Home > Destaque > Pin-Up de Fevereiro traz brilho e plumas do burlesco para o mês do Carnaval

Pin-Up de Fevereiro traz brilho e plumas do burlesco para o mês do Carnaval

9 de fevereiro de 2023, por Mirella Fonzar
Moda

A Pin-Up de Fevereiro chegou ao Universo Retrô com todo brilho, glamour e plumas que o mês do carnaval merece. Diretamente de Curitiba, Paraná, Ivin traz sua graça e simpatia num ensaio com o tema Burlesco clicado por Juliana Gouveia. Nada mais justo, já que, além do lifestyle Pin-Up, a nossa diva é artista burlesca formada e costuma fazer divertidas performances neste estilo.

Sinônimo de alegria e empoderamento, Ivin é uma mulher de múltiplos talentos e diferentes áreas de atuação. Miss Pin-up Curitiba 2020 e fundadora do grupo Pin-Ups Curitiba e Região, ela é maquiadora, hairstylist, produtora, influenciadora digital, empreendedora e artista burlesca. Para conhecer um pouco mais sobre a nossa Pin-Up do Mês, confira a seguir nosso bate papo. 

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – O que te levou a gostar de vintage e ser hoje uma Pin-up? 

Ivin – Sempre fui interessada pelo universo e cultura vintage, apesar de ter nascido nos anos 90. Na fase da adolescência, busquei referências de feminino e me encontrei nas mulheres dos anos 40 e 50 e nas Pin-Ups. Essa paixão transcendeu e virou um estilo de vida, decoração, música, maquiagem, influenciando totalmente no jeito de me vestir.

Esse amor pelo vintage e pelo retrô me ajudou em meu processo de autoaceitação e a ver o fato de eu ser bem diferente da maioria das pessoas da minha idade e convívio social como algo normal. Eu não precisava mais ser o que esperavam de mim e, sim, o que eu queria ser – uma Pin-Up.

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Quais são suas maiores inspirações atuais e do passado? 

Ivin – As do passado: Carmen Miranda, Marilyn Monroe e Betty Boop. Atuais: Dita Von Teese (@ditavonteese) e as brasileiras Miss Gennie (@missgennie) e Miss Rocket (@missrocket50s), Juliana Lourenço (@playmate1960) e Srta La Rodriguez (@srta.larodriguez).

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Você já participou de concursos e foi eleita Miss Pin-Up, certo? Como foi a experiência?

Ivin – Em 2020, conquistei o título de Miss Pin-Up Curitiba. Foi meu primeiro concurso, e posso descrever ele como uma experiência única, surreal, libertadora e empoderadora. Pude subir no palco e fazer uma performance Burlesca Pin-Up sem receio de julgamentos, permitindo viver e desfrutar dos meus sonhos sem medos ou ameaças, e ainda contando com várias pessoas que eu amo torcendo por mim. Foi a realização de um sonho!

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – As competições são algo que continuam te brilhando os olhos? Você pretende concorrer em outros concursos?

Ivin – Em 2022, participei de um outro concurso Pin-Up, mas a experiência não foi a mesma. No final do concurso, fui abordada por uma jornalista querendo escrever sobre mim, mas uma matéria voltada ao meu biotipo, como ela mesma disse, ‘uma pin-up fora do padrão’. Na hora até fiquei entusiasmada, mas depois parei pra refletir e será que estar com 20kg a mais, comparando com 2020, influenciou na escolha dos jurados? Me fez repensar sobre os padrões para os concursos e se isso implica no resultado.

Ainda não sei a resposta, mas independente disso, vou continuar de olho nos eventos e nos concursos, pois tenho muita vontade de viver a experiência completa como candidata no Viva Las Vegas, por exemplo.

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Você também é maquiadora e hairstylist. A paixão por penteados surgiu antes ou depois do estilo pin-up?

Ivin –
Sou apaixonada pela arte da maquiagem, dos penteados e caracterização desde minha infância. Sempre pesquisei sobre o assunto e aplicava as técnicas que ia desenvolvendo em mim mesma. Com o passar do tempo, passei a treinar e desenvolver minhas habilidades, maquiando e elaborando penteados nas amigas e colegas de trabalho. Inicialmente, claro, tudo isso era apenas para aprendizado pessoal, um hobby. 

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – E quando você começou a atuar de forma profissional?

