Home > Destaque > Agora o Universo Retrô também é Spotify Creators; ouça as playlists que já estão na plataforma

Agora o Universo Retrô também é Spotify Creators; ouça as playlists que já estão na plataforma

3 de março de 2017, por Daise Alves
Projetos Especiais
Spotify

A partir desse mês, o Universo Retrô passa a integrar a rede de sites e blogs Spotify Creators, um braço do maior serviço de streaming musical do mundo, o Spotify. O projeto reúne canais com grande influência digital para falar sobre música, de forma que possam produzir conteúdo relevante na plataforma com maior propriedade através de canções que tenham a ver com suas identidades.

Há um tempo o Universo Retrô possui um perfil no Spotify, criando playlists relacionadas ao universo vintage e retrô, e agora a criação dessas playlists tornou-se algo oficial. Entre as listas, há canções do passado para ouvir quando está apaixonado, músicas para os amantes do jazz, hits brasileiros antigos, entre outros estilos musicais com ar de nostalgia.

Se você ainda não nos conhece por lá, aproveite para nos seguir (só clicar no botão follow aí do lado direito do site) e ouvir nossas playlists abaixo:

1 – Clássicos do UR: A primeira playlist que subimos no canal possui canções que marcaram os anos 50, com hits de Chuck Berry, Carl Perkins, Buddy Holly, entre outros.

09-classicos-do-ur

2 – Esquenta VLV19: Quem lembra da nossa cobertura na 19º edição Viva Las Vegas feita pela colaboradora Cherry Rat? A playlist de “esquenta” para esse festival conta com músicas de alguns cantores que subiram nos palcos do evento.

Playlist Spotify

3 – Honky Tonk Party: Em julho do ano passado o Universo Retrô fez 1 ano e realizou a festa Honky Tonk, que deu nome à playlist. Como “esquenta” do evento, foi criada uma playlist com 21 músicas de artista que marcaram o country americano.

Playlist Honky Tonk

4 – Era do Jazz: No mês da Consciência Negra, criamos uma playlist de jazz, estilo musical de origem negra, com canções de artistas que marcaram o estilo. Nina Simone, Etta James e Billie Holiday integram a playlist.

02-Era-do-Jazz-Spotify

5 – Noite de Halloween: A playlist mais bombada do nosso perfil foi feita especialmente para o Halloween e conta com músicas com temática horror, geralmente criadas no estilo musical psychobilly, gênero com referências do punk rock, rockabilly e rock and roll. A Playlist conta com músicas de bandas como Nekromantix, que esteve no Brasil no ano passado, e Tiger Army, que tocará por aqui em abril.

Playlist Spotify

6 – Magia de Natal: O natal não poderia ficar de fora do nosso perfil no Spotify. Lembra daquelas músicas com toque vintage que embalam as cenas natalinas nos filmes americanos? É nesse universo que você irá entrar ouvindo a playlist Magia de Natal.

Playlist Spotify

7 – Sky Lovers: Entrando no clima do editorial de moda Pin-up inspirado no estilo das aviadoras, feito em parceria com a fotógrafa Daniela Petrucci, no Aeroclub de São Paulo, a playlist Sky Lovers é composta por canções vintage que têm o céu como mote principal.

Playlist Sky Lovers Spotify

8 – Tempestade Tropical: Essa playlist é também inspirada em um editorial de moda Pin-Up, dessa vez clicado pelo fotógrafo Ricardo Biserra, no Aeroclube de São Paulo, com modelos em vestidos floridos se contrapondo ao céu nublado do dia. Em Tempestade Tropical, é possível encontrar clássicos da música brasileira que exaltam a natureza do Brasil.

Playlist Spotify

9 – Wild Women: Playlist também inspirada no editorial homônimo, Wild Womené composta apenas por cantoras mulheres do Rockabilly. Essa, inclusive, é a playlist com maior número de canções até o momento, contendo 34 músicas nas vozes de Wanda Jackson, Janis Martin, Sandy Lee, entre outras.

Playlist Spotify Wild Women

10 – Bailinho de Carnaval: Quem é que não lembra ou já ouviu falar dos famosos bailes de Carnaval com suas famosas marchinhas? Na playlist Bailinho de Carnaval, você pode ouvir essas músicas que marcaram época e fazem sucesso até hoje como Sassaricando, Cabeleira do ZeZé, Chiquita Bacana, entre outras.

Playlist de Carnaval

12 – Estúpido Cupido: Essa é a nossa playlist dedicada aos corações apaixonados, criada especialmente para o Valentine’s Day. Ela é composta por músicas antigas para dançar agarradinho, como nos antigos bailes dos anos 50.

Playlist Spotify

13 – Psycho Carnival 2017: O tradicional evento do carnaval de Curitiba é dedicado aos apaixonados pelo Psychobilly. Nessa playlist há duas faixas de cada banda que se apresentou na última edição do festival.

12-psychocarnival-capa

Todas as fotografias das capas das playlists são produções do Universo Retrô, com exceção de Noite de Halloween. A proposta é fazer uma conexão visual e sonora entre capa e som de forma que seja possível ter uma imersão maior no gênero.

Hoje o Spotify é a plataforma de streaming de música mais usada no Brasil. Consumido pela maioria jovem, o canal é ouvido em várias momentos no cotidiano das pessoas: fazendo atividades físicas, estudando, dirigindo e até na hora de dormir.

Matérias Relacionadas
Som stereo
Uma seleção de playlists nostálgicas para ouvir no Spotify
Embaixadores Spotify
O Universo Retrô agora faz parte do time de Embaixadores do Spotify
Anos 70
Nuggets com Banana: Nova playlist do Universo Retrô no Spotify resgata o rock nacional ‘esquecido’ dos anos 60 e 70
Juliana lourenço
Spotify e Waze juntinhos; e tem playlist nostálgica do UR para ouvir na estrada

Deixe um comentário

1 × 3 =