Home > Destaque > Retrospectiva: 2 anos de Universo Retrô; confira tudo o que rolou neste segundo ano de site

Retrospectiva: 2 anos de Universo Retrô; confira tudo o que rolou neste segundo ano de site

1 de julho de 2017, por Jane Galaxie
Lifestyle
The Great Gastby

Parece que foi ontem que nasceu o Universo Retrô! Há 1 ano estávamos fazendo a retrospectiva daquele que seria o primeiro aniversário do site, que contou com festas, projetos gráficos, fotográficos e de audiovisual e a participação em programas de TV.

O segundo ano do portal não foi diferente. Mais feitos e mais conquistas estão fazendo parte da trajetória do projeto, que tem ganhado reconhecimento tanto na cultura vintage e retrô, quanto fora dela. Na retrospectiva desse ano, separamos os maiores acontecimentos desse período. Confira:

1 – Festa Honky Tonk | Julho 2016

Honky Tonk Party

Público na Honky Tonk Party (Foto: Tainá Lossëhelin)

A virada do ano para o Universo Retrô foi na Honky Tonk Party, festa que comemorava 1 ano de site. Com a temática Western, a festa contou com DJ Wagnão, que apostou numa super seleção de discos de vinil, com um set de country e rock ‘n roll dos anos 1950.

Durante a festa também se apresentaram as bandas Rooster of The Rising Sun (São Paulo), Ton White Rock ‘N Roll Acústico (São Paulo) e The Hicks (Minas Gerais), seguindo a mesma linha – hillbilly e rockabilly. Além das atrações musicais, o evento contou com apresentação de burlesco western da show girl Aurora D’Vine e concurso para eleger a Miss Pin-Up Honky Tonk Party, com o melhor figurino. A festa foi sucesso de público, com convidados vindo inclusive de outros estados, como Curitiba, Minas Gerais e Rio Grande do Sul!

2 – Produtos Festa | Julho 2016

Pin-Up

Coleção em parceria com Aline Lacroc (Foto: Reprodução)

Aproveitando a temática da festa, o Universo Retrô em parceria com a ilustradora Aline Lacroc, também blogueira do Retrô Rock e colunista do UR, lançou a coleção Pin-Up Cowgirl by Lacroc que contava com canecas, almofadas e posteres exclusivos, com estampas de uma Pin-Up western/country desenhada por ela. Os produtos foram vendidos durante a Honky Tonk Party.

3 – Cobertura Tíbio e Perónio | Julho 2016

Tíbio e Perônio

Foto: Vivian Fernández

Em uma ação especial promovida pela GE, o Universo Retrô foi convidado para compor a bancada de entrevistadores de uma edição especial do programa Roda Viva, da TV Cultura. Os entrevistados eram, nada mais, nada menos, que os memoráveis personagens Tíbio e Perônio, do lendário Castelo Ra-Tim-Bum, grande sucesso dos anos 1990. A ação divulgava o retorno dos personagens a uma nova websérie para os Jogos Olímpicos.

4 – Coletânea | Novembro 2016

Capa por Henrique San

Capa por Henrique San (Foto: Reprodução)

Em novembro de 2016, o Universo Retrô lançou a coletânea virtual exclusiva, Rockabilly Made In Brazil. Com as 32 principais bandas nacionais de rockabilly e rock ‘n roll da atualidade, o álbum foi disponibilizado gratuitamente para download através de uma landing page, confira aqui.

Convidamos o renomado ilustrador gaúcho, Henrique San, para produzir a arte de capa do álbum e a identidade gráfica do site como um todo. Ele é conhecido no mundo retrô por suas icônicas capas de discos e cartazes de festivais do gênero, no Brasil e no mundo.

5 – Tiki Nik | Novembro 2016

Tikinik

Foto: Mirella Fonzar / Universo Retrô

Em novembro de 2016, o Universo Retrô reuniu amigos e colaboradores na primeira edição do Tikinik, um piquenique colaborativo, com temática Tiki Retrô. Saudando o último mês da primavera, em meio a muito verde, comidinhas gostosas e música ao vivo, o evento aconteceu no parque do Ibirapuera, em São Paulo, e contou com o pocket show UkulelElvis, com Ton White tocando sucessos de Elvis Presley no Ukulele.

