Home > Destaque > Editorial “Keep On Rockin” ressalta a importância das novas gerações na cena rockabilly

Editorial “Keep On Rockin” ressalta a importância das novas gerações na cena rockabilly

3 de agosto de 2017, por Daise Alves e Mirella Fonzar
Lifestyle

Depois de publicarmos o editorial Rock This Town, homenageando os rockers que iniciaram o movimento rockabilly brasileiro nos anos 1980 e 1990, em São Paulo, apresentamos a segunda parte do ensaio fotografado no The Clock Rock Bar, por Tainá Lossehelin, para divulgar a festa Rockterapia, que acontece nesta sexta-feira, a partir das 21h, e conta com shows de Grilos Barulhentos, Coke Luxe e Concurso de Topetes e Penteados.

(Foto: Taina Lossehelin)

Dessa vez, nós, editoras do Universo Retrô (Mirella Fonzar e Daise Alves), posamos de maneira descontraída – e pra lá de sincera – para ilustrar um manifesto pela importância das novas gerações na cena rocker nacional. Para isso, batizamos esse editorial de “Keep On Rockin”, em referência à música dos Teencats (banda Teddy Boy norueguesa dos anos 1980), já que a ideia é realmente propor que as novas gerações deem continuidade ao que foi iniciado pela galera nos anos 1950, e que depois ganhou uma nova cara nos anos 1980 e 1990.

Como a própria música sugere, o “Rock ‘n Roll está aqui para ficar”, mas precisa de continuidade para se manter vivo. Para isso, a importância de aceitar e respeitar as novas gerações, como uma maneira de evoluir e manter sempre acesa a chama da nossa subcultura. Pessoas que possam continuar a fazer pela cena o que seus “antecessores” fizeram durante anos e, muitos, ainda fazem até hoje.

(Foto: Taina Lossehelin)

Seja frequentando as festas já conceituadas ou organizando novos eventos para movimentar a cena; incentivando a criação de novas bandas, o surgimento de novos DJs e apoiando os músicos mais antigos; ou mesmo idealizando novos projetos que incentivem a dança, a moda e o lifestyle rocker – e vintage, de um modo geral. É importante entendermos que a cena não pertence a ninguém em específico; ela sempre foi e continuará sendo composta por diferentes pessoas que, por acaso (ou força do destino), se identificam com o mesmo tipo de som e estilo.

(Foto: Taina Lossehelin)

(Foto: Taina Lossehelin)

Obviamente temos que respeitar o que veio antes de nós e entender as bandeiras que levantamos, mas é importante perceber também que há espaço para todos e quanto maiores forem as iniciativas dentro da cena – seja de onde ela vier -, maior serão as possibilidades de fazer que o movimento cresça, se mantenha vivo e ganhe o espaço que merece dentro e fora do underground. Ao invés de competirmos em quem é mais velho ou mais novo, quem sabe mais ou menos, por que não nos unirmos por um bem muito maior? O Universo Retrô nos fez realmente acreditar que isso não seja apenas utopia.

(Foto: Taina Lossehelin)

Durante a organização da festa Rockterapia, tivemos alguns retornos interessantes de pessoas que jamais imaginaríamos que um dia trabalhariam junto conosco e que, inclusive, passaram a respeitar nosso trabalho com o site, através de um olhar mais próximo. Um dos exemplos disso é Rick and Roll, figura que admiramos muito por tudo o que movimentou nos anos 1990 e hoje podemos unir forças para continuar o que ele começou lá atrás:

“Difícil de imaginar que uma brincadeira entre amigos, surgida há quase 30 anos, falando de topetes e brilhantina, ainda pudesse gerar interesse. Para minha surpresa fui procurado pelas produtoras do portal Universo Retrô, e aceitei o desafio para reviver a atmosfera dos antigos campeonatos de topetes (…) No balanço das horas, me sinto feliz em poder manter a postura topetuda, seja através da atitude e da certeza que o homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos.” – coluna de Rick and Roll, publicada no Jornal ABC Repórter.

Além de nos orgulhar em poder trabalhar com pessoas como Rick, as bandas Coke Luxe, Grilos Barulhentos, os Djs Ivan Rocker, Burgos e Wagnão, entre tanta gente bacana que está apoiando o evento, temos a possibilidade de reunir um grande time de parceiros, colunistas e leitores no Universo Retrô, que se misturam entre a velha guarda da cena, compartilhando conhecimentos e grandes histórias, e os novatos no mundo dos topetes, que não temem em se jogar e fazer acontecer.

(Foto: Taina Lossehelin)

(Foto: Taina Lossehelin)

Prova disso é o que o DJ Burgos, que também vai discotecar na nossa festa, está fazendo com a Sputnik Party, uma festa com apenas 1 ano de idade, mas que presa pela boa música, sempre abrindo espaço para DJs e bandas diversas da cena (entre novos e antigos). Assim como o DJ Ivan Rocker, que há 13 anos comanda a Pin-Ups Party e recebe de braços abertos a nova geração de rockers que vem por aí. São pessoas assim que mantêm viva a cena.

(Foto: Taina Lossehelin)

(Foto: Taina Lossehelin)

É nessa união que acreditamos fazer a diferença. Através do respeito às gerações, às diferenças, às preferências, ao que foi e ao que vem, podemos construir, juntos, uma cena muito melhor para todos os apaixonados pelas raízes do rock ‘n roll e pelo 50’s lifestyle, aqui no Brasil. Acreditamos realmente que o Rock ‘n roll está aqui pra ficar (“Rock ‘n roll is here to stay”!) e, como disse Rick and Roll, “parece que os bons tempos estão de volta”!

(Foto: Taina Lossehelin)

Não perca a Rockterapia – 2 anos de Universo Retrô, nesta sexta-feira, no The Clock Rock Bar. Vem comemorar com a gente! :)

SERVIÇO

Festa Rockterapia – 2 anos de Universo Retrô
Evento no Facebook, aqui
Bandas Coke Luxe e Grilos Barulhentos
Djs Wagnão, Ivan Rocker e Burgos
Concurso de Topetes e Penteados Retrô, com Rick and Roll
Bazar com marcas retrô

The Clock Rock Bar
Rua Turiassú, 806 – Perdizes – São Paulo
Próximo ao metrô Barra Funda
Dia 4 de agosto – Sexta-feira
A partir das 21h
Entrada: R$ 20

Matérias Relacionadas
The Clock Rock Bar
Festa Rockterapia acontece no The Clock Rock Bar, tradicional casa anos 50 de São Paulo
Playlist Rockterapia
Esquenta Rockterapia: Ouça a playlist especial da festa de 2 anos do Universo Retrô no Spotify
Rock This Town: Editorial do Universo Retrô com rockers de São Paulo homenageia início do movimento rockabilly no Brasil
Grilos Barulhentos
Uma das maiores referências do rockabilly nacional, Grilos Barulhentos está há 35 anos na estrada

Deixe um comentário

11 + 15 =