Home > Destaque > Conheça os projetos fotográficos que transformam mulheres em belas pin-ups

Conheça os projetos fotográficos que transformam mulheres em belas pin-ups

2 de maio de 2017, por Daise Alves
Moda
Daniela Petrucci

Com o interesse das mulheres pela estética pin-up e o crescimento da procura por ensaios retrô, marcas brasileiras passaram a investir recentemente em projetos fotográficos que transformam mulheres em belas pin-ups, para produzir garotas que têm interesse nesse estilo. A proposta geralmente não é só oferecer um simples ensaio fotográfico, mas ensinar a arte da fotografia pin-up, seu conceito, história e comportamento.

Indo desde um estilo fotográfico mais clássico ao mais moderno, apesar da proposta semelhante, cada projeto tem sua peculiaridade para diferenciar o seu serviço, atendendo a todas necessidades de bolso e estilo. Conheça alguns dos projetos abaixo, com certeza você irá se apaixonar!

1 – Juliana Robin Photography: Uma das precursoras desse estilo fotógrafo no Brasil, Juliana Robin é conhecida por seu trabalho fiel às ilustrações clássicas, principalmente inspirada nas obras de Gil Elvgren. Tendo fotografado algumas das primeiras mulheres a aderir o estilo no país como Miss Ana, Miss Cherry on Fire e Miss Genie, Juliana também fotografou dois Calendários de Pin-Ups, o primeiro em 2009 com o respectivo trio, e o segundo para o Calendário 2016, em um trabalho especial realizado para a Grilo Gringo com Pin-ups de Curitiba.

Local: Curitiba, Paraná
Facebook: https://www.facebook.com/julianarobinfotografia

Juliana Robin

(Fotografia: Juliana Robin)

2 – Be a Bombshell: Criado pela estilista Marilia Skraba, proprietária da Sundae Inc, o Be a Bombshell – que inclusive foi parceiro na realização do Calendário 2016 do Universo Retrô – realiza ensaios fotográficos produzindo garotas utilizando os próprios figurinos da marca. O projeto ainda criou uma outra vertente, a “Escola de Pin-Ups”, um curso com turmas reduzidas, que busca dar consultoria e ensinar a parte teórica dessa arte, falando sobre a história das pin-ups e como ser tornar uma. A aula ainda conta com uma produção fotográfica com direto a cabelo e maquiagem com um set para um ensaio, coffee break e brindes para as participantes.

Local: Santo André, SP
Facebook: https://www.facebook.com/beabombshell.br/

Produções Be a Bombshell (Foto: Divulgação)

Produções Be a Bombshell (Foto: Divulgação)

3 – Samara Rapacki Photos – Seguindo uma linha mais clássica na fotografia pin-up, Samara Rapacki é também uma das responsáveis por fotografar os editoriais do Big River Festival, evento que acontece anualmente no Rio Grande do Sul. Seu trabalho é extremamente cuidadoso e delicado, atenta sempre aos pequenos detalhes, Samara, além de fotografar, produz as próprias modelos, contribuindo na execução de cabelo e maquiagem.

Local: Campo Bom, Rio Grande do Sul
Facebook: https://www.facebook.com/srapacki

Samara Rapacki

(Fotografia: Samara Rapacki)

4 – Experiência Pin-Up: Produtora, fotógrafa, dançarina e amante da cultura vintage e retrô, o Experiência Pin-Up é idealizado por Pri Campos, que decidiu criar um projeto que elevasse a autoestima da mulher por meio da arte pin-up. Sua proposta é promover uma experiência que também envolva música, dança, moda e costumes da época.

Local: Barueri, SP
Facebook: https://www.facebook.com/pg/experienciapinup

Experiência Pin-Up

(Projeto: Experiência Pin-Up)

5 – Formosa Fotografia: O estúdio fotográfico é idealizado por Tatiana Bill, juntamente com Przemyslaw Bil. A equipe ainda conta com Kelly Dias, que contribui com a beleza das Formosas, como são chamadas suas clientes. Antes de cada sessão, os profissionais buscam entender a expectativa de seus clientes, para que juntos possam realizar o melhor trabalho. Além dos detalhes fotográficos, as garotas são auxiliadas na composição das poses para serem mais fiéis ao estilo.

Local: Rio de Janeiro
Página: https://www.facebook.com/formosafotografia/

Formosa Fotografia

(Produção: Formosa Fotografia)

6 – The Pin-Up Project:  O mais recente projeto foi idealizado pela designer Karla Stevanato, também conhecida como Gia RedHot, e pela advogada Renata Candido, a Chubby Pin-Up, Miss à Moda Antiga 2016 e Pin-Up de Janeiro do Universo Retrô. Ambas decidiram unir a paixão pela arte da fotografia pin-up para criar um projeto completo que envolve fotos, produção, cabelo, maquiagem e consultoria de estilo, além de auxilio em concursos pin-up com acompanhamento no dia do evento.