6 – Fotos Tempestade Tropical | Dezembro 2016

Renata Candido

(Foto: Ricardo Biserra)

No final do ano, foi realizado um ensaio fotográfico durante a ASA Brasil, primeira convenção para agenda de show aéreo brasileiro, no Aeroclube de São Paulo. Com o tema Tempestade Tropical (fazendo referência ao céu cinza e ao floral do figurino), sete Pin-ups, que compartilham a paixão por voar, foram convidadas pelo Universo Retrô para posar ao lado de uma Diamond Eclipse dos anos 1990.

Pelas lentes do fotógrafo Ricardo Biserra, o ensaio homenageia a Nose Art – arte de personalizar aviões com ilustrações de belas mulheres, que se popularizou com os pilotos americanos durante a Segunda Guerra – e traz garotas com figurinos florais, quase que estampando o branco da aeronave. O ensaio contou com a participação de Miss De-Lovely, Sweet CarolineMeire ComodoroMiss Daisy, Lady CatChubby Pin-Up.

7 – Fotos Sky Lovers | Dezembro 2016

Miss Belle

Miss Belle (Foto: Daniela Petrucci)

Outro ensaio, também realizado na ASA Brasil a convite da Esquadrilha da Fumaça, foi o Sky Lovers, clicado por Daniela Petrucci, comissária de bordo e fotógrafa, especialista em fotos vintage. Em homenagem aos pilotos de acrobacia aérea, que arriscam suas vidas pela paixão em realizar manobras no céu, o ensaio traz sete modelos retrô para encarnar diferentes aviadoras (comissárias, pilotas e militares), ao lado de uma Decathlon 8KCAB dos anos 1970. Com participação de Madame Rose ‘N Roll, Miss Daisy, Lady Cat, Miss De-Lovely, Chubby Pin-Up, Miss Belle e Bruna Gilda, as fotos estão sendo divulgadas no decorrer de 2017.

8 – Fotos Wild Women | Janeiro 2017

Wild Women

Editorial Wild Women (Foto: Pablo Zanella)

E iniciamos o ano, realizando um trabalho em parceria com a marca de cosméticos masculinos, Sailor Jack, que convidou as Pin-Ups do Universo Retrô para posar ao lado dos seus produtos, reforçando sua veia old school e se aproximando ainda mais de nosso público.

Miss Daisy (Daise Alves), Miss De-Lovely (Mirella Fonzar), Red Maddox (Dayane Nunciatelli) e Miss Belle (Isabela Mantovani) foram clicadas pelo fotógrafo Pablo Zanella, na Barbearia do Vavá, em Jundiaí – SP. Além de fotos da campanha, o ensaio resultou em um manifesto feminino, com o título “Wild Women”, publicado no Universo Retrô.

9 – Em Cartaz | Março 2017

Universo Retrô na TV

Universo Retrô no programa Em Cartaz (Foto: Reprodução)

E passando a festividade de Carnaval, o Universo Retrô teve sua primeira aparição na TV no ano de 2017, no programa Em Cartaz da TV Aberta, comandado por Atílio Bari. O Universo Retrô esteve ao lado do músico Dan Rocker para falar sobre o conceito do site, a música rockabilly, originária dos anos 50, e sobre a coletânea Rockabilly Made in Brazil, lançada no ano de 2016 e composta por bandas nacionais inspiradas nesse estilo.

10 – Spotify Creators | Março 2017

Spotify

(Foto: Reprodução)

Um grande marco para o Universo Retrô foi a parceria com o Spotify, maior plataforma de streaming de música do mundo. O projeto, Spotify Creators, reúne canais com grande influência digital para falar sobre música, de forma que possam produzir conteúdo relevante na plataforma com maior propriedade através de canções que tenham a ver com suas identidades. Participar do Spotify Creators, abriu as portas para ter um envolvimento maior com o universo da música e dar mais espaço para o cena da musical independente.