Ivin –
Comecei a atuar de maneira profissional, primeiramente, para essas mesmas pessoas que requisitavam meus trabalhos cada vez mais e depois ampliando o projeto e criando a Ivin Make Up (@ivinmakeup). A partir daí, a paixão só foi crescendo dentro de mim ao ponto de transformar todo o meu conhecimento e amor pela área em profissão. Passei a estudar cada vez mais, fazendo cursos e formações na área da beleza, sempre estudando sobre visagismo, cabelos, pele, entre outros, para que assim conseguisse desenvolver o portfólio de maquiagem, penteado e design de sobrancelhas onde as clientes que olharem o meu trabalho se identifiquem, criando uma relação pessoal entre maquiadora e maquiada.

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Qual a sua experiência com produções e fotografia Pin-Up?

Ivin – Unindo o trabalho com a beleza e o amor pela cultura pin-up, me especializei em produções retrô, penteados, maquiagem, indumentária e direção fotográfica pin-up. Tive o prazer de ser apresentada para a fotógrafa Juliana Gouveia (@jugouveiafotografia), ela também ama o estilo pinup e possui experiência com fotografia no Pin-Up, então juntas estamos construindo uma experiência única e incrível para mulheres que querem a vivência de um ensaio temático pin-up inclusivo para todos os corpos e estilos.

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Qual foi a inspiração para fazer o ensaio para o Universo Retrô? 

Ivin – Me inspirei em uma performance clássica de burlesco. Inclusive, o ensaio conta a história de uma performance divertida, com muito da pin-up que vive em mim e uma pitada de sensualidade, essa que vive em toda pin-up. Também me inspirei em vários artistas nacionais e internacionais, atuais e do passado.

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – E o figurino, nos conte mais sobre ele.

Ivin – O figurino foi feito exclusivamente para este ensaio por meu amigo, o estilista Antonio Lopes (@tom.lopes.criacoes/@antony.lop). Ele produziu em tempo recorde várias peças para compor os looks que foram usados neste ensaio. Levei as referências pra ele, estudamos as possibilidades e ele criou peças fabulosas.

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Algumas das fotos foram feitas em estúdio e outras em um camarim, um cenário bastante significativo para as artistas burlescas. Nos conte sobre o local e outros detalhes das fotos.

Ivin – Como a ideia era contar uma história através da fotografia, para começar me imaginei em um cenário como se fosse o camarim de uma grande artista burlesca, o meu camarim. Então, fomos até o estúdio Cicada 38 (@cicada.38), para fazer as fotos no camarim de lá. O Thiago (@tiago_muchaki) foi super atencioso e prestativo, nos ajudou a compor o cenário, pois ele tem um acervo fantástico.

Demos continuidade ao ensaio no estúdio de Juliana Gouveia (@jugouveiafotografia), pois ali seria contada a história da performance. Ela conseguiu extrair tudo o que eu imaginava e respeitou todos os meus pedidos. Estou me sentindo realizada com o resultado em tão pouco tempo. Está sendo uma grande realização estar aqui compartilhando um cadinho da minha história com vocês.

(Foto: Juliana Gouvea)

Universo Retrô – Há quanto tempo você trabalha como artista burlesca? Nos conte um pouco sobre a sua relação com essa arte, seu estilo, etc.

Ivin – Me formei artista burlesca no primeiro semestre do ano passado. Antes de vivenciar a arte burlesca, eu era uma pessoa com muitos preconceitos com o burlesco e, principalmente, com as artistas. Eu mesma às sexualizava pejorativamente sem nem saber sua origem e como é de fato essa arte tão completa e complexa. Então, em meados de 2019, duas amigas minhas, Elis e Jéssica, fizeram uma aula experimental de um curso de burlesco e a professora Luanne Cruz falou das pin-ups durante a aula. Minhas amigas ficaram eufóricas pra me contar e a maneira como elas me falaram me acendeu uma vontade de conhecer. 

Então, também fiz a aula experimental e me tornei aluna. Eu amava demais esses momentos, pois tinha tanto aula teórica quanto prática, além das apresentações em festivais. Conhecer a história toda me fez querer buscar mais e mais conhecimento e foi aí que conheci Giorgia Conceição, mais conhecida como Miss G (@corpospelaliberdade), umas das precursoras do burlesco no Brasil. Passei a fazer vários workshops com ela, tudo online, pois ainda estávamos no período crítico da pandemia. Passei a fazer aulas focadas em formação como artista, fiz estágio no primeiro semestre do ano de 2022 no palco do Ginger Bar, um bar secreto de Curitiba, e debutei lá, realizando minha primeira apresentação burlesca criada por mim.

