Home > Destaque > Como escolher o modelo de óculos de grau retrô que mais combina com você

Como escolher o modelo de óculos de grau retrô que mais combina com você

15 de setembro de 2017, por Mirella Fonzar
Moda

Quem usa óculos de grau sabe a árdua missão que é encontrar armações que traduzam a sua personalidade. E as dificuldades aumentam ainda mais se a pessoa é adepta ao estilo retrô e alternativo. As óticas tradicionais não costumam fugir muito dos padrões mais discretos e isso acaba deixando os modelos retrô de fora, já que, no passado, as armações eram geralmente maiores e mais grossas.

No entanto, quando falamos de óculos vintage feminino, as armações vão muito além do tradicional gatinho, popular nos anos 1950 e 1960. Dos mais arredondados e discretos, aos quadrados e impactantes, elaboramos um roteiro de como escolher a sua armação retrô de acordo com a sua personalidade e década preferida; dos anos 1920 aos anos 1980. Vamos conferir?

Armação de óculos na década de 1920

Os loucos anos 1920 ficaram marcados por armações unissex pequenas e redondas, feitas em ouro, prata ou casco de tartaruga. O modelo, no entanto, não tinha hastes, então, era um pouco desconfortável. Hoje em dia, é possível encontrar adaptações que se encaixam melhor ao rosto. Esse modelo de óculos é perfeito para quem quer compor um visual inspirado na Era do Jazz, com cabelo chanel à la Louise Brooks.

Fotos: Reprodução

Armação de óculos na década de 1930

O design dos óculos dos anos 1930 não sofreu grandes mudanças; os modelos continuaram unissex, mas o tipo de material usado começou a ser substituído. As armações passaram a ser feitas de chifres, metal e até plástico, uma alternativa para imitar os tradicionais cascos de tartaruga. Já as lentes ficaram mais leves, assim, o conceito de óculos sem aro começou a se tornar possível. Esse tipo de armação é perfeita para quem busca por um visual mais clássico.

Fotos: Reprodução

Armação de óculos na década de 1940

Para os adeptos à moda da década de 1940, é importante ressaltar que, por conta da Segunda Guerra Mundial e todas as mudanças nos processos industriais, econômicos e sociais que o mundo enfrentou neste período, as armações dos óculos são bastante variadas.

Antes da guerra, os modelos redondos e ovais, como nos anos 1930, ainda estavam em alta, porém já com um tamanho maior e diferentes materiais. Com o final da guerra, em 1945, outros formatos foram surgindo, inclusive mais quadrados.

Foi nessa época também que surgiram as armações exclusivamente femininas e o famoso óculos gatinho começou a dar as caras. Portanto, opções não faltam pra quem busca um visual inspirado nos anos 1940.

Fotos: Reprodução

Armação de óculos na década de 1950

Definitivamente, a década de 1950 ficou marcada pelo boom dos óculos gatinho, tanto de grau como de sol. O modelo, exclusivamente feminino, ficou conhecido por ter os cantos externos pontudos, em um formato que remete aos olhos dos felinos e até lembra as asas de uma borboleta.

Apesar de existirem outros modelos, ao ser adotada por atrizes de Hollywood, como Marilyn Monroe, a armação virou um verdadeiro hit entre as mulheres da época, sendo fabricada em diversos modelos; maiores ou mais finos, com pedrarias, lisos, coloridos e por aí vai.

Os óculos gatinho são perfeitos para quem busca um visual Pin-Up.

Fotos: Reprodução

Armação de óculos na década de 1960

Assim como na década de 1940, os anos 1960 ficaram marcados por grandes mudanças socioculturais. Enquanto na primeira metade da década os óculos gatinho continuavam em alta – só que cada vez mais geométricos -, quanto mais se aproximava dos anos 1970, mais influências dos hippies a moda dos óculos ia ganhando.

Armações, geralmente de plástico, com forte referência geométrica e futurística davam as caras na Era “Paz e Amor”; os famosos Bug Eyes, que traziam lentes enormes redondas ou quadradas, logo ganharam espaço. Portanto, se a ideia é apostar num visual com mini-saias e vestidos trapézio, típicos dos anos 1960, esses óculos vão super bem.