11 – Participação no programa Mais Você de Ana Maria Braga | Abril 2017

Pin-Ups no Programa Mais Você

Pin-Ups do Universo Retrô no programa Mais Você (Foto: Reprodução)

Mais uma vez na TV, dessa vez na Rede Globo participando de um quadro do programa Mais Você apresentado por Ana Maria Braga e Louro José. O programa exibiu uma série de matérias especiais sobre a cultura vintage e retrô.  Em um dos quadros, a apresentadora Ana Maria Braga apresentou um pouco do mundo das Pin-Ups e do estilo retrô. A reportagem, que foi gravada na residência de Marília Skraba – também ateliê da Sundae Inc, contou com participação, além da estilista, das editoras do Universo Retrô, Mirella Fonzar e Daise Alves, e de Isabela Mantovani.

12 – Debate sobre a União Feminina na Cena Vintage no Pinups On Attack – Abril 2017

Participantes do Pin-Ups On Attack (Foto: AdriManz)

Em abril, aconteceu o primeiro Pin Ups On Attack, no Fran’s Beer Shop, em São Paulo. Iniciativa da Pin-Up Eliana Kirchner (Bastard Barbers), em parceria com o Universo Retrô, o evento foi um encontro de Pin-Ups afim de trocar experiências, dicas de penteados, maquiagem e truques de moda.

Entre a programação variada, que contou com foodtrucks, flash tattoo, bandas, barbearia e bazar, o UR promoveu um debate aberto sobre a união feminina na cena vintage, com mediação da psicóloga Cristiane Yumi Suzuki, especialista em vintage e assuntos comportamentais.

13 – Fotos King of Battle | Abril 2017

Camisa Battle Patrol

Editorial King of Battle produzido pelo Universo Retrô (Foto: Tainá Lossëhellin)

Em abril de 2017, o Universo Retrô fotografou seu primeiro ensaio masculino, para a Battle Patrol. Recém chegada ao mercado, a marca brasileira confecciona roupas e acessórios inspirados nos clássicos uniformes militares, nas jaquetas de aviação e nas roupas masculinas dos anos de 1930, 1940 e 1950.

Clicado por Tainá Lossëhelin, o editorial The King of Battle contou com o modelo Rodrigo Pedri Felmann que reforçou a proposta vintage da marca. As fotos apresentam jaquetas, camisas, camisetas, calças e botas, que são reproduções fiéis de época, porém com a tecnologia do futuro, resultando em peças funcionais e resistentes.

14 – Comunidade Pinterest | Maio 2017

Universo Retrô no Pinterest

Universo Retrô no Pinterest (Foto: Reprodução)

E mais uma grande conquista para o Universo Retrô foi integrar a comunidade de influenciadores do Pinterest, rede conhecida por ser um catálogo de ideias onde milhões de pessoas, de vários lugares do mundo, acessam todos os dias em busca de algo como fonte de inspiração. Feito exclusivamente para convidados, o canal funciona como um ponte de comunicação entre os influenciadores e a marca para compartilharem dicas, novidades, tendências e oportunidades.

15 – Companhia das Letras | Maio 2017

o que é fascismo

Livro recebido pela Companhia das Letras (Foto: Daise Alves/Universo Retrô)

Companhia das Letras, fundada em 1986, também é parceira do Universo Retrô. Líder de mercado, a editora fez parceria com uma rede de sites e blogs para que fosse possível acompanhar os lançamentos das principais publicações. O grupo tem uma média de lançamento de 30 novos títulos por mês, nos mais diversos gêneros, indo desde literatura à ciências humanas.

Universo Retrô – que sempre apoia lançamentos de livros, principalmente as publicações independentes como: Rockabilly Brasil, sobre a cena rocker brasileira de Eduardo Molinar; Nós Somos os Mods, que fala sobre a subcultura mod paulitana de André Carmona e Cravo na Carne, direcionado para a história das faquiresas do Brasil de Alberto de Oliveira e Alberto  Camarero – receberá livros da editora e irá fazer resenhas para que vocês possam conhecer melhor as obras. O primeiro já foi recebido e vocês podem conferir aqui.

