Home > Destaque > Como Buddy Holly influenciou o Rock and Roll; veja 5 músicos que se inspiraram no artista

Como Buddy Holly influenciou o Rock and Roll; veja 5 músicos que se inspiraram no artista

7 de setembro de 2017, por Carolina May
Música
Buddy Holly

7 de setembro de 1936. Há exatos 81 anos nascia Charles Hardin Holley, mundialmente conhecido como Buddy Holly, um dos pioneiros do Rock ‘N’ Roll. Longe do estereótipo sensual como Elvis Presley, Holly possuía um estilo visual diferente de qualquer outro cantor da época. Já o seu estilo musical, estava à frente. As canções de Buddy Holly eram classificadas sofisticadas. Outra característica marcante do artista era o seu soluço, técnica utilizada em algumas músicas, para destacar determinadas palavras.

Sua morte, junto de Ritchie Valens e Big Bopper, foi um grande choque e também a primeira grande perda dentro da história do rock and roll. A data 3 de fevereiro de 1959 ficou eternamente conhecida como “O dia em que a música morreu”. Naquele dia, Holly partia, mas seu legado viria a se tornar eterno. Mais tarde, novos músicos viriam a se inspiraram em seu trabalho e ele seria a esperança para milhares de garotos ao redor do mundo que usavam óculos.

Desde The Beatles a Eric Clapton, diversos cantores tiveram como principal influência o “nerd do rock”. Nós do Universo Retrô listamos os 5 principais músicos que se inspiraram em Buddy Holly. Confira:

Buddy Holly

Buddy Holly, primeiro nerd da história do Rock (Foto: Reprodução)

1 – The Beatles

Considerado o grupo musical mais aclamado da história, The Beatles foram bastante influenciados por Buddy Holly. O próprio nome da banda já é uma referência ao trio que Holly integrou, os The Crickets, apresentando um duplo sentido. Inicialmente, a banda se chamava “The Beetles” (“Os Besouros”, em português), como forma de homenagem a Holly e os The Crickets (“Os Grilos”, em português), mudando para “The Beatles” mais tarde.

Mas a inspiração e influência foi muito além do nome da banda. Holly também foi a principal motivação para John Lennon e Paul McCartney escreverem suas próprias músicas. Certa vez, McCartney declarou: “Eu ainda gosto do estilo vocal de Buddy. E sua escrita. Uma das principais coisas sobre The Beatles é que começamos a escrever nosso próprio material”. Segundo McCartney, para se ter uma ideia, pelo menos 40 das letras compostas pelos Beatles tiveram influência de Holly.

The Beatles

The Beatles (Foto: Reprodução)

A influência de Buddy Holly sobre John Lennon

No ano de 1957, Buddy Holly tornou-se uma das principais referências para o jovem John Lennon, de então 17 anos. Naquela época, o rock and roll era um gênero musical um tanto distante para os garotos britânicos e, por isso, quando Holly surgiu, ele foi uma grande influência musical e visual para Lennon. Além de compor, cantar e tocar guitarra; o músico se destacava por outra peculiaridade.

Com seus óculos de armação grossa, Buddy Holly mostrou ao mundo que qualquer um poderia ser um rockstar. Um acessório completamente fora do comum para um cantor do gênero e que foi um grande alívio para Lennon, que também fazia uso do adereço, mas o evitava, para não passar a imagem de nerd. “Ele mostrou que era legal usar óculos! Eu era Buddy Holly”, disse Lennon em resposta ao jornalista Jim Dawson, em 1974.

John Lennon

John Lennon com Brian EPSTEIN. Na foto usa óculos iguais aos de Buddy Holly (Foto: Philip Jones Griffiths)

2 – Bob Dylan: Em junho deste ano, ao entregar à Academia Sueca o seu discurso de aceitação do Prêmio Nobel de Literatura, Bob Dylan não só falou de sua relação entre suas composições e a literatura, como também citou Buddy Holly, como um dos músicos que o inspiraram ao longo de sua carreira. Parte do discurso, lida em um áudio também enviado à Academia, Dylan destaca Holly como seu primeiro herói musical.

Bob Dylan teve a oportunidade de assistir a uma apresentação de Buddy Holly, pouco antes da sua morte, em 1959. E relembra: “Mudou a minha vida”. No passado, o cantor já fez outras declarações referentes ao seu ídolo: “Algo sobre ele parecia permanente e ele me encheu de convicção. (…) Então, do nada, a coisa mais estranha aconteceu, ele me olhou direto lá nos olhos e ele transmitiu algo, algo que eu não sabia o que. Isso me deu calafrios “.

Bob Dylan

Boby Dylan durante a Hop Farm Festival 2012 (Foto: Gus Stewart/Redferns via Getty Images)

3 – The Rolling Stones: As letras de Buddy Holly também tiveram muita influência sobre Mick Jagger, vocalista da banda britânica The Rolling Stones. Em England’s Newest Hit Makers (1964), versão norte-americana do primeiro álbum de estúdio dos Rolling Stones, há o cover de Not Fade Away, canção de Holly que a banda continuou tocando em suas turnês ao longo das próximas décadas. “Você poderia aprender com Buddy Holly como compor músicas. O jeito que ele as montava, ele era um ótimo compositor”, disse.

Rolling Stones

Rolling Stones em sua formação clássica, na década de 1960 (Foto: Reprodução)

4 – Eric Clapton: Um dos maiores guitarristas da história do Rock também aprendeu muito com Holly. O artista, que passou por diversos estilos musicais ao longo de sua carreira, tem como raiz o Blues. Em sua autobiografia lançada em 2007, a obra explora desde problemas da sua vida pessoal à sua música. E é justamente na música que entra Buddy Holly. Clapton descreve como cresceu e tornou-se um amante da primeira arte desde cedo:

(…) Recordo-me de entrar no recreio da escola no dia em que Buddy Holly morreu e da emoção que pairava no ambiente. Aquele lugar parecia um cemitério, ninguém conseguia falar, estávamos todos em choque. De todos os heróis musicais da época, ele era o mais acessível e autêntico. Não era espalhafatoso, mas, sim, um guitarrista sério e, para cúmulo, usava óculos. Era como se fosse um de nós. Foi espantoso o efeito que a sua morte teve. Alguns dizem que a música morreu com ele. Para mim, pareceu abrir-se.”

Eric Clapton

Eric Clapton (Foto: Reprodução)

5 – Elvis Costello: O primeiro indício da influência de Buddy Holly em Elvis Costello está na sua caracterização em My Aim Is True (1977), seu primeiro álbum. Não só o modo como Costello está vestido remete a Holly. Fisicamente, o cantor mostra uma semelhança impressionante ao artista. E, assim como no caso de Buddy Holly, os óculos se tornaram a marca registrada de Elvis. Em relação a sua música, Elvis Costello traz alguns elementos do trabalho de Holly, preservando o espírito de suas canções vivo.

Elvis Costello

Arte da capa e contracapa de My Aim Is True (Foto: Reprodução)

Matérias Relacionadas
Em brincadeira, site descreve discurso de Obama, admitindo que EUA não é o mesmo desde a morte de Buddy Holly
O dia em que a música morreu junto com Ritchie Valens, Buddy Holly e Big Bopper
O Som de Phoenix: A História do Twang e Rockabilly do Arizona
A importância de conhecer o lado B do rockabilly e rock ‘n roll dos anos 50

Deixe um comentário

9 − 8 =