Local: São Paulo, SP
Facebook: https://www.facebook.com/thepinupprojectbr/

The Pin-Up Project

The Pin-Up Project (Foto: Renata Candido)

7 – Projeto Pin-Up: Este projeto é uma parceria entre Lívia Moore, também empreendedora na Pin Up Esmalteria e Nail Bar, e a maquiadora e fotógrafa Mah Bravo. Surgindo de forma descompromissada, a ideia se expandiu e agora o Projeto Pin-Up também se dedica a participar de eventos, produções individuais e também para lojas.

Local: Rio de Janeiro, RJ
Fabebook: https://www.facebook.com/projetopinup1/

Projeto Pin-Up

(Produção: Projeto Pin-Up)

8 – Somos Todas Pin-Ups: Idealizado por William Oliveira, a ideia surgiu com a proposta de criar um calendário de pin-ups, cada uma representando uma profissão diferente. Apaixonado por fotografia vintage, William acredita na diversidade e busca realçar a beleza de todos os biotipos de mulheres.

Local: Rio de Janeiro, RJ
Facebookhttps://www.facebook.com/somostodaspinups/

Somos Todos Pin-Ups

Somos Todos Pin-Ups (Foto: Willian Oliveira)

9 – Vintage by Daniela Petrucci: Comissária de voo desde 2000 e fotógrafa há 5 anos, Daniela é apaixonada pelo universo vintage e retrô. A brasileira resolveu, então, unir os dois ofícios e criar uma série fotográfica no estilo Pin-Up, inspirada no glamour das décadas de 40 e 50 e nas pinturas de artistas da época. Seu trabalho envolve um ensaio completo com cabelo, maquiagem e figurino. Ela, inclusive, foi responsável pelo editorial Sky Lovers, do Universo Retrô.

Local: São Paulo, SP
Facebook: https://www.facebook.com/petruccidani/

Daniela Petrucci

(Projeto: Vintage by Daniela Petrucci)

10 – Vintage Hairstyles by Helô Rodriguez e Julie Van Wilpe: Esse não se trata exatamente de um projeto fotográfico, mas tem o mesmo objetivo: transformar mulheres em lindas Pin-Ups. Idealizado por Helô Rodriguez, conhecida por seus penteados vintage, e por Julie Van Wilpe, designer, modelo e segundo lugar do Miss Pin-up Viva Las Vegas 2014, ambas são conhecidas no universo das pin-ups brasileiras por capricharem no visual retrô, principalmente no que diz respeito aos penteados de época. Resolveram, então, unir sua paixão por laquês para ajudar aquelas que querem caprichar no visual. O projeto consiste tanto em realização de workshops, quanto em produção para festas, casamento, eventos e ensaios.

Local: São Paulo
Página: https://www.facebook.com/VintageHairstylesHeloRodriguezJulieVanWilpe/

Vintage Hairstyles

(Produção: Equipe Vintage Hairstyles)

11 – Editoriais do Universo Retrô: O Universo Retrô não é feito apenas de notícias sobre cultura e entretenimento envolvendo o passado. O maior portal de conteúdo vintage e retrô do Brasil também aposta em projetos especiais nas mais variadas áreas, incluindo, ensaios fotográficos e produções de moda Pin-Up. Além da produção executiva e idealização do Calendário de Pin-Ups Brasileiras, realizado em parceria com o Be a Bombshell com 12 ensaios fotográficos femininos, o site já produziu editoriais próprios e para marcas com as mais variadas temáticas, entre eles: “Seja retrô, não retrógrado”, “Tempestade Tropical”, “Sky Lovers” e “Wild Women”, sempre convidando modelos retrô e garotas da cena. Sem contar que, recentemente, publicou seu primeiro editorial masculino, “The King of Battle”.

Editoriais Universo Retrô

Editoriais Universo Retrô

Conhece mais algum projeto que não entrou para a lista? Compartilhe conosco nos comentários!

Matérias Relacionadas
Workshop de fotografia retrô acontece este final de semana em Belo Horizonte
Candice Vintage
De pin-ups a carros antigos: Conheça o trabalho da fotógrafa Candice Giazzon
Fotógrafa paulista abre vagas para ensaios Pin-up no maior complexo de carros antigos da América Latina
Pin-Up Aurora D'Vine
Universo Retrô lança vídeo sobre fotografia Pin-Up para calendário retrô; assista

2 Responses

  1. Aline

    Adorei a matéria e adorei mais ainda ver a mim e meu dog (Shoyu) na capa da matéria. A Dani Petrucci arrasa no trabalho. Parabéns pela matéria!

Deixe um comentário

8 + quinze =