Home > Destaque > Dia do Mágico é destaque de janeiro no calendário do Universo Retrô; veja o editorial completo

Dia do Mágico é destaque de janeiro no calendário do Universo Retrô; veja o editorial completo

5 de janeiro de 2016, por Daise Alves
Moda

Ano passado, o Universo Retrô lançou o Calendário Beneficente de Pin-Ups 2016, em parceria com o projeto Be a Bombshell e a marca Sundae Inc, com o propósito de ajudar o Lar das Mãezinhas, casa de idosas localizada na região da Penha.

O calendário, que ainda está à venda (saiba como adquirir, aqui), contou com 12 modelos pin-up de diferentes personalidades, mas que seguem o estilo retrô em sua essência. A publicação, que contou com uma foto de cada garota clicada pelo fotógrafo Marcello Garcia e beleza feita por Silvia Brito, com assistência de Jéssica Monge, agora será desmembrado em um editorial, no qual será possível ver mais fotos da garota do mês.

Para começar, janeiro é representado pela modelo Mona Liza, como “A Perfeita Ilusionista”. Ela, que, além de apaixonada pela cultura vintage, é amante da arte circense, representa o Dia do Mágico, comemorado no dia 31 de janeiro. A data surgiu como uma homenagem ao santo João Bosco, que foi canonizado em 1934 pelo papa Pio XI. Quando mais novo, além de possuir muita fé e pregar o evangelho, ele fazia apresentações de malabarismo, mágicas e acrobacias para ajudar sua família.

Pin-Up Monaliza

Mona Liza em foto oficial para o calendário (Foto: Marcello Garcia)

Para realizar esse editorial foi escolhido um local com a temática propriamente de circo: o Circus Hair, salão de beleza localizado na Rua Pamplona, em São Paulo, e também parceiro neste projeto como um todo. No local, foi escolhido um cenário com cortina vermelha, que nos remete aos antigos espetáculos de circo.

Para destacar a essência do local, com a personalidade da modelo, a Sundae Inc escolheu um figurino todo preto, roupa característica dos mágicos, acompanhado de varinha, cartola e luvas. Para ambientar a fotografia, foram escolhidos elementos do próprio espaço, como poltrona, chapéus e uma miniatura de circo que decora o local.

Para conhecer um pouco mais sobre a modelo, batemos um papo com ela, que nos conta como surgiu sua paixão pelo retrô e pela arte circense e como foi participar do projeto. Veja a entrevista abaixo e mais fotos do editorial:

Pin-Up Monaliza

Foto: Marcello Garcia

Universo Retrô – Como começou seu gosto pela cultura vintage?

Mona Liza – Meu gosto pelo vintage começou naturalmente. Ninguém me mostrou, não vi em nenhum site ou blog, nem tinha isso na época. Foi algo totalmente de coração! Aos 16 anos, eu tinha o hábito de faltar na escola para ir à casa de uma amiga e ficar assistindo clássicos na TV a cabo. Um dia, ganhei da minha amiga a coleção de revistas antigas do pai dela, que guardo até hoje. Em 2002, fui a minha primeira “festa rocker” e frequento até hoje, 14 anos depois. Este é meu estilo de vida!

Universo RetrôQuando começou seu gosto pelo circo?

Mona Liza – Difícil tentar explicar quando foi. Na verdade, sempre me interessei, mas não achava nenhuma amiga para me acompanhar. Quando surgiu a oportunidade, fui sozinha fazer a aula e estou até hoje. Não conhecia ninguém, agora todos são meus amigos.

Universo Retrô Você faz aulas de circo? Quando começou e como funciona?

Mona Liza – Sim, faço. Apesar de não serem tão divulgadas, existem escolas legítimas e de confiança por aí. E por incrível que pareça são fáceis de achar, é só querer! Os artistas de circo, nos dias de hoje, tem uma perspectiva muito melhor na sociedade. Você deseja trabalhar para um circo grandioso ou algo mais tradicional como o Barnum & Bailey? Ou prefere fazer algo menor, como performar em feiras e eventos? É só começar que consegue!

Pin-Up Monaliza

Foto: Marcello Garcia

Pin-Up Mona Liza

Foto: Marcello Garcia

Universo Retrô – O que mais te atrai no circo?

Mona Liza – O circo me atrai tanto quanto Roy Orbison. Não existe uma explicação, é simplesmente maravilhoso! São vários fatores, não dá para falar um só! É todo atraente, coisa de alma. Me sinto feliz!

Universo RetrôQual a ligação do circo com a cultura vintage?

Mona Liza – Eu acho que podemos definir o circo como parte importante de uma cultura vintage, justamente por se tratar de uma arte muito antiga. Aliás, muitos números executados naquela época se mantém até hoje, como números de mágicas, palhaços, trapezistas, entre outros.

Mona Liza

Foto: Marcello Garcia

Pin-Up Mona Liza

Foto: Marcello Garcia

Pin-Up Monaliza

Foto: Marcello Garcia

Universo Retrô  – O que você achou de ter participado do calendário de pin-ups beneficente do Universo Retrô?

Mona Liza – Me senti lisonjeada por fazer parte deste projeto, tanto pelo tema, quanto pela iniciativa de fazer um calendário beneficente. Achei fantástico e que sirva de exemplo para todos. Muito obrigada!

Universo RetrôComo você acha que a cultura do circo pode encantar as pessoas atualmente, já que essa é uma atração que cada vez mais vem perdendo espaço?

Mona Liza – Acredito que precisa aumentar a valorização do circo, implantar nas escolas, mostrar às crianças a cultura circense. Circo é arte, faz parte da cultura. Tem o Encontro de Artes Circenses da zona leste, Circo na Praça, todas as terças das 19h às 22h, na praça Silvio Romero.

O encontro, que além de ser um lugar para troca de experiências, técnicas e experimentações das pesquisas, os organizadores promovem cabarés e oficinas à chapéu, ou seja, pessoas que não podem pagar por um espetáculo, por exemplo, pode assistir na praça, pagando o que puderem, ou não precisam pagar! Não é obrigatório. O intuito é formar o público, é encher as praças que antes eram tão vivas de alegria e transformar o ambiente. É não deixar a magia acabar!

Pin-Up Monaliza

Foto: Marcello Garcia

Pin-Up Monaliza

Foto: Marcello Garcia

Para acompanhar a bela, basta segui-la no Instagram, ou acompanhar sua coluna aqui no Universo Retrô, dedicada principalmente aos assuntos relacionados ao circo. Acompanhe também o Circo na Praça, curtindo a página aqui.

Para quem quiser adquirir o calendário, ele ainda está disponível para compra online no depósito ou transferência bancária, basta enviar sua solicitação para contato@universoretro.com.br. Ou também pode comprar no cartão, pelo site gosundae.com, ou direto na loja e tattoo shop Top Cat, na Rua Frei Caneca, 63.

“O mágico é o profissional capaz de criar ilusões, levar encantamento e fascinação às pessoas!”, autor desconhecido.

Matérias Relacionadas
Documentário “Jonas e o Circo Sem Lona” contrapõe fantasias e realidade de menino circense
Diva Jazz
Editorial de novembro do Universo Retrô é inspirado nas divas do jazz
Dia da Secretária é homenageado no Calendário do Universo Retrô; veja editorial completo
Mari Kato
Com Pin-up oriental, Dia Mundial do Rock é homenageado no mês de julho do Calendário do Universo Retrô

2 Responses

Deixe um comentário

12 + dezoito =