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouvea)

Universo Retrô – Há algum lugar fixo que possamos te ver performar?

Ivin – Em Curitiba já performei em bares, baladas, festivais, teatros e festas, não me apresento em apenas um único lugar, estou com a agenda aberta para viajar o país e mundo levando a arte burlesca com muito da cultura pin-up, inclusive estou ansiosa pra ir até a sua cidade para me apresentar (risos)

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Recentemente, você foi também mestre de cerimônia de uma pool party na região metropolitana de Curitiba e apresentou um desfile de Pin-Ups com as convidadas. Como foi a experiência?

Ivin – A diva Pin-Up Miss Rocket (Karine Almeida) me convidou para ser a mestre de cerimônia da ‘50’s Rocket & Rodder’ (@50srocketnrodder) e organizar o desfile das Pin-Ups. Trocamos várias ideias sobre a proposta da festa e sobre o intuito do desfile, pois eu queria poder proporcionar surpresas para as participantes. Então, entrei em contato com as empresas que são minhas parceiras, pois também trabalho como nano influenciadora digital e como criadora de conteúdo para algumas empresas aqui do Brasil, e várias destas empresas toparam participar presenteando as pin-ups com vale compras, descontos e consumação; ao todo foram 12 empresas e esses presentes foram sorteados entre as participantes após o desfile. No fim foi um momento lindo e cheio de amor.

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Também ficamos sabendo que rolou uma roda de conversa das Pin-ups durante o evento. Como foi isso?

Ivin – Antes do desfile, reunimos as divas para uma roda de conversa que surgiu para dar dicas para as 18 pinups inscritas, pois muitas nunca haviam desfilado ou participado de algo que envolvesse plateia ou até mesmo um concurso. Como a ideia desde o início foi valorizar a cultura retrô que amamos e prestigiar as pin-ups que se arrumaram lindamente para a festa, a roda de conversa também serviu como um espaço para lidarmos com as nossas inseguranças, nos conhecermos um pouquinho mais e até criarmos conexões e estreitarmos laços. Foi lindo demais ver as mulheres contando um pouquinho das suas vivências e experiências, dando dicas e conselhos de como superar esses medos relacionados ao desfile.

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Você acha que sua experiência nos palcos com o burlesco te ajudou a ter esse jogo de cintura em tanto lidar com as suas próprias inseguranças, como também aconselhar essas meninas que se inspiram em você?

Ivin – Uma das coisas que disse a elas na roda de conversa foi sobre o motivo delas estarem ali e sobre como encarar a situação, pois nunca é sobre a plateia, mas sim como nós nos sentimos, então que elas poderiam imaginar que estavam em frente ao espelho em um momento super descontraído, dançando, se amando e quando olhassem para frente imaginassem que estavam de frente com elas mesmas, naqueles momentos que estamos nos amando e trocamos olhares através do espelho, pois elas estavam ali por elas e para elas, então só restava se amar e viver o momento. Ver todas aquelas mulheres empoderadas desfilando e encantando a todos foi uma experiência ímpar. No fim muitas vieram agradecer emocionadas, pois algumas estavam realizadas e até realizando um sonho, o de desfilar com outras pin-ups divas inspiradoras.

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Qual a sua relação com o projeto Pin-Ups de Curitiba e região Metropolitana? Pode nos contar como surgiu o projeto? 

Ivin – Sou a criadora do perfil no instagram Pin-Ups de Curitiba e Região Metropolitana (@pinups_curitiba), que inicialmente era um grupo no whatsapp que criei com o intuito de reunir as divas Pin-ups próximas, pois uma das Pin-Ups, a Alessandra, havia sugerido um grupo a partir de um evento no Armazém Garagem Bar, em que a Genise (Miss Gennie) estava reunindo as Pin-Ups para a festa, então, para nos reunirmos além desta festa, criei o grupo, adicionei várias divas e pedi para que elas indicassem amigas que se identificassem com estilo e ou gostassem da cultura pin-up e retrô. O grupo do whatsapp nasceu com a ideia de nos reunirmos, mas foi muito além, pois lá compartilhamos conhecimento, damos dicas e buscamos nos ajudar em diversos momentos. 

