Home > Destaque > John Stephen, o “Mary Quant” da moda masculina que deu vida à Carnaby Street

John Stephen, o “Mary Quant” da moda masculina que deu vida à Carnaby Street

5 de abril de 2022, por Leila Benedetti
Lifestyle
John Stephen

Hoje, quando falamos sobre a moda britânica dos anos 60, associamos logo com a Carnaby Street e a estilista Mary Quant. Isso é justificável, pois a moça contribuiu com o empoderamento feminino por meio da moda. Mas vale lembrar que o também estilista John Stephen, da mesma época e território que Mary, teve grande importância no cenário Mod da época. 

O início e ascensão na Carnaby Street

Depois de ter se demitido na loja de roupas masculina Vince Man Shop, no centro de Londres, o escocês, junto com seu namorado Bill Franks, abriu, em 1956, sua própria loja do ramo, a His Clothes, na Beak Street, também na cidade. Mas, em 1957, o casal foi obrigado a reconstruir o comércio na então insignificante Carnaby Street devido a um incêndio que devastou suas instalações.  

Aproveitando que o conceito de juventude estava cada vez mais em alta, John deu um ar descontraído para sua loja, com uma fachada chamativa, música pop em volume alto como som ambiente e peças masculinas joviais na mais alta tendência da época. O comércio ganhou destaque e o estilista foi abrindo mais outras lojas, como as que levam seu nome na fachada e as de nomes diferentes, como Domino Male, Male W1 e Mod Male, esta última aproveitando a febre da subcultura Mod que chegava na época. 

His Clothes
(Fachada da His Clothes, a primeira de John na Carnaby Street. | Foto: Reprodução)

Obviamente, não demorou muito para surgir as concorrentes das lojas de John Stephen, que copiavam suas características. Lord John, Take Six e Gear and Mates também foram para a Carnaby Street, que se tornou um famoso point de compras entre os jovens, principalmente os Mods, dos anos anos 60. Nesta mesma década, John popularizou ainda mais o local ao atrair o público feminino com a loja TreCamp, a primeira da rua e da carreira. 

Ao repaginar a Carnaby Street, o estilista foi apelidado de “O Rei de Carnaby Street” e de “O Mod de Um Milhão de Libras”. Mas a sua fortuna por meio da moda não foi feita apenas lá. John também expandiu seus negócios para outros locais de Londres, como o distrito de Chelsea, e outros países, como Escócia, EUA e Rússia, além de vestir os integrantes do The Who, The Kinks, Rolling Stones e The Small Faces

Decadência e emprego em outras marcas

Nos anos 70, Carnaby Street se tornou um ponto turístico, passando o título de “point principal de moda” para o oeste de Chelsea. Com isso, os negócios de John fecharam suas portas em 1975, tendo seus produtos doados para o Victoria & Albert Museum, também em Londres. Sem seu império, ele passou a trabalhar como representante de grandes marcas do Reino Unido. 

Apesar do Mod Revival em voga no final dos anos 70, John Stephen era lembrado apenas pelos historiadores de moda britânicos.  O estilista morreu em 2004, aos 69 anos, de causas não divulgadas.

Matérias Relacionadas
Feminismo Mod
Feminismo mod: 6 representantes femininas da subcultura que fizeram diferença
Keith Richards fez 80 anos
Keith Richards fez 80 anos, confira trajetória do “stone imortal”
Tipo os Beatles
Tipo os Beatles: 3 alternativas “descaradas” dos fab-four que valem a pena escutar
Hackney Diamonds
Hackney Diamonds: Rolling Stones anuncia disco com Paul McCartney e outros nomes da música

Deixe um comentário