho
Pin-Up Western
Proprietária da marca Rainbow Pin Up Store mostra seu lado western para o Pin-Up do Mês de junho
Pinup Gia RedHot
Gia RedHot: Idealizadora do projeto The Pinup Project é a Pin-Up do Mês; confira
Srta Tata
Pela primeira vez no site, Pin-Up do Mês não é do estado de São Paulo; conheça Srta Tata

7 Responses

Deixe um comentário

um + doze =