Fotos: Reprodução

Armação de óculos na década de 1970

A onda do “quanto maior, melhor” continuou por toda a década de 1970, porém, as armações chegaram mais leves, com a evolução da indústria dos óculos. Os formatos, inclusive, variavam bastante nesta década; dos mais arredondados e com armação escura aos mais quadrados e coloridos.

Enquanto a juventude hippie e “cult” apostava nos modelos redondos que remetiam às décadas passadas, a turma da discoteca apostava nos óculos mais coloridos e modernos. Se a ideia é montar um look inspirado nos anos 1970, primeiro de tudo você precisa identificar qual referência prefere, já que as possibilidades são inúmeras!

Fotos: Reprodução

Armação de óculos na década de 1980

A variedade de modelos lançados a partir da década de 1980 é bastante grande. Foi nesta época que marcas de luxo começam a produzir óculos e criar coleções exclusivas, como Cartier, Dior, Lacoste, etc – algo que perdura até hoje e ajudou a encarecer bastante o preço das armações em óticas tradicionais.

Os materiais também começaram a mudar a partir dos anos 1980; armações feitas de plástico e titânio foram evoluindo para algo mais resistente. Em relação aos modelos, as cores e formatos variados também prevalecem nesta época. Se a ideia é um look oitentista, aposte nos “Wrap Arounds”, modelos que contornam e se encaixava no rosto, com armação mais grossa.

Fotos: Reprodução

Fonte: Tatileine Vintage

Colocando lente em óculos vintage

Depois de escolher o modelo de óculos que mais combina com seu estilo e personalidade, chegou a hora de colocar as lentes com o grau correspondente. Se você optou por um modelo vintage genuíno ou comprou óculos retrô mais baratinhos, é importante tomar cuidado para não danificar a armação na hora de trocar as lentes, já que ambos podem ser mais frágeis que os modelos mais modernos. Portanto, uma empresa confiável é mais do que necessária neste momento.

Foto: Reprodução

Além de todo o cuidado com a sua armação, a Lenscope oferece um serviço bastante inovador, com o pedido da troca de lentes feito totalmente pela internet e retirado na porta da casa da pessoa sem custo adicional – se você mora em São Paulo ou Campinas.

Para outras cidades, é só enviar a armação pelo correiro, que a marca manda de volta quando os óculos estiverem prontos. A Lenscope dá até 100 dias para a pessoa provar as lentes e ter certeza se realmente gostou; caso não gostar, a empresa devolve o dinheiro das lentes.

O processo é super simples, seguro e econômico; basta escolher entre lentes para baixo grau e lentes para alto grau, anexar a receita e uma foto sua com a armação.

Além da comodidade de não precisar visitar uma ótica, todas as opções já contam com antirreflexo, antirrisco e proteção UV, o que muitas vezes é contado como opcional em outras marcas. Existe ainda a possibilidade de aplicar lentes fotossensíveis (aquelas que escurecem no sol) e também com lentes escuras com grau para óculos de sol em diferentes cores.

Confira também como limpar seus óculos de maneira correta, clicando aqui.

SERVIÇO

Lenscope
Site: http://lenscope.link/lenscope-e-mirella-fonzar
Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil
Twitter: https://twitter.com/lenscope
Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/
Youtube: https://www.youtube.com/c/Lenscopebr
Leitores do Universo Retrô ganham desconto, acessando o site por aqui e incluindo o cupom MIRELLAF6837 ao final da compra.

Gostou da matéria? Este é um conteúdo patrocinado pela Lenscope, uma das empresas que apoiam o Universo Retrô a permanecer online. Mas fiquem tranquilos, só indicamos marcas e produtos em que acreditamos e este texto representa 100% a nossa opinião. Venha anunciar conosco também!

Matérias Relacionadas
Edna, os incríveis
5 personagens dos desenhos animados famosas por usarem óculos de grau feminino
Óculos Flower Genie Vintage
Coleção Flower: O óculos Genie Vintage que é a cara da primavera
Óculos Elton John
5 modelos de óculos marcantes dos astros do rock
Óculos Clube da Luta
5 modelos de óculos icônicos que marcaram o cinema – Parte II

Deixe um comentário