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Vocês promovem eventos ou encontros presenciais? Qual o principal foco do grupo?

Ivin – O foco principal é o que nos reuniu: o amor pelo vintage, retrô e as pin-ups, mas sentimos que o grupo está indo muito além. As divas começaram a se apresentar e mostrar fotografias delas mesmas, foi aí que a Andreia (Sra Lulu Cherry) sugeriu criar um Instagram para compartilharmos com o mundo a história de cada uma, quer dizer, um pouquinho da história, pois todas possuem muito para compartilhar e contribuir com a cultura. Como trabalho com as redes sociais, eu já queria muito fazer algo relacionado há muitos anos, mas não levei adiante. Depois de um tempo, criei o perfil no instagram @pinups_curitiba e saímos do virtual e nos encontramos presencialmente na minha casa, uma casinha graciosa que foi construída nos anos 60, fizemos nossa primeira reunião com comes e bebes que cada uma trouxe e também fizemos um bazar de desapego com troca e venda, foi super divertido e muito rápido também; teríamos que ter feito o dia todo pra conseguimos nos conhecer melhor no presencial (risos). 

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Hoje são quase 40 pin-ups que fazem parte do grupo. Como você enxerga tamanho crescimento deste grupo?

Ivin – Eu sempre quis ter pessoas com gostos em comum para compartilhar o que tanto amo. Durante anos foi muito solitário e eu tinha medo de não ser aceita pelas pin-ups e esse medo me fez não ir em eventos ou me relacionar com pessoas fora do meu círculo de convívio e eu assistia tudo pela internet apenas. Posso dizer que a terapia me ajudou muito, pois foi enfrentando meus medos e traumas que consegui superar e hoje ter quase 40 mulheres com gostos em comum perto de mim. É incrível e ao mesmo tempo desafiador, pois o que era uma ideia simples passou a se tornar algo grandioso e muito maior, são quase 40 mulheres com personalidades, preferências, crenças, ideologias e muitas outras coisas totalmente diferentes e o desafio está em como manter o grupo um lugar seguro, saudável e respeitador para todos.

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Como faz para participar do grupo? Precisa ser Pin-Up?

Ivan – Diante do crescimento do grupo e como muitas outras pessoas da região e de outros estados querendo fazer parte, demos um tempo na adição de novas divas, pois primeiro vamos organizar e criar algumas regras de boa convivência, além de também fazer um formulário para garantir que o ambiente permaneça seguro. Todas são super bem vindas, pois queremos mesmo é além de reunir pin-ups, também incentivar outras mulheres que gostam do estilo, mas ainda não possuem confiança para vestir e viver o que elas amam.  Não precisa ser uma pin-up para fazer parte, mas precisa entender, conhecer e gostar da cultura vintage, retrô e pin up. 

Ivin Burlesque
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – E o que podemos encontrar no perfil do instagram das Pin-Ups de Curitiba?

Ivin – O perfil do Instagram a pedidos também está servindo como um portal de informação tanto para as pinus de Curitiba e Região quanto para as de outros estados que querem vir para Curitiba curtir eventos relacionados à cultura, elas pedem que seja compartilhado tudo o que está rolando, jamais imaginei que seria um canal para atrair ainda mais divas que querem vir para Curitiba se reunir com a gente também, fico muito feliz em ver o rumo das coisas, pois mais e mais mulheres poderão se conhecer, trocar figurinhas e até quem sabe tornar grandes amigas.

Ficha Técnica

Modelo:
Ivin
Fotografia: Juliana Gouveia
Figurino: Antonio Lopes
Locação: Estúdio Cicada

Matérias Relacionadas
Pin-Up Professora Miss Cherry Page
Pin-Up do Mês de janeiro traz ensaio inspirado em sua profissão como professora de história
Tatuadora Mirella Brizzi
Tatuadora paulistana Mirella Brizzi é a Pin-Up do Mês de Junho do Universo Retrô
Pin-up Julie Van Wilpe conta tudo sobre sua experiência na cobertura do Viva Las Vegas 26
Rock House: Miss De-Lovely abre as portas de sua casa para o Pin-Up do Mês

Deixe um comentário