16 – Discotecagem Sputnik | Junho 2017

Sputnik Party

Universo Retrô ajudando a eleger a Miss Sputnik (Foto: Diorandi Nagão)

Com apoio do Universo Retrô, aconteceu uma das edições da Sputnik Party, festa de rockabilly, que rola uma vez por mês em São Paulo. As editoras do site, além de discotecarem na festa, contribuíram para eleger a Miss Sputnik, no primeiro concurso de Pin-Ups do evento. A ganhadora recebeu um ensaio fotográfico de Lívia Lamana, que será produzido pelo Universo Retrô e a marca All Right Mama e também divulgado no portal.

17 – Concurso The Sailor | Junho 2017

Juradas The Sailor

Juradas The Sailor

No dia 10 de junho aconteceu a 4º edição do Concurso Miss Pinup do The Sailor Pub. Ao todo, 20 candidatas compareceram ao evento, sendo que as 12 primeiras foram selecionadas para integrar o próximo calendário do The Sailor Pub 2017. O Universo Retrô, com a editora Daise Alves, integrou o corpo de juri especializado, que ajudou a coroar a nova Miss, Sarah Amethyst.

18 – Embaixador Spotify | Junho 2017

Embaixadores Spotify

Embaixadores Spotify (Foto: Reprodução)

E para fechar as conquistas desse segundo ano de portal, o Universo Retrô sobe mais um degrau e passa de Creator para Embaixador do Spotify, em um projeto que pretende estreitar o relacionamento entre plataforma e influenciadores, dando mais oportunidades para que possamos contribuir ainda mais com o universo musical.

EXTRAS

E não para por aí! Além dessas grandes conquistas, o Universo Retrô participou de pré-estreias do cinema, como os filmes O Círculo e Os Filhos de Bach; assistiu lançamentos de espetáculos como A Era do Rock, Rock Horror Show; 60! Década de Arromba; participou de coletivas de imprensa em exposições como Ícones de Hollywood e Nirvana: Taking Punk to the Masses; fez cobertura de festivais como o Samsung Blues Festival – apenas para citar algumas pré-estreias, coletivas de imprensa e cobertura de eventos em que o site esteve presente.

O site ainda trouxe matérias exclusivas sobre os mais variados assuntos e entrevistas com artistas renomados como Marcelo Nova e Romir Andrade, um dos pioneiros do rock no Brasil. E entrevistas internacionais como Tom Ingram, organizador do Viva Las Vegas Rockabilly Weekend, maior festival de rockabilly do mundo. Além de Micheline Pitt, Vintage Vandalizm e Miss Rockwell, pin-ups de destaque no meio internacional.

Mirella Fonzar e Daise Alves

Mirella Fonzar e Daise Alves, editoras do Universo Retrô (Foto: Ka Uziel)

Queremos fazer um agradecimento especial à todos os mais de 80 colaboradores, que contribuem com o site de alguma maneira, principalmente enviando matérias diferenciadas e exclusivas, mantendo a qualidade editorial do portal e ajudando este espaço a permanecer atualizado diariamente.

Agradecimento também aos parceiros, que acreditam no nosso trabalho e de alguma maneira abraçam as causas dos projetos desenvolvidos pelo site. E também às marcas, que anunciam conosco e ajudam financeiramente o portal permanecer no online.

Muitas coisas aconteceram nesse último ano, ganhando até destaque na mídia. Muitas outras coisas estão para acontecer e não vemos a hora de compartilhar tudo isso com vocês. E aguardem, que já estamos programando a festa 2 dois anos do site e em breve traremos mais novidades.

Matérias Relacionadas
Festa “Rockterapia” comemora 2 anos de Universo Retrô e homenageia os precursores do rockabilly no Brasil

Deixe um comentário

15 